“Careca”? Multa!

Ele está ligado diretamente com a segurança ao dirigir, estabilidade e outros mais no carro. Afinal, qual é a pena ao rodar com o pneu careca?

pneu careca crédito Alexandre Carneiro | AutoPapo
Pneu careca (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/12/2020 às 07h30

Um leitor do AutoPapo quer saber qual é o critério de um Policial para autuá-lo por estar rodando com o pneu careca? E ele perguntou para a pessoa certa, porque desse assunto de careca eu entendo muito bem!

E é importante deixar bem claro: o dono do carro não pode rodar até que se acabem os sulcos da banda de rodagem ela fique lisinha, carecas mesmo.

A Legislação é muito clara, e diz que o pneu deve ter sulcos com espessura mínima de 1,6 mm. E é para isso que no fundo dos sulcos tem um marcador do desgaste do pneu; que é um ‘tijolinho’ feito com a própria borracha, grudado lá no fundo.

Quando o sulco vai se gastando e atinge o marcador, esse tijolinho, é sinal que o pneu não presta mais e está na hora de jogá-lo no lixo!

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Dionísio Bustamante 10 de dezembro de 2020

Espessura: qualidade ou característica do que é espesso; grossura; alto grau de densidade; consistência.
Se quisesse dizer a espessura da banda até o final do sulco, até estaria correto, mas neste caso realmente se usa profundidade. Não existe espessura de “vazio”.
A história do multilink pinóquio da Nissan manchou esse site. Deveriam, no mínimo, se retratar. Concordo com o Andrade.

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Andrade 9 de dezembro de 2020

Esse “tijolinho” não está “grudado” lá, ele faz parte da vulcanização do pneu, é uma elevação da borracha.. Grudar é colar, unir com adesivo, o que não é o caso.
Essa marcação não significa que este é o limite de desgaste para o pneu “não prestar” mais. Trata-se de uma marca de segurança, e dependendo das condições de uso a segurança pode ser comprometida antes de chegar na marcação, ou pode ocorrer o contrário. Trata-se apenas de uma regulamentação legal.

Sua informação também está incorreta ao afirmar que: “A Legislação é muito clara, e diz que o pneu deve ter sulcos com espessura mínima de 1,6 mm.”.
A legislação não diz nada sobre a largura dos sulcos, mas sobre a sua “profundidade”. Corrija isso !!!

Esse Sr. Boris precisa se atualizar ou se aposentar.
Já não basta a vergonha que passou dizendo que a suspensão multi-link da nova Frontier não era multi-link, concedendo até um prêmio depreciativo para a caminhonete. O pior é que a explicação que ele deu era contraditória até com a sua afirmação.
Até hoje nenhuma retratação ou pedido de desculpas. Ficou por isso mesmo.

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Dionísio Bustamante 10 de dezembro de 2020

Perfeito !

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