Apesar de a caixa de marchas utilizada por uma marca ter dado muitos problemas, diversas outras são muito eficientes
Eu já estou no meu terceiro carro com câmbio automático do tipo dupla embreagem e já rodei mais de 200 mil quilômetros com eles sem nenhum problema. Mas esse conjunto tem uma imagem bastante ruim, já que a Ford derrubou a sua imagem no mundo inteiro com aquele Powershift.
VEJA TAMBÉM:
Esse câmbio de dupla embreagem em específico dava tanto problema que passou a ser chamado de “Power Shit”. Enquanto isso, a caixa do tipo DCT – Double Clutch Transmission – é considerada a melhor automática do mundo.
Esse conjunto é utilizado não só pela Volkswagen, mas também por várias outras como Hyundai, Renault, BMW e alguns chineses. Acredite, até a Ferrari usa o câmbio de dupla embreagem.
Ele é muito superior aos câmbios automáticos convencionais, pois a passagem de marchas é muito mais suave e rápida. Além disso, o câmbio de dupla embreagem ou DCT não tem o conversor de torque e por isso não aumenta o consumo de combustível do automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Usei um Imotion por 150 mil km e nunca me deu nenhum problema. Nunca demandou manutenção extra. Um fox com motor MSI andava bem e era super econômico. Não dava tranco, trocas suaves e borboletas no volante. Entendo que algumas unidades foram problemáticas. Isso desvalorizou bastante o carro, mas eu mesmo fui muito feliz durante os 6 anos que usei o carro.
Tenho uma Ecosport 2015 2.0 powershift, perto dos 50 mil km, começou a patinar na troca da segunda pra terceira marcha, liguei na css e agendei uma reprogramação do câmbio, foi feito e resolveu por 1 mês, daí agendei de novo e disse que queria uma solução definitiva. Daí trocaram os dois discos de embreagem por discos da magnete Marelli e que não daria mais problema. Estou com ela até hoje, 10 anos de uso e nunca mais tive problema com o câmbio, ela está com 130 mil km. Só troquei a pastilha com 53 mil km e só, não faz nenhum barulho na suspensão, direção nunca desalinhou, nunca comeu pneu. Carro muito bom, muito bonito e anda super bem. Estou super satisfeito com o carro e pretendo ficar com ele pra sempre. Somando seguro e IPVA eu pago 3.500,00 por ano, quando chegar um híbrido top com preço bom de verdade, daí eu compro e deixo esse de reserva, até lá, é só cuidar… Ah troquei as velas com 105 mil km, o resto é tudo original, claro que troquei pneus e bateria, mas isso não conta. Só deixei o comentário, porque o câmbio não é um bicho papão, mesma coisa o dualigic da Fiat, tenho um Fiat 500 dualigic, não é a melhor experiência do mundo, mas nunca deu problema e até agora só troquei vela e pastilha, primeiro as dianteiras com 50 mil km e depois as traseiras com 76 mil km o carrinho é um mimo, delícia de dirigir e todo mundo que vê gosta, somos abordados nos postos de gasolina com frequência, as pessoas perguntam se é bom, qual o ano e se é caro. É o top de linha branco pérola com bancos em couro preto com vermelho e volante e painel preto, na minha opinião a combinação mais bonita e sempre se despedem dizendo parabéns RS… Esse também não pretendo trocar….
Tenho um fiesta powershift com mais de 100mil km e nunca deu problema
Eu tive um Focus com Powershift, a Ford trocou a Embreagem dele logo novo, antes de dar qualquer problema, passei 4 anos com o carro, já tive vários outros depois e o melhor câmbio que five até hoje foi o Powershift.