Carro flex: a ‘regra’ dos 70% mudou

Há mais de 20 anos no mercado, o motor que consome gasolina e etanol já está na maioria da frota e evoluiu ao longo do tempo

Homem segura a bomba de combustível verde com o carro flex parado no posto de gasolina.
Governo recentemente aumento a porcentagem de etanol na gasolina para 30%, o que não prejudica o carro flex (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/04/2025 às 18h00

Desde que foi lançado, o carro flex gera uma dúvida nos motoristas: quando vale a pena, ou não, financeiramente, abastecer com o etanol. Em primeiro lugar,  em termos de limpeza do motor e de desempenho, não existe questionamento, o etanol supera a gasolina.

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Mas, quando o assunto é consumo, a vantagem pode variar entre os combustíveis. Para saber se o valor menor do litro do etanol compensa o seu consumo maior, foi estabelecido o percentual de 70%.

Porém, o flex já existe há mais de 20 anos e esse percentual já não é mais válido. E a dica é o próprio motorista avaliar a diferença de consumo do seu carro entre gasolina e etanol.

Para isso, basta entrar no site do Inmetro, que fornece o consumo dos dois combustíveis para todos os modelos existentes no Brasil. E aí, numa continha aritmética simples, fica fácil determinar o custo máximo do etanol na bomba para que o uso desse combustível compense mais.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
27 Comentários
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Vlademir Baltazar 6 de abril de 2025

Essa regra não é válida…..é errado esse cálculo. Hoje tem vários vídeos na Internet mostrando o combustível mais vantajoso

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Antônio Demuner Neto 5 de abril de 2025

A regra de 70%era válida quando entraram em circuitos primeiros veículos FLEX, naquele tempo a mistura de gasolina com etanol não existia ou era mínima.
Hoje chega a 30%, é lógico que essa regra não vale mais, porém sou um entusiasta do etanol, pois e um combustível renovável e ecologicamente perfeito.

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Marcos 4 de abril de 2025

Temos o pior presidente do mundo, o pior combustível do mundo , o imposto mais caro do mundo , fazer o que ?
Se tá ruim se tá caro não comprei !!!
Fazueli.

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Arthur 7 de abril de 2025

Mimimimimi

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Márcio Bonomi 3 de abril de 2025

Temos um dos piores combustíveis do mundo ( refiro-me a gasolina e ao diesel) e um dos mais caros… Ou seja.. estamos f….

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Ervin Moretti 3 de abril de 2025

Porque os fabricantes de automóveis não se manifestam? Não existem profissionais melhores qualificados para informar o que vai acontecer aos motores com este aumento para 30% de álcool. Os testes do Inmetro são de bancada, de pouca duração, mas e a longo prazo, após rodar milhares de quilômetros? E o Governo nem faz teste nenhum, é apenas uma decisão sem fundamento técnico. Sempre o álcool será menos eficiente que a gasolina, então o consumo vai aumentar, não importando qual veículo seja. Realmente, será necessário cada um fazer o cálculo do seu consumo. E, se todos ou a maioria, devido esta mudança, usarem somente o álcool, haverá oferta suficiente?

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Anilton Luiz 3 de abril de 2025

O povo brasileiro tem que boicotar o álcool e entrar com uma ação pública por estar pagando álcool a preço de gasolina que vem misturado na gasolina.

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Renato 2 de abril de 2025

Eu faço a conta de R$/km ..

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Laurimar Mota Teixeira 2 de abril de 2025

Pensando bem, acho que somos enganados e roubados a anos, é só raciocinar com calma, senão vejamos. Sempre que se ouve uma autoridade da ANP ou afins falar sobre composição de preço de combustível, sempre entram com o custo do álcool adicionado a gasolina. O álcool é mais barato que a gasolina. Acho que pagam o valor de um litro de gasolina, adicionando, 30% de álcool ficando assim o total de 1,30 litro de combustível misturado. Sendo que na composição do preço da gasolina final, cada litro de gasolina é vendido como se fosse um litro de gasolina pura mais 300 ml de álcool. Resumindo, no posto pagamos por 1 litro de gasolina, misturada ao álcool, o preço de 1 litro de gasolina normal + 300 ml de álcool e recebemos só 1 litro de mistura. É o que imagino.

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Paulo Adriano 4 de abril de 2025

Não é etanol que adicionado a gasolina e sim anidro…esse produto não contém água como o etanol…

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Francisco 2 de abril de 2025

Respeito o trabalho do Boris, sempre muito competente. Mas no tocante ao etanol acho uma sacanagem conosco consumidores, que compulsoriamente somos obrigados a consumir este produto misturado à gasolina. Faço coro com os que aqui reclamam.

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Georges 2 de abril de 2025

Quem faz os custos para a produção de etanol sofre demais. É pegar o preço da alcolina e multiplicar por 0,7.

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Ronaldo 2 de abril de 2025

Não temos mais gasolina e sim mijolina.

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Roberto Mello 2 de abril de 2025

Consultei o Inmetro e meu carro com motor Fiat 1.3 dá cerca de 70% mesmo. Mas já desisti há 15 anos de usar etanol porque o desgaste, principalmente no sistema de exaustão, é bem maior, com manutenções frequentes e dispendiosas. E prezo muito a autonomia de rodagem.

