Câmbio de dupla embreagem: o melhor do mundo

Apesar de a caixa de marchas utilizada por uma marca ter dado muitos problemas, diversas outras são muito eficientes

Câmbio carro automático montagem com duas cenas de cambio, uma com mao e outra sem. Câmbio de dupla embreagem
Marcas como Volkswagen, Hyundai, Renault, BMW e até a Ferrari utilizam esse câmbio (Foto Montagem: Gabriel Fernandes | FreePik )
Por Boris Feldman
Publicado em 05/05/2025 às 18h00

Eu já estou no meu terceiro carro com câmbio automático do tipo dupla embreagem e já rodei mais de 200 mil quilômetros com eles sem nenhum problema. Mas esse conjunto tem uma imagem bastante ruim, já que a Ford derrubou a sua imagem no mundo inteiro com aquele Powershift.

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Esse câmbio de dupla embreagem em específico dava tanto problema que passou a ser chamado de “Power Shit”. Enquanto isso, a caixa do tipo DCT – Double Clutch Transmission – é considerada a melhor automática do mundo.

Esse conjunto é utilizado não só pela Volkswagen, mas também por várias outras como Hyundai, Renault, BMW e alguns chineses. Acredite, até a Ferrari usa o câmbio de dupla embreagem.

Ele é muito superior aos câmbios automáticos convencionais, pois a passagem de marchas é muito mais suave e rápida. Além disso, o câmbio de dupla embreagem ou DCT não tem o conversor de torque e por isso não aumenta o consumo de combustível do automóvel.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
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Waldir de Oliveira LOPES 7 de maio de 2025

O problema foi resolvido com o módulo nunca mais deu problema, a Ford continua com mesmo câmbio na Europa, no focus, puma,

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Edison Pedro 7 de maio de 2025

Como casamento, é sorte! Se vc casa com uma mulher decente, respeitosa, e vc tb a respeita, vai até morrer. Carro a mesma coisa, respeite , faça manutenção em dia, e não o negligencie. Terá por vários anos sem problemas!

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Fabio 7 de maio de 2025

Que lixo de “reportagem”… Meia dúzia de frases, sem conclusão, aaaaaafe q horror.

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Polvo 7 de maio de 2025

O segredo do Powershift é só checar as embreagens. Se os discos estiverem gastos é só trocar e ser feliz.

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Tulio 7 de maio de 2025

Este canal está dando vergonha por tantas bobagens que escreve. O engenheiro responsável por esses textos deveria ser atualizado urgente. Ou então estão pagando muito bem para vocês escreverem isso.

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Ronaldo 6 de maio de 2025

Até tu Boris, avalizando porcaria, sem informar aqueles que te respeitam que o DCT é a excessão que apenas confirma a regra e assim abrindo mão de sua confiabilidade em uma Internet já lotada de mistificadores, muitos a soldo de todo tipo de montadoras meia boca. Sempre consultei suas avaliações antes de entrar em concessionarias e deixar anos de trabalho duro em troca de carro e agora me vejo frente a uma avaliação do tipo bozolinica, ou seja sem qualquer respaldo na verdade ou tecnologia, vindo de onde sempre esperei o melhor!

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Max 6 de maio de 2025

Usei um Imotion por 150 mil km e nunca me deu nenhum problema. Nunca demandou manutenção extra. Um fox com motor MSI andava bem e era super econômico. Não dava tranco, trocas suaves e borboletas no volante. Entendo que algumas unidades foram problemáticas. Isso desvalorizou bastante o carro, mas eu mesmo fui muito feliz durante os 6 anos que usei o carro.

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Tiago 6 de maio de 2025

Tenho uma Ecosport 2015 2.0 powershift, perto dos 50 mil km, começou a patinar na troca da segunda pra terceira marcha, liguei na css e agendei uma reprogramação do câmbio, foi feito e resolveu por 1 mês, daí agendei de novo e disse que queria uma solução definitiva. Daí trocaram os dois discos de embreagem por discos da magnete Marelli e que não daria mais problema. Estou com ela até hoje, 10 anos de uso e nunca mais tive problema com o câmbio, ela está com 130 mil km. Só troquei a pastilha com 53 mil km e só, não faz nenhum barulho na suspensão, direção nunca desalinhou, nunca comeu pneu. Carro muito bom, muito bonito e anda super bem. Estou super satisfeito com o carro e pretendo ficar com ele pra sempre. Somando seguro e IPVA eu pago 3.500,00 por ano, quando chegar um híbrido top com preço bom de verdade, daí eu compro e deixo esse de reserva, até lá, é só cuidar… Ah troquei as velas com 105 mil km, o resto é tudo original, claro que troquei pneus e bateria, mas isso não conta. Só deixei o comentário, porque o câmbio não é um bicho papão, mesma coisa o dualigic da Fiat, tenho um Fiat 500 dualigic, não é a melhor experiência do mundo, mas nunca deu problema e até agora só troquei vela e pastilha, primeiro as dianteiras com 50 mil km e depois as traseiras com 76 mil km o carrinho é um mimo, delícia de dirigir e todo mundo que vê gosta, somos abordados nos postos de gasolina com frequência, as pessoas perguntam se é bom, qual o ano e se é caro. É o top de linha branco pérola com bancos em couro preto com vermelho e volante e painel preto, na minha opinião a combinação mais bonita e sempre se despedem dizendo parabéns RS… Esse também não pretendo trocar….

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Jorge Nicolau 7 de maio de 2025

Caro Tiago, também tive um EcoSport Powershift e não tive nenhum problema nos 2, 5 anos de uso e pouco mais de 60 mil kms. Li recentemente um relato de um representante comercial nos EUA que rodou 1,5 milhão de kms com seu Fiesta Powershift onde ele substituiu apenas 2 conjuntos de embreagens.

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Tiago 7 de maio de 2025

Que legal, bom saber dessas coisas. Pra mim o único problema do powershift era trepidar quando passava da segunda pra terceira marcha. Que foi resolvido trocando o fabricante da embreagem. E a maioria das pessoas falam que o câmbio é um demônio, como se fosse um saco de problemas, o que não é verdade, troca de marchas maravilhosamente bem até hoje. Infelizmente ficamos nas mãos de pessoas corruptas, no caso mecânicos que se aproveitam da falta de conhecimento do dono do carro e cobram 10, 12 mil pra mexer no câmbio. É igual bateria de carro, descarregou, você vai e faz uma chupeta, o carro pega, e você acha que o alternador vai carregar a bateria, ele carrega, mas ela não segura carga. Você precisa dar uma carga lenta, daí sim ela segura carga. Daí você leva na casa de baterias, a sua bateria nunca presta e sempre tem que trocar, as minhas duram exatamente 6 anos e temos 3 carros todos com zetta z60d…. Infelizmente somos enganados em todos os lugares, por isso é bom estudar e entender o mínimo do assunto pra depois não ser enganado. Antes minhas baterias duravam 18 meses no máximo, resolvi estudar sobre o assunto e é muito simples, depois disso passaram a durar 6 anos.

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Fernando 6 de maio de 2025

Tenho um fiesta powershift com mais de 100mil km e nunca deu problema

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Diogo 6 de maio de 2025

Eu tive um Focus com Powershift, a Ford trocou a Embreagem dele logo novo, antes de dar qualquer problema, passei 4 anos com o carro, já tive vários outros depois e o melhor câmbio que five até hoje foi o Powershift.

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PauloÁlvaresCardoso 7 de maio de 2025

Excelente eu saber disso.

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