Caixa semiautomática: nem “semi”, nem “automática”
Esse tipo de câmbio, o semiautomático, é o modelo de transmissão ideal para passar as marchas. Veja, na prática, como ele funciona
Esse tipo de câmbio, o semiautomático, é o modelo de transmissão ideal para passar as marchas. Veja, na prática, como ele funciona
A Hyundai anuncia a adoção de um novo tipo de transmissão em seus carros, a chamada caixa semiautomática, que não é nem semi e nem automática. Na verdade, é um carro sem o pedal de embreagem, pois ela é acionada elétrica ou hidraulicamente por sensores. Um câmbio manual com embreagem, porém sem o pedal. Então, pode-se dizer que o carro tem embreagem automática.
Confesso que – na minha opinião – é o câmbio ideal, pois tem alavanca para passar as marchas, o que é ótimo, mas não tem o pedal de embreagem que é péssimo.
Não é novidade pois quatro modelos brasileiros já tiveram essa embreagem automática: o DKW Vemag, Palio, Chevette e o Mercedes Classe A produzido em Juiz de Fora.
Como funciona? Sensores percebem que o motorista tocou na alavanca para cambiar, ou que o carro está quase parando, e a embreagem é acionada automaticamente.
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Dizer que ferrari e afins usam duallogic? Eh de lascar, existem cambios automatizados excelentes e sim usados na ferrari, Lamborguine, mas com certeza nao sao o duallogic. O combio automatizado usados nestes super esportivos tem menor delay em relacao ao automatico com com conversor de torque, eh quase como usar um manual sem o desconforto de pisar na embreagem e nem a lerdeza de um automatico comum, eh quase o melhor dois dois mundos.Resumo, superesportivo tem quer manual ou automatizado.
Qual a diferença dela para uma Dualogic?
As duas possuem embreagem e as duas consegue-se trocar pela alavanca de câmbio.
Se são diferentes a reportagem não explicou no que são diferentes.
Diferente do Dual Logic esse cambio é MANUAL, o motorista é OBRIGADO a trocar as marchas corretamente. É um cambio 100% manual porem a embreagem é 100% automatica.
Continuo não entendendo. A Dualogic também existia a possibilidade de desativar a troca automática e sim, fazê-la manualmente seja pela alavanca, seja pelas borboletas. Se não acionasse a alavanca não trocava de marcha. E a troca é realizada por um mecanismo automático que aciona a embreagem, assim como essa nova. Ainda não entendi a diferença.
Tanto quê criticaram o duologic agora estão voltando com ele . Será quê os carros da ferrarem estavam errados com esse câmbio duologic