Carro importado só pode usar gasolina premium?

A gasolina brasileira é uma das com a maior octanagem do mundo, o que torna seu uso em motores importados menos problemático

Pistola de gasolina no bocal de abastecimento do carro importado
A maior octanagem evita a detonação ou batida de pino, que é a explosão da mistura antes mesmo da centelha na vela. (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/01/2025 às 07h00

Carro importado tem necessariamente que usar a gasolina Premium? Será que é preciso mesmo utilizar essa opção de combustível que é mais cara e em muitos postos é chamada de outro nome, como Podium pela Petrobras, R pela Shell, Ipimax pela Ipiranga e assim por diante.

VEJA TAMBÉM: 

Em primeiro lugar, ela é mais cara por ter maior octanagem, que vem a ser a resistência do combustível à compressão. Isso evita a detonação ou batida de pino, que é a mistura vir a explodir antes mesmo da centelha na vela.

Entretanto, a nossa gasolina tem um dos mais altos níveis de octanagem do mundo. Tanto a gasolina comum quanto a aditivada no Brasil tem 93 octanas pelo método Research Octane Number (RON).

Por isso, ela pode ser usada até por motores de maior desempenho em carros esportivos ou importados de luxo. E a Premium, possui 102 octanas, sendo a maior octanagem do mundo e necessária apenas carros super ou hiper esportivos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário