Carro elétrico sem bateria? Como assim?

O carro elétrico mais viável é aquele que anda sem bateria. É isso mesmo: existe uma solução bem mais prática para esse tipo de automóvel

Os carros elétricos registraram recorde de vendas no início de 2022
Carro elétrico na cor azul sendo recarregado em uma estação (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/10/2020 às 21h31

Na minha opinião, uma das melhores soluções para o carro elétrico é aquele que anda sem bateria.

Mas como assim? Porque a eletricidade que alimenta os seus motores vem da célula a combustível, o fuel cell; que é alimentada pelo hidrogênio com que se abastece o tanque.

Toyota e Honda no Japão, Hyundai na Coréia do Sul, já estão produzindo estes automóveis. E a Toyota já está lançando a segunda geração do seu Mirai, que teve sua autonomia aumentada de 500 quilômetros para 650 quilômetros.

Essa tecnologia da fuel cell seria ‘sopa no mel’ aqui no Brasil, pois o carro seria abastecido com etanol – que já existe em qualquer posto. Deste etanol é possível se retirar o hidrogênio para alimentar a célula a combustível.

Quem desenvolve no Brasil, com duas Universidades, um projeto para o carro fuel cell abastecido com etanol, é a Nissan.

Carro elétrico na cor azul sendo recarregado em uma estação
Melhor alternativa para o elétrico? É rodar sem baterias! (Foto: Shutterstock)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
73 Comentários
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André 2 de novembro de 2020

Carro elétrico a bateria é ilusão, o ciclo de vida dele é tão ou mais poluente do que um carro a combustão. Mas, como no povo vive de modinhas, quem viver verá…

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Roberto 2 de novembro de 2020

Tudo que é feito para o conforto humano vem da natureza. Até a reciclagem exige queima, transformação, geração de energia e calor. Subproduto vai sempre existir.Consequentemente depósitos contaminantes.
Eletrificar automóveis só vai mudar a matriz energética do petróleo para as baterias que também precisam de energia, seja eólica, termelétrica, solar ou hidráulica.

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Janilson 2 de novembro de 2020

É cedo pra pensar que tudo será perfeito. Hoje se busca tecnologia para eliminar veículos à combustão. Num futuro não tão distante, o homem encontrará o combustível perfeito, é uma questão de tempo.

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luis 10 de novembro de 2020

Para o carro movido à água, ou seja a Hidrogênio (H) retirado da água, o subproduto é o Oxigênio, o qual é benéfico ao meio ambiente e a todos homens e animais. Neste caso não precisa de bateria(s) pois o H vai direto para o motor, melhor que usar álcool para conseguir o H. Mas por enquanto estão condenando este sistema: será porque muuuuuuito dinheiro não será mais ganho com venda de combustíveis (gasolina, diesel, alcool) ? o futuro provará se é viável.

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JOAO AUGUSTO FERREIRA 30 de outubro de 2020

ELETRICIDADE AO INVÉS DE PETRÓLEO A ELETRICIDADE
, TAMBÉM É PRODUZIDA NA PRÓPRIA NATUREZA , UMA ÉLICE COM A FORÇA DO VENTO , O CALOR DO SOL E MUITAS OUTRAS COISAS É SÓ QUERER PARA APRENDER TUDO SEJA, INTELIGENTE

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JOAO AUGUSTO FERREIRA 30 de outubro de 2020

BOA TARDE A TODOS , EU JOÃO AUGUSTO FERREIRA TENHO MESMO CONCEITO DAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES, NÃO POLUIR A NATUREZA, O AR O PLA NETA, NECESSITA DOS CUIDADOS AO INVÉS DESSA PODRIDÃO CARROS ELÉTRICOS É A SOLUÇÃO INCLUSIVE OS CAMINHÕES, OS CARROS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR FIBRAS E MATERIAIS RECICLADOS, AJUDA A NATUREZA E O PLANETA, RECUPERAR AS ARVORES AS ÁGUAS OS RIOS A VIDA MARÍTIMA, TODA NATUREZA E O PLANETA

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Rogério Bailhão Macedo 31 de outubro de 2020

Jovem todos os metais e plásticos são reciclados, com boa vontade até as os pneus vira barragens muros de contenção ou triturados vira carvão para usar em queima de lixo hospitalar ou materia prima para asfalto. Tudo é renovável….

