Carro cheio exige atenção do motorista

Por BORIS FELDMAN09/11/16 às 15h13

Vai viajar com o automóvel nestas férias, com toda a família e respectiva bagagem? Já te ocorreu estar ao volante de outro automóvel na estrada?

Não, você não tem planos de trocar de carro nos próximos dias, sei disso. Mas, é como se fosse trocar. O motorista que sai nas férias com o carro carregado provavelmente rodava o ano inteiro sozinho ou no máximo com um ou dois acompanhantes.

É até provável que tenha dirigido nestas condições na mesma estrada que vai pegar agora, com toda a família. E dirigido com toda a segurança, mantendo velocidades compatíveis com as exigências e peculiaridades da pista.

Mas, de repente, o motorista pode não ter consciência de que o carro terá um peso adicional de cerca de trezentos a quatrocentos quilos. Faz toda a diferença estar com quatro ou cinco passageiros eo porta-malas levando carga máxima, o que faz o carro ter outro comportamento. Que, muitas vezes, assusta o motorista e pode ser perigoso.

Até parece mesmo outro automóvel, pior que o anterior: é recomendável reduzir a velocidade naquela mesma curva feita antes, sozinho ao volante, a 110 km por hora. Melhor tomar cuidado porque com esse peso extra, o carro tem respostas diferentes. Não se esqueça de que não tem prejudicada apenas a estabilidade, mas também o sistema de freios: vai exigir muito mais espaço até parar, ou reduzir a velocidade, tudo provocado por esta quase meia tonelada a mais de peso.

E o desempenho? O motor é o mesmo, mas muda a relação peso/potência e o carro vai demorar muito mais para ultrapassar um caminhão na estrada. Vai ficar mais tempo na outra faixa, na contra-mão, aumentando riscos. Finalmente, o consumo: prepare-se para a desagradável surpresa de fazer as contas de quantos quilômetros ele está rodando por litro, para descobrir que está bebendo muito, muito mais.

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