Carro eletrificado ou elétrico? Sim, tem diferença
Com a enxurrada de novas tecnologias e ferramentas de mobilidade, o consumidor, e até mesmo a imprensa, fazem confusão
Com a enxurrada de novas tecnologias e ferramentas de mobilidade, o consumidor, e até mesmo a imprensa, fazem confusão
Com a chegada da eletrificação, criou-se uma verdadeira balbúrdia na cabeça do consumidor que já não sabe mais o que é carro elétrico, híbrido ou eletrificado.
VEJA TAMBÉM:
E até a imprensa, ao invés de ajudar, confunde mais ainda ao publicar uma estatística dizendo: cresceram as vendas dos elétricos em 55%. E em geral não é nada disso, pois ela está misturando elétricos com eletrificados.
Elétricos são tracionados apenas por motores elétricos. E pode se dizer também que o híbrido plug-in roda só eletricamente, depois de ter sua bateria carregada na tomada. Todos os demais são híbridos e o motor elétrico é apenas um auxiliar do motor a combustão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No caso dos Hibridos, também há distorções e brechas que precisam ser urgentemente esclarecidas:
Começam a desembarcar no mercado certos embustes que atendem pelos nomes de “micro hibrido” e “hibrido leve”, que são veículos puramente a combustão com um sutil auxílio elétrico acoplado em seus motores a combustão. Porém plenamente tracionados pelo motor a combustão, mas vendidos aos berros como “hibridos”.
O princípio técnico do Hibrido é a tração plena ou parcial com motor eletrico, cuja energia é gerada pelo motor a combustão do mesmo veículo (que apenas gera eletricidade ou também traciona parcialmente).
As versões “micro” e “leve” são macetes de mercado acrescentados posteriormente, parasitando o termo “Hibrido” para encarecer e vender veículos a puramente combustão com micros e leves auxilios eletricos acrescidos no bloco do motor..