Diversas montadoras estão tirando o pé do acelerador quando o assunto é desenvolvimento de novos carros 100% elétricos
No mundo inteiro aquele entusiasmo pelo carro elétrico puro está murchando. Inclusive, hoje, quando se comenta as milhões de unidades de veículos elétricos vendidos pelo mundo, preste atenção porque não são todos movidos puramente à bateria.
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Na realidade, muitos dos automóveis incluídos nessa conta são eletrificados com um motor a combustão e outro elétrico. A maioria deles são os híbridos puros ou os híbridos plug-in e no Brasil isso não é diferente.
O que vende muito em terras brasileiras não é o carro elétrico puro, mas sim o híbrido plug-in que se carrega na tomada ou o híbrido puro que é abastecido com combustível e as baterias são recarregadas ao frear ou com o próprio motor a combustão.
E, na semana passada, avaliando esse cenário, duas grandes fábricas anunciaram uma marcha ré nos elétricos. A primeira é a Honda, que vai lançar 13 híbridos até 2030 e a segunda é a Porsche, que ao contrário do que tinha anunciado, vai voltar a investir nos motores a combustão.
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Completei um ano de mini dolphin. 38000km rodados, zero manutenção, zero em luz (placa solar) pelo preço de um hb20. Agora pretendo vender o a combustão que restou, para comprar outro eletrico. Quem está mais incomodado com os EV , fora os europeus q vendiam kwid pelado a quase 200 mil, é a Petrobrás com certeza. Se quer saber de verdade a situacao, procure um amigo que já tenha um há mais de um ano.
Ótimo post! Realmente, o mercado de carros elétricos está passando por um ajuste de expectativas. Enquanto os EVs (https://clubeev.com.br/) puros ainda enfrentam desafios como custo alto, infraestrutura limitada e preferência do consumidor por híbridos, os híbridos plug-in parecem ser o “meio-termo” ideal para muitos – especialmente no Brasil, onde a rede de recarga ainda está em desenvolvimento.
É interessante notar que até montadoras como Honda e Porsche estão revisando suas estratégias. Será que isso indica que a transição para os 100% elétricos será mais gradual do que se imaginava? Ou será apenas uma pausa para ajustes antes de um novo salto tecnológico?
E no Brasil, será que os híbridos continuarão dominando ou veremos uma mudança conforme a infraestrutura de recarga avança? O que vocês acham?
Honda e Porsche não tem volume de vendas quando o assunto é elétrico,,, deixa para os chineses, que estão muito a frente nessa tecnologia
Quando começou a euforia dos elétricos à bateria, não precisava ser um técnico da área para se questionar aquela onda toda. Tudo foi rápido demais, na contramão do bom senso e da ponderação, e agora a realidade começa a colocar as coisas no seu devido lugar.
Sabe-se que a tecnologa a baterias é perfeita em automóveis pequenos e em veículos comerciais leves; sempre em uso urbano. Porém sabe-se também que ela tem certas limitações e questões técnicas que a deixam longe de ser “o futuro” que tanto se alardeou por um bom tempo.