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PAULO ROBERTO MENDES DA SILVA SARRO 29 de outubro de 2020

Sempre haverá críticas e desestímulo ao uso do carro elétrico no Brasil. Aparecerão críticos com argumentos bem contundentes. E fácil saber o porque não querem que acabe a “mamata ” da Petrobrás e do cartel do monopólio do petróleo em nosso país . O carro elétrico é e será uma realidade pelo bem de todos, do planeta e da humanidade

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ramon 28 de outubro de 2020

Muito inteligente, deixar de queimar o combustível em um motor a combustão para queimar o combustível e mover um motor elétrico, ou acham que a célula de combustível vai vir da agua?

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Roger Macedo 31 de outubro de 2020

Pergunta valendo o titulo você não é burro, ao fazer o uso do hidrogênio em uma célula de energia o hidrogênio gera o que então???… dica este sub produto é usado como suplimento de água para matar a sede dos astronautas….

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Gerson.Pires 1 de novembro de 2020

Vc não entendeu. O álcool não seria queimado. Nessa tecnologia é feita uma eletrólise na célula de combustível e o Álcool se transforma em Hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio como combustível nao poluí. Esse carro usa uma bateria pequena para fazer a eletrólise do álcool. É uma tecnologia interessante, pois não precisa ter postos de hidrogênio, o que é difícil e perigoso. Como o Brasil já tem álcool nos postos. Pra nós seria a melhor tecnologia.

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Marcos Moura 28 de outubro de 2020

Tenho um projeto que vai ser uma bomba
Aguerdem vou terminar o protótipo e registrar a patente

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REGINALDO TADEU SOEIRO DE FARIA 29 de outubro de 2020

Amém companheiro, tomara que consiga e que dê tudo certo!!!

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Ramon Garcia 30 de outubro de 2020

Ô… Cuidado aí com isso. Se é uma bomba pode exlodir.

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José 2 de novembro de 2020

Kkkk

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Rinaldo Coelho 28 de outubro de 2020

Sabe porque esse modelo “agrada” mais, principalmente a indústria? Porque embora seja interessante do ponto de vista de emissão zero é a dependência da rede de distribuição e pilha produtiva. Em outras palavras, você não consegue abastecer em casa. Sempre existirá um posto de “gasolina” pra substituir as pilhas de hidrogênio.

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Fábio Gallo Pacheco 1 de novembro de 2020

Que bom. Numa viagem de férias, por exemplo, não quero ficar parado por horas com o carro ligado na tomada, esperando a bateria carregar, até porque ninguém daria energia elétrica de graça no meio da estrada. Prefiro algo no modelo atual, onde eu encho o carro com o que o move (seja combustível, hidrogênio, eletricidade) em poucos minutos, pago e sigo viagem.

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Antonio Rolim 28 de outubro de 2020

A Fuel Cell não é novidade, já existe a décadas, o interessante é tirar o hidrogênio do álcool, porém, fica a pergunta: será que compensa?

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Arnaldo Marcello 28 de outubro de 2020

O problema do idrogenio é o amarzenamento até agora apesar dos esforços nada deu certo nunca esquecemos. ” bomba de hidrogênio “

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Jose Roberto 30 de outubro de 2020

O quê é idrogenio???

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Silmar 3 de novembro de 2020

É o nome de um gênio. Kkkkk

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Rodrigo 28 de outubro de 2020

A melhor tecnologia é a hidrogênio essa tecnologia existe desde 1979 o governo não deixou vingar pois não traria lucro pro governo foi provado que o carro rodou do Espírito Santo até Ceará com 2.61 de água

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Andre 28 de outubro de 2020

Cara, tirar hidrogênio da água por eletrólise é inviável, vc gasta mais energia separando o hidrogênio do oxigênio do q em trabalho na queima do hidrogênio, é termodinâmica, o cara sumiu pq viu q não era sustentável

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Arnaldo Marcello 28 de outubro de 2020

O esforço é se livrar dos motores a explosão que não faz mais sentidoA

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Fernando Tadeu Monteiro 28 de outubro de 2020

Não faz sentido algum usar um carro elétrico movido a etanol, iríamos continuar sujeito a máfia dos combustíveis inflamáveis.

