Apesar de a caixa de marchas utilizada por uma marca ter dado muitos problemas, diversas outras são muito eficientes
Eu já estou no meu terceiro carro com câmbio automático do tipo dupla embreagem e já rodei mais de 200 mil quilômetros com eles sem nenhum problema. Mas esse conjunto tem uma imagem bastante ruim, já que a Ford derrubou a sua imagem no mundo inteiro com aquele Powershift.
VEJA TAMBÉM:
Esse câmbio de dupla embreagem em específico dava tanto problema que passou a ser chamado de “Power Shit”. Enquanto isso, a caixa do tipo DCT – Double Clutch Transmission – é considerada a melhor automática do mundo.
Esse conjunto é utilizado não só pela Volkswagen, mas também por várias outras como Hyundai, Renault, BMW e alguns chineses. Acredite, até a Ferrari usa o câmbio de dupla embreagem.
Ele é muito superior aos câmbios automáticos convencionais, pois a passagem de marchas é muito mais suave e rápida. Além disso, o câmbio de dupla embreagem ou DCT não tem o conversor de torque e por isso não aumenta o consumo de combustível do automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O problema foi resolvido com o módulo nunca mais deu problema, a Ford continua com mesmo câmbio na Europa, no focus, puma,
Como casamento, é sorte! Se vc casa com uma mulher decente, respeitosa, e vc tb a respeita, vai até morrer. Carro a mesma coisa, respeite , faça manutenção em dia, e não o negligencie. Terá por vários anos sem problemas!
Que lixo de “reportagem”… Meia dúzia de frases, sem conclusão, aaaaaafe q horror.
O segredo do Powershift é só checar as embreagens. Se os discos estiverem gastos é só trocar e ser feliz.
Este canal está dando vergonha por tantas bobagens que escreve. O engenheiro responsável por esses textos deveria ser atualizado urgente. Ou então estão pagando muito bem para vocês escreverem isso.
Até tu Boris, avalizando porcaria, sem informar aqueles que te respeitam que o DCT é a excessão que apenas confirma a regra e assim abrindo mão de sua confiabilidade em uma Internet já lotada de mistificadores, muitos a soldo de todo tipo de montadoras meia boca. Sempre consultei suas avaliações antes de entrar em concessionarias e deixar anos de trabalho duro em troca de carro e agora me vejo frente a uma avaliação do tipo bozolinica, ou seja sem qualquer respaldo na verdade ou tecnologia, vindo de onde sempre esperei o melhor!
Usei um Imotion por 150 mil km e nunca me deu nenhum problema. Nunca demandou manutenção extra. Um fox com motor MSI andava bem e era super econômico. Não dava tranco, trocas suaves e borboletas no volante. Entendo que algumas unidades foram problemáticas. Isso desvalorizou bastante o carro, mas eu mesmo fui muito feliz durante os 6 anos que usei o carro.
Tenho uma Ecosport 2015 2.0 powershift, perto dos 50 mil km, começou a patinar na troca da segunda pra terceira marcha, liguei na css e agendei uma reprogramação do câmbio, foi feito e resolveu por 1 mês, daí agendei de novo e disse que queria uma solução definitiva. Daí trocaram os dois discos de embreagem por discos da magnete Marelli e que não daria mais problema. Estou com ela até hoje, 10 anos de uso e nunca mais tive problema com o câmbio, ela está com 130 mil km. Só troquei a pastilha com 53 mil km e só, não faz nenhum barulho na suspensão, direção nunca desalinhou, nunca comeu pneu. Carro muito bom, muito bonito e anda super bem. Estou super satisfeito com o carro e pretendo ficar com ele pra sempre. Somando seguro e IPVA eu pago 3.500,00 por ano, quando chegar um híbrido top com preço bom de verdade, daí eu compro e deixo esse de reserva, até lá, é só cuidar… Ah troquei as velas com 105 mil km, o resto é tudo original, claro que troquei pneus e bateria, mas isso não conta. Só deixei o comentário, porque o câmbio não é um bicho papão, mesma coisa o dualigic da Fiat, tenho um Fiat 500 dualigic, não é a melhor experiência do mundo, mas nunca deu problema e até agora só troquei vela e pastilha, primeiro as dianteiras com 50 mil km e depois as traseiras com 76 mil km o carrinho é um mimo, delícia de dirigir e todo mundo que vê gosta, somos abordados nos postos de gasolina com frequência, as pessoas perguntam se é bom, qual o ano e se é caro. É o top de linha branco pérola com bancos em couro preto com vermelho e volante e painel preto, na minha opinião a combinação mais bonita e sempre se despedem dizendo parabéns RS… Esse também não pretendo trocar….
Caro Tiago, também tive um EcoSport Powershift e não tive nenhum problema nos 2, 5 anos de uso e pouco mais de 60 mil kms. Li recentemente um relato de um representante comercial nos EUA que rodou 1,5 milhão de kms com seu Fiesta Powershift onde ele substituiu apenas 2 conjuntos de embreagens.
Que legal, bom saber dessas coisas. Pra mim o único problema do powershift era trepidar quando passava da segunda pra terceira marcha. Que foi resolvido trocando o fabricante da embreagem. E a maioria das pessoas falam que o câmbio é um demônio, como se fosse um saco de problemas, o que não é verdade, troca de marchas maravilhosamente bem até hoje. Infelizmente ficamos nas mãos de pessoas corruptas, no caso mecânicos que se aproveitam da falta de conhecimento do dono do carro e cobram 10, 12 mil pra mexer no câmbio. É igual bateria de carro, descarregou, você vai e faz uma chupeta, o carro pega, e você acha que o alternador vai carregar a bateria, ele carrega, mas ela não segura carga. Você precisa dar uma carga lenta, daí sim ela segura carga. Daí você leva na casa de baterias, a sua bateria nunca presta e sempre tem que trocar, as minhas duram exatamente 6 anos e temos 3 carros todos com zetta z60d…. Infelizmente somos enganados em todos os lugares, por isso é bom estudar e entender o mínimo do assunto pra depois não ser enganado. Antes minhas baterias duravam 18 meses no máximo, resolvi estudar sobre o assunto e é muito simples, depois disso passaram a durar 6 anos.
Tenho um fiesta powershift com mais de 100mil km e nunca deu problema
Eu tive um Focus com Powershift, a Ford trocou a Embreagem dele logo novo, antes de dar qualquer problema, passei 4 anos com o carro, já tive vários outros depois e o melhor câmbio que five até hoje foi o Powershift.
Excelente eu saber disso.