Câmbio de dupla embreagem: o melhor do mundo

Apesar de a caixa de marchas utilizada por uma marca ter dado muitos problemas, diversas outras são muito eficientes

Câmbio carro automático montagem com duas cenas de cambio, uma com mao e outra sem. Câmbio de dupla embreagem
Marcas como Volkswagen, Hyundai, Renault, BMW e até a Ferrari utilizam esse câmbio (Foto Montagem: Gabriel Fernandes | FreePik )
Por Boris Feldman
Publicado em 05/05/2025 às 18h00

Eu já estou no meu terceiro carro com câmbio automático do tipo dupla embreagem e já rodei mais de 200 mil quilômetros com eles sem nenhum problema. Mas esse conjunto tem uma imagem bastante ruim, já que a Ford derrubou a sua imagem no mundo inteiro com aquele Powershift.

VEJA TAMBÉM:

Esse câmbio de dupla embreagem em específico dava tanto problema que passou a ser chamado de “Power Shit”. Enquanto isso, a caixa do tipo DCT – Double Clutch Transmission – é considerada a melhor automática do mundo.

Esse conjunto é utilizado não só pela Volkswagen, mas também por várias outras como Hyundai, Renault, BMW e alguns chineses. Acredite, até a Ferrari usa o câmbio de dupla embreagem.

Ele é muito superior aos câmbios automáticos convencionais, pois a passagem de marchas é muito mais suave e rápida. Além disso, o câmbio de dupla embreagem ou DCT não tem o conversor de torque e por isso não aumenta o consumo de combustível do automóvel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Max 6 de maio de 2025

Usei um Imotion por 150 mil km e nunca me deu nenhum problema. Nunca demandou manutenção extra. Um fox com motor MSI andava bem e era super econômico. Não dava tranco, trocas suaves e borboletas no volante. Entendo que algumas unidades foram problemáticas. Isso desvalorizou bastante o carro, mas eu mesmo fui muito feliz durante os 6 anos que usei o carro.

Avatar
Tiago 6 de maio de 2025

Tenho uma Ecosport 2015 2.0 powershift, perto dos 50 mil km, começou a patinar na troca da segunda pra terceira marcha, liguei na css e agendei uma reprogramação do câmbio, foi feito e resolveu por 1 mês, daí agendei de novo e disse que queria uma solução definitiva. Daí trocaram os dois discos de embreagem por discos da magnete Marelli e que não daria mais problema. Estou com ela até hoje, 10 anos de uso e nunca mais tive problema com o câmbio, ela está com 130 mil km. Só troquei a pastilha com 53 mil km e só, não faz nenhum barulho na suspensão, direção nunca desalinhou, nunca comeu pneu. Carro muito bom, muito bonito e anda super bem. Estou super satisfeito com o carro e pretendo ficar com ele pra sempre. Somando seguro e IPVA eu pago 3.500,00 por ano, quando chegar um híbrido top com preço bom de verdade, daí eu compro e deixo esse de reserva, até lá, é só cuidar… Ah troquei as velas com 105 mil km, o resto é tudo original, claro que troquei pneus e bateria, mas isso não conta. Só deixei o comentário, porque o câmbio não é um bicho papão, mesma coisa o dualigic da Fiat, tenho um Fiat 500 dualigic, não é a melhor experiência do mundo, mas nunca deu problema e até agora só troquei vela e pastilha, primeiro as dianteiras com 50 mil km e depois as traseiras com 76 mil km o carrinho é um mimo, delícia de dirigir e todo mundo que vê gosta, somos abordados nos postos de gasolina com frequência, as pessoas perguntam se é bom, qual o ano e se é caro. É o top de linha branco pérola com bancos em couro preto com vermelho e volante e painel preto, na minha opinião a combinação mais bonita e sempre se despedem dizendo parabéns RS… Esse também não pretendo trocar….

Avatar
Fernando 6 de maio de 2025

Tenho um fiesta powershift com mais de 100mil km e nunca deu problema

Avatar
Diogo 6 de maio de 2025

Eu tive um Focus com Powershift, a Ford trocou a Embreagem dele logo novo, antes de dar qualquer problema, passei 4 anos com o carro, já tive vários outros depois e o melhor câmbio que five até hoje foi o Powershift.

Avatar
Deixe um comentário