“Careca”? Multa!
Ele está ligado diretamente com a segurança ao dirigir, estabilidade e outros mais no carro. Afinal, qual é a pena ao rodar com o pneu careca?
Ele está ligado diretamente com a segurança ao dirigir, estabilidade e outros mais no carro. Afinal, qual é a pena ao rodar com o pneu careca?
Um leitor do AutoPapo quer saber qual é o critério de um Policial para autuá-lo por estar rodando com o pneu careca? E ele perguntou para a pessoa certa, porque desse assunto de careca eu entendo muito bem!
E é importante deixar bem claro: o dono do carro não pode rodar até que se acabem os sulcos da banda de rodagem ela fique lisinha, carecas mesmo.
A Legislação é muito clara, e diz que o pneu deve ter sulcos com espessura mínima de 1,6 mm. E é para isso que no fundo dos sulcos tem um marcador do desgaste do pneu; que é um ‘tijolinho’ feito com a própria borracha, grudado lá no fundo.
Quando o sulco vai se gastando e atinge o marcador, esse tijolinho, é sinal que o pneu não presta mais e está na hora de jogá-lo no lixo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Espessura: qualidade ou característica do que é espesso; grossura; alto grau de densidade; consistência.
Se quisesse dizer a espessura da banda até o final do sulco, até estaria correto, mas neste caso realmente se usa profundidade. Não existe espessura de “vazio”.
A história do multilink pinóquio da Nissan manchou esse site. Deveriam, no mínimo, se retratar. Concordo com o Andrade.
Esse “tijolinho” não está “grudado” lá, ele faz parte da vulcanização do pneu, é uma elevação da borracha.. Grudar é colar, unir com adesivo, o que não é o caso.
Essa marcação não significa que este é o limite de desgaste para o pneu “não prestar” mais. Trata-se de uma marca de segurança, e dependendo das condições de uso a segurança pode ser comprometida antes de chegar na marcação, ou pode ocorrer o contrário. Trata-se apenas de uma regulamentação legal.
Sua informação também está incorreta ao afirmar que: “A Legislação é muito clara, e diz que o pneu deve ter sulcos com espessura mínima de 1,6 mm.”.
A legislação não diz nada sobre a largura dos sulcos, mas sobre a sua “profundidade”. Corrija isso !!!
Esse Sr. Boris precisa se atualizar ou se aposentar.
Já não basta a vergonha que passou dizendo que a suspensão multi-link da nova Frontier não era multi-link, concedendo até um prêmio depreciativo para a caminhonete. O pior é que a explicação que ele deu era contraditória até com a sua afirmação.
Até hoje nenhuma retratação ou pedido de desculpas. Ficou por isso mesmo.
Perfeito !