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IVONIL ALAUK 28 de outubro de 2020

As indústrias de tecnologia tem que investir em energia de giro por sistemas de elétrons.
Já tem esta tecnologia, mas esta no esquecimento .

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REGINALDO TADEU SOEIRO DE FARIA 29 de outubro de 2020

Mas a poluição provavelmente dimunuira

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Rafael Guilherme Da Silva 28 de outubro de 2020

será muito útil, para difundir, desenvolverne baratear novas tecnologias para o carro elétrico, enquanto a solução de bateria de grafeno ainda não é viável economicamente. com a queda nos custos de produção dessa tecnologia (grafeno) poderemos contar com unidades de bateria com espaço reduzidissimo, e voltar a pensar em autonomias bem superiores.

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Ricardo Silvério de Souza 28 de outubro de 2020

Eu também concordo como melhor opção no momento a fábrica de carros com essa tecnologia !!! No futuro quando o desenvolvimento das baterias com vidro sólido por exemplo , poderá ser também outra opção de fabricação !!!

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Magno Alberto Villela 27 de outubro de 2020

O problema e o paradigma que envolve o nome carro elétrico, pois toda vez que falamos de carro elétrico, pensamos e uma fonte geradora de energia limpa para gerar eletricidade e se desenvolver um motor sem a firula do motor automobilistico, um motor pequeno a combustão ou explosão, com rpm baixo, velocidade constante, com auto torque acoplado a um volante pesado para acumular energia sinetica, somente para tocar um gerador de energia que alimentaria quatro motores eletricos instalados nas rodas do veiculo, isso iria almentar a autonomia por litro de combustível pois o motor ñ teria variações, diminuiria a perda sintética entre o motor e as rodas e o carro seria sem bateria e elétrico.
Se a nossa tecnologia ainda não permite ser totalmente elétrico porque não diminuir o consumo de combustível, isso também e uma ação ecológica.

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Edson Matias 27 de outubro de 2020

Se eu te falar que consigo fazer esse motor, e um carro sem baterias, vc patrocinaria rodo o equipamento e que usarei?

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RICARDO HAYASHI MAGAGNIN 28 de outubro de 2020

Tecnologia e-power da Nissan, já existe e é um sucesso no Japão.. mas para o Brasil é muito caro.. precisa ter no mínimo 2motores e 1 gerador…

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Daniel 27 de outubro de 2020

Porque no Brasil não se.aproveita o hidrogênio junto com a gasolina ou etanol tem empresa brasileira que desenvolveu.a tecnologia que dá aos.veiculos.maior autonomia e não se ouve falar nem o governo de interessa em investir porque será?

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Adriano Fernandes 28 de outubro de 2020

Simples diminuir o consumo de combustível diminui a arrecadação de imposto a gasolina e 45% em cada litro de combustível.

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Andre moore 27 de outubro de 2020

não ficou claro o que é o combustível célula de …..para o carro elétrico sem bateria

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Gustavo 27 de outubro de 2020

Perguntas para saber se essa solução vai pra frente: quantos quilômetros dá pra rodar com 1 litro de etanol? Qual será o preço da fuel Cell?
Penso que uma possibilidade interessante seja a híbrida, bateria mais fuel cell.

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APOLO KEIPPER PAZ 27 de outubro de 2020

Acompanho a muito tempo,sempre achei que hidrogênio chega lá!

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Rodrigo 27 de outubro de 2020

O único carro ecológico de verdade que eu conheço é o “carrinho de guia” também conhecido como “carrinho à rolimã”.

Os elétricos tem o problema das baterias. Estes aí da matéria tem a questão da monocultura da cana de açúcar como foi exposto por outro internauta.

Se existisse uma bateria ecológica, aliada a painéis fotovoltáicos instalados em casa que pudessem abastecer os carros em casa, seria o ideal.

Mas aí o governo iria taxar o Sol. Infelizmente, gasolina é cara, álcool é também. Elétrico pior ainda.

Atualmente, carroça e bicicleta são os autênticos ecologicamente corretos. (A bicicleta nem tanto, por causa da mineração).

