Carro 0 km melhora consumo após 2.000 km?
Conversa para boi dormir ou verdade absoluta: o consumo do carro zero diminui após rodar determinada quilometragem?
Conversa para boi dormir ou verdade absoluta: o consumo do carro zero diminui após rodar determinada quilometragem?
Sempre que o dono de um carro zero volta na concessionária para reclamar que o consumo de combustível está elevado, a resposta sempre é: “não se preocupe, depois que o seu motor tiver rodado uns 1.000 a 2.000 km, o consumo vai se reduzir”.
E o dono do carro, obviamente, imagina que isso é uma conversa para boi dormir. E olha, o boi já está dormindo há muito tempo. Sabe por que?
Porque essa conversa não tem nenhum fundamento técnico, porque mesmo depois dos primeiros 1.000, 2.000 km, que as peças internas do motor já se ajustaram, pode ser que haja uma redução do consumo. Porém mínima, quase desprezível.
Se o carro zero está rodando sete quilômetros por litro, pode ser que passe para 7,5 e olhe lá. Mas nunca, como insinuam na oficina, para nove ou 10 km/l.
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Comprei um veículo GM Chevrolet ONIX, LT II, 2022; motor aspirado de 80CV, após consultar alguns sites especializados que informavam que este veículo fazia cerca de 13 km/L na estrada e 16 ou 17 Km/L na BR; ocorre que não faz; este informação não é verdadeira; o meu faz cerca de 8,9 KM na cidade, que é asfaltada e plana (Vilhena/RO) e faz cerca de 9.8 na BR; estou desesperado, porque gastei todas economias que tinha e ainda fiquei com uma baita dívida para pagar em quatro anos; o carro vai ter um acréscimo de uns 40% do valor original; Já reclamei em todos meios disponíveis, fui na concessionário Vemac (GM-Chevroletde de Vilhena-RO), fizeram alguns testes, andaram com o carro uns 3 KM e disseram que estava normal; na época veículo estava com 1.700 km rodado; pediram para aguardar, para “amaciar” o motor; passado vários meses, o Onix está com cerca de 5.000 rodados e faz a mesma merda; coloco gasolina de boa qualidade, aditivada; não excedo a rotação do motor e esta porcaria de carro me deixou triste, abatido; fui de um sonho de comprar um carro novo, ao pesadelo de comprar uma porcaria; cuido muito do carro; veículo está em estado de novo; mas quero me desfazer do carro o mais rápido possível; pois não aguento abastecer este carro beberrão; anda que nem uma tartaruga e gasta mais que um 2.0; na minha avaliação de mais de 40 anos em que usei veículos diversos e marcas diversas, mais de 50 veículos; o problema está no desempenho do motor, o carro tem uma arrancada e uma compressão de motor fraca; ou seja um carro que está lerdo, necessitando de mais aceleração para fazer o mesmo percurso que outros carros fazem com menos gasto de combustível; ou seja um motor mal amaciado, ou um motor “frouxo”; não gostei do carro, e não recomendo; e não corresponde o que se apregoa nos sites especializados; é uma propaganda enganosa; estou imensamente arrependido; O consumo do meu ônix é muito maior de que todas as referências que encontrei em toda a literatura sobre o veículo.
Comprei um fiat 23/24 pulse na consessionaria, está fazendo 8.7 estou passando pelo mesmo que você, praticamente a mesma situacao em termos de arrependimento, de falta de resposta do motor e de frustracao e desgaste emocional.
Boris, com todo respeito e admiração que tenho por você, mas discordo um pouco da matéria. Também sou engenheiro mecanico e de 2009 até hoje, tive 9 carros zero km e absolutamente em todos eu percebi uma redução de consumo com o passar do tempo. Em alguns carros o consumo estabilizou por volta dos 4 mil km e um Bravo 1.8 chegou a estabilizar somente depois dos 10 mil km. Como uso o carro para trabalho, meu consumo é medido sistematicamente, por isso percebo essa redução do consumo com o passar dos quilômetros…
Meu Kia Cerato saiu da concessionária em 2015 fazendo 2,7 Km/l registrados no painel. Em 2018 beirava os 7Km/l de etanol, portanto não preciso de fundamento técnico. Fico satisfeito com o fundamento monetário.