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Rodolfo 2 de abril de 2025

Eu tenho um Onix 1.4-L ano 2019 e só abasteço com gasolina aditivada, pois trabalho apenas a 2 km de casa, então vou de ônibus (subida) e volto a pé (descida). Então só uso este carro nos finais de semana.
Dizem que carro que fica muito tempo parado como o meu é uso severo e o etanol decanta a água no fundo do tanque assim como em todo o sistema de alimentação, corroendo assim as peças que estão em contato com a água do etanol. Por este motivo só uso gasolina.

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Hutsilagstein 2 de abril de 2025

Vai chegar no máximo do máximo em 75% nos carros com 12:1 de taxa e alguma coisa perto dos 80% com 13:1 de taxa, mas contamina tudo o óleo, a autonomia fica uma bosta, pode dar pau nos bico indireto, com toda a certeza vai dar pau nos bicos diretos, apodrece tudo o escape … carniça de combustível

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Jr 4 de abril de 2025

Desde quando o álcool contamina óleo? Já viu um motor que só roda com gasolina aberto? Já viu a quantidade de borra?

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Cil farney cabral 2 de abril de 2025

Concordo com todos comentários acima! Safadeza essa mistura vagabunda que não traz benefício a ninguém.

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The Aviator 2 de abril de 2025

Essa misturinha beneficia em muito os usineiros. Essa história de combustível ecológico é papo furado para enganar trouxa.

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Adão Paulino da Rosa 2 de abril de 2025

Os produtores são gulosos,e parte do poder público e federal outros mercenários aí fica difícil de valer apena usar produto que batisa a gasolina!!!

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Waslon Terllizzie Araújo Lopes 2 de abril de 2025

Os números retirados do site do Inmetro parecem obtidos em Nárnia.

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Andre Rocha 2 de abril de 2025

Podem fazer a conta que for! Podem fazer a programação de sustentabilidade e redução de CO2 que for! O Brasil não tem como sustentar toda a frota de veículos utilizando etanol, ainda mais em determinadas épocas do ano chamada entressafra! E mesmo que consigam, o etanol oriundo da cana-de-açúcar é corrosivo (contém água), o que vai fazer com que o brasileiro torça o nariz (novamente) para o etanol!

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Waslon Terllizzie Araújo Lopes 2 de abril de 2025

Nunca vi sentido nesta regra! Tantos fatores determinam o consumo e qualquer tentativa de unificação para gerar um número mágico deve ser tratada como piada.

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Celho 2 de abril de 2025

Com a incidência cada vez maior do etanol na gasolina estão empurrando o etanol aos consumidores de guela abaixo, daqui mais uns tempos não vai mais existir a gasolina, bem como, se é que podemos chamar de gasolina algo que já vem sendo modificado dessa forma. Cadê a gasolina de verdade, pura??? Ainda existe aqui no Brasil??? Com certeza a vantagem da gasolina só deve cair pois já não é mais gasolina e sim mistura…

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Santiago 1 de abril de 2025

Quando chegaram os carros Flex, e a oportunidade de se escolher o combustível, logo surgiu a “régua dos 30%” como referência para se determinar qual deles seria financeiramente mais vantajoso no momento do reabastecimento.
INCRIVELMENTE, em pouco tempo o Etanol sofreu discretos e sucessivos reajustes Até estacionar exatamente…naqueles 30% “mágicos’ abaixo da gasolina
Dizem que “foi o mercado”… Será??? Sabemos que não!!!
Uma vez sufocada a vantagem financeira do Etanol, sobrou apenas a vantagem de autonomia da gasolina – e aí ela dominou!
E qual a medida governamental para “incentivar’ o Etanol??? Com ele batizar a gasolina a níveis cada vez mais elevados e nada recomendáveis para quem só pode usar a gasolina!!!
Teria sido muito mais fácil coibir e desmantelar a continha “mandrake” com a qual o comércio inflou o preço do Etanol, e sufocou a vantagem financeira que ele propiciava ao consumidor.
Daí que, em determinados setores, não se pode simplesmente largar totalmente as rédeas ao tal “sabor do mercado”. Precisa desenhar?

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Guilherme GD 2 de abril de 2025

Finalmente um comentário sensato. Há vários anos eu “discuti” com o Boris sobre isso e ele nunca admitiu. Enfim, chegou o dia que ele resolveu ser honesto com os leitores sobre essa questão. Esses 70% sempre foi manobra pra enganar mais uma vez o trouxa do consumidor.

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Polvo 3 de abril de 2025

Lembro dessa época, acho que por volta de 2003, aqui em SP o álcool era extremamente barato, lembro que ainda não tinha modelos flex, mas tinham algumas opções de modelos a álcool e realmente valia a pena, pois o custo de rodagem era bem menor. Naquela época, o medo pairava, por conta de haver uma crise de abastecimento como aconteceu no início dos anos 90, por isso estes modelos exclusivamente a álcool não tinham mercado.

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