Carro a etanol no inverno? Este macete vai te salvar!
As baixas temperaturas podem atrapalhar a partida do motor flex abastecido com etanol, mas a solução está na hora de encher o tanque
As baixas temperaturas podem atrapalhar a partida do motor flex abastecido com etanol, mas a solução está na hora de encher o tanque
Por que com a chegada do inverno, com as temperaturas mais baixas, alguns carros flex abastecidos com etanol se recusam a funcionar nas manhãs mais frias?
Porque, ao contrário da gasolina, o etanol tem dificuldade em se vaporizar, se transformar do estado líquido pro gasoso, isso em temperaturas abaixo de 15 ºC.
É por isso que cada carro flex tem seu sistema para resolver este problema. Os mais antigos com tanquinho de gasolina. Os mais modernos com o sistema de aquecimento do combustível.
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E quando este sistema falha, o motor custa a pegar ou não pega. Solução para resolver definitivamente este problema? Vai chegando o inverno e em vez de abastecer apenas com etanol, misture uns 20% a 25% de gasolina. É o suficiente para resolver este problema até que chegue a tão abençoada primavera.
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Uai, mas não era pra funcionar? Segundo inúmeras reportagens do autopapo o carro flex aceitaria qualquer um dos dois combustíveis ou qualquer mistura entre eles? Meu Onix 2019 não pega nem a pau com álcool quando chega o inverno! Tive um Chevette Marajó 87 a álcool e, mesmo com geada, a partida era uma maravilha. Parece que esse negócio de carro flex é muito bom na teoria mas na prática estão nos enganando.
Carro flex funciona sim no inverno sem problemas .
Basta deixar o tanquinho com gasolina de partida com gasolina aditivada se possível ,aí de manhã pode tá o frio que tiver e bater e o carro pega de boa.
Obs ; Deixar o carro ligado por alguns segundos pra poder circular o óleo pelo motor e pra ele ter a temperatura ideal de funcionamento.
Aí e só rodar tranquilo.
E lembrar que a gasolina tem prazo de validade de cerca de 3 meses para a comum/aditivada e 6 meses para a Podium.
É uma boa prática quando estiver próximo do inverno, esvaziar o tanquinho e colocar gasolina nova (preferencialmente Podium e, se não tiver, aditivada, para evitar formação de sujeira na tubulação). Dessa forma, minimiza-se os problemas de partida a frio.