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JOAQUIM CARVALHO NETO 27 de outubro de 2020

Kkķkkkkkk

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Gilberto Muniz 28 de outubro de 2020

O bom é que os caras ficam discutindo a piada…

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Moises 27 de outubro de 2020

o problema é o preço do Etanol. Em quase todos os estados não compensa abastecer este tipo de combustível. e tem mais, se o preço do açucar aumentar no mercado internacional, os produtores preferem exportar por causa do preço. Alguém se lembra que isto já aconteceu há alguns anos atrás.

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Ilonir Rosin 27 de outubro de 2020

Pro Brasil com o imposto que os governos arrecada vai demorar

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José Vander Santos 27 de outubro de 2020

A mais de dez anos já existe o carro a AR do projeto MDI no ninguém fala nada.

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Moro 27 de outubro de 2020

O carro da MDI é um engodo que esse pessoal tentou (e ainda tenta) emplacar pelo mundo afora.
Quando estiverem no Brasil, uns 10 anos atrás, nunca responderam questões básicas sobre capacidade real, autonomia, tempo e energia para recarregar os reservatórios, etc…
E a “imprensa especializada” ficava fazendo perguntas sobre cores, quantos lugares, etc…
Espertalhões em busca de algum político desavisado que entrasse com o $$, que depois sumiria pela inviabilidade técnica…

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Roberto DePaschoal 27 de outubro de 2020

Essa tecnología não é novidade, e não foi avante por vários motivos: Alto preço dos componentes (platina, inclusive), do hidrogênio com logística complicada por se tratar de um gás selvagem que tem que ser comprimido a 2000+psi e altamente explosivo. Nunca vai alcançar o que a Tesla & Cia conseguiram até agora. Só por farra, verifique os preços dele.

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Nelio Duarte 27 de outubro de 2020

É excelente um veículo movido a hidrogênio.

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Mauro Lopes Urquiza 27 de outubro de 2020

O negócio é aproveitar a energia solar.
Deus NÃO te cobra nada.
Mas as fábricas tem que ganhar de alguma maneira.
Arroz com feijão.. NÃO inventa que fica caro.
Energia solar custo zero.
Graças a Deus por enquanto. Se NÃO taxar também o Sol.

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delaunei nunes da silva 27 de outubro de 2020

Não esqueça que já tentaram só não foram adiante por causa do griteiro mas se começar fazer sucesso os parasitas(políticos) já voltam a campo pra arrumar algum.

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Marco Antônio Bressan de Oliveira 27 de outubro de 2020

É um equívoco ecológico! As lavouras de cana de açúcar desertificam os solos onde são plantadas! É não respeitar a natureza, de novo! Para produzir o milhões de litros de álcool etanol combustível necessário, será forçoso praticar a monocultura da cana-de-acucar, com a destruição do meio-ambiente!

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Adonai Bruno 27 de outubro de 2020

Não fale bobagem….pra alimentar essa celulaxdecenergia vc gasta 2 litros decálcool para andar 700 km.
Vai poupar o solo , pois o consumo de alcool sera menor que o carro a combustão.

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Denis Pinheiro 27 de outubro de 2020

Só plantar canabbis como é feito aqui na jamaica o solo revive

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Paulo Campos 27 de outubro de 2020

Planta-se cana em Pernambuco há 500 anos na zona da mata, na mesma área de hoje em dia. Não há desertos, produz riqueza, gera emprego e desenvolvimento social, com respeito ao meio ambiente. É só buscar conhecimento para constatar os benefícios.

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João Leão Lyrio 27 de outubro de 2020

Boris, as baterias são desenvolvidas a ponto de suplantarem fuel cells de metanol …
e, pode-se variar a quantidade, se o carro roda urbano ou estrada . . .
vide os novos submarinos do BR, FR, DE etc !

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Christian Bender 23 de março de 2021

Metanol?? Vai peidar na bateria?

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Vardan de miranda 27 de outubro de 2020

É relevante atualizar frente a nova tecnologia, dos carros elétrico.

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José paulo 27 de outubro de 2020

Nos deveríamos inventar carros movidos a corruptos.pior que estas mesmas custa caro de mais..

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Mauro Lopes Urquiza 27 de outubro de 2020

Vai sobrar combustível

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Barbara Lins Cordeiro Lima 27 de outubro de 2020

Carro top, mas vai custar 300 mil aqui. Só 250 k de impostos, claro.

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Marcus V. A. Monteiro 27 de outubro de 2020

Pois é mas o problema ainda é o custo de produção, armazenamento e transporte do hidrogênio, a solução deste combustível também conhecido como ägua do criador e abundante em todo universo, sem dúvida nenhuma é provavelmente a melhor de todas pois ainda três como resíduos ÁGUA.

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Cleber 28 de outubro de 2020

Para estocar o hidrogênio fica caro e perigoso por causa da pressão. E precisa de muita energia elétrica para gerar hidrogênio. A solução é a energia do ponto zero.

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Sidnei Lopes Ribeiro 27 de outubro de 2020

Talvez esta seja a melhor opção de custo/benefício para a eletrificação de curto prazo para o Brasil. Há outras formas de diminuir ou retirar a bateria mais ainda são caras.

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Climaco Cezar 27 de outubro de 2020

Como cientista e patenteador afirmo que a melhor fonte de h2 já é o singas obtido a partir de rdf, ou seja, de lixo urbano bruto, biomassas e fezes já bem desidratadas e bem preparadas. Tal singas já contém 45% de h2 na base e, recente, uma grd empresa desenvolveu uma técnica barata para concentrar em 99% tal h2 exigido pelas FC. TB é preciso entender que etanol e biodiesel não são sustentáveis, ou seja, não haveria ganhos ambientais reais. Bom dia.

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Valter castro..35 998550221 27 de outubro de 2020

Climaco cezar fale Comigo tenho um projeto para carro elétrico ser auto recarregavel…e algo muito interessante…tem um pulo do gato..tive esta idea uns 6 anos atraz..escrevi e desenhei o prjeto creio nem um engenheiro teve esta imaginação qualquer impresa automotiva que quizer o projeto fale comigo … vendo o projeto…e algo fantastico

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Sinomar 27 de outubro de 2020

Amigo faz patente e apresenta ele . Para as montadoras

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Heloirhandra 27 de outubro de 2020

Vamos la. S estou rsperando esses carros p aqui para comprar minha frota de veiculos. Pois de outra forma nao vou ficar refem dos combustiveis controlados pelo estado para encher o bolso dessa politicagem corrupta

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Wyllys 27 de outubro de 2020

Uma alternativa de motores, ou de outra fonte energética.

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Nanael 27 de outubro de 2020

eu usaria essas células de etanol para postos de recarga, para reduzir a complexidade do veículo e evitar o transporte desnecessário de líquidos (ou pior, gases pressurizados) inflamáveis.

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CLEUSA MENDES OROZ JOSE PAULO CURAC OROZ 12 de março de 2021

usem o licho das usinas nucleares para fazerem baterias para os carros eletricos vamos deixar de usar a gasolina ou barateals falem co os chineses eles dao um jeito ne

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MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS 27 de outubro de 2020

Uma das coisas boas do carro elétrico (talvez a mais chamativa) é a redução de poluentes. O carro a hidrogênio tem emissão 0 de poluentes, o problema eh que na Terra não temos hidrogênio “puro” e “fabricar” esse hidrogênio custa muita energia que acaba tendo uma emissão de poluição maior que de um carro a combustão e um carro elétrico (incluindo a emissão de poluentes na fabricação e descarte das baterias). Claro que com o avanço nas geradoras de eletricidade por meio da energia solar e eólica, isso pode mudar completamente bum futuro próximo.

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Adonai Bruno 27 de outubro de 2020

Produzir hidrogenio não polui !

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MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS 27 de outubro de 2020

Polui em relação ao uso da energia que eh muito alto.

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Gustavo 27 de outubro de 2020

Amigo, no final das contas, tudo polui. O processo de produção de hidrogênio pode não poluir, mas os processos de manufatura e descarte dos equipamentos usados para produzir hidrogênio polui. O mesmo acontece com a energia fotovoltaica.

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José 2 de novembro de 2020

Concordo e discordo, como o amigo falou acima, o processo de manufatura e descarte não controlado de materiais polui, o processo de fabricação de baterias polui, sem falar nas minas de litium que volta e meia estão envoltas de escândalos… A verdade que ninguém comentou aqui é que o auto índice consumista é o que mais provoca poluição e impacto ambiental. Se as pessoas soubessem controlar mais seu impulso consumista, talvez, estaríamos vivendo num mundo mais humano.

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