Viagem de carro: quanto mais pesado, menos seguro na estrada

Adição de 400 ou 500 quilos é suficiente para mudar o comportamento do seu carro na estrada. E isso envolve de estabilidade até frenagem

Por Boris Feldman31/12/18 às 06h15

Na viagem de carro com a família, o peso de cinco ocupantes (e a bagagem) muda o comportamento do veículo. O motorista deve redobrar a atenção em vários aspectos.

Veja aqui quais são eles:

[TRANSCRIÇÃO]

A maioria dos motoristas se esquece que o automóvel, que ele dirigiu sozinho ao volante praticamente o ano inteiro, terá um comportamento completamente diferente quando carregado com a família e mais bagagem numa estrada. São 400 ou 500 kg que fazem dele um outro automóvel. O peso adicional vai influenciar uma série de características. A começar dos próprios freios, que não serão tão eficientes quanto o carro 400 kg mais leve.

A estabilidade será prejudicada: não dá mais pra fazer aquela curva a 100 quilômetros por hora. Pode refazer também as contas do consumo, ele não faz mais 10 km/l: vai chegar no máximo 8 km/l, e olhe lá. E talvez o mais perigoso seja o desempenho. Porque numa subida de estrada, por exemplo, ele vai demorar muito mais tempo para ultrapassar aquele caminhão ou outro automóvel.

Viagem de carro
Foto Shutterstock

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário