Motores 16 válvulas são problemáticos ou é só mito?

"Alguns desses motores foram problemáticos, mas não por causa das válvulas. Porém, na hora da manutenção, de retificá-los, o custo era maior"

Por Boris Feldman27/02/20 às 06h15

Eu ainda recebo questionamentos de nossos leitores a respeito dos motores com 16 válvulas, ou quatro válvulas por cilindro. É um mito criado no Brasil há quase 30 anos quando chegaram os motores um litro e que,  para aumentar a eficiência, foi adotado esse sistema das quatro válvulas.

Alguns desses motores com 16 válvulas foram problemáticos, mas não por causa das válvulas. Porém, na hora da manutenção, de retificá-los, o custo era maior. Os carros que adotaram essa solução eram chamados de 16 válvulas, porque eram quatro válvulas em cada um dos quatro cilindros.

Mas, hoje existem também os motores de três cilindros com quatro válvulas, num total de doze válvulas. Esta solução é encontrada em quase todos os motores mais modernos do mundo sem nenhum problema técnico.

16v

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Cristiano 28 de fevereiro de 2020

    Sou mecânico e vivo o dia dia com esses veículo, a diferença deles são manutenção na parte do motor que encarasse na hora do orçamento, se fosse motores ruim não fabricavam mais.

  • Avatar
    Neto 28 de fevereiro de 2020

    Motores 16 v n é problemático só exige manutenção correta e esse mito foi criado por conta do gol 16 v quem comorava não dava a manutenção correta e ela era caro pelos mecanicos da época não estarem bem preparados pra mecher então os que sabiam colocavam preço no serviço aí pegou esse mito já tive várias vezes tanto o 16 quanto o 8

  • Avatar
    Paulo 27 de fevereiro de 2020

    Motores 16 v são problemáticos sim.quem tem experiência com carros sabe muito bem disso
    O único 16 valvulas que não da problemas é o da chevrolet.
    Os piores saí da vw e fiat. Motores com erros na engenharia.
    Falta de lubrificação e facilidade pra queimar junta no cabeçote.
    8 válvulas vai ser sempre o melhor, principalmente pela facilidade e baixo custo de manutenção.

    • Avatar
      Felipe Santos 28 de fevereiro de 2020

      Eu tenho um Ford Focus Hatch G2 2011/2011 há três anos. O veículo tem motor 1.6 de 16 válvulas e que está funcionando corretamente desde o primeiro dono (eu sou o segundo). Só foram feitas as manutenções obrigatórias e algumas trocas de peças, o que é normal para um carro de 9 anos de vida. E o custo não foi tão alto assim.

    • Avatar
      Ricardo Ferreira Antonio 29 de fevereiro de 2020

      Esse tipo de pensamento e que é um problema, quando chegou o carro quatro portas no Brasil foi um problema, disseram que não tinha estrutura e blá blá blá, câmbio automático só dá problema e blá blá blá, São pessoas que gostam de reclamar, escravos do dinheiro com medo de gastar, todo motor com manutenção em dia não tem problema, erro de projeto tem sim, no 16V e no 8V, aí ele se torna complicado, pelo erro, não pelas quantidade de válvulas.

  • Avatar
    Josafa 27 de fevereiro de 2020

    Guando fala de motor 16 válvulas. Se lembra de gol. 16 v. Que se disse que não tem plobema tá zuando tive um gol zero 16 v um Parati 16 e um gol 16 turbo vendi tudo com 20 mil km com motor batido menos o gol turbo que Batel ainda na garantia. Depois comprei um Vectra 2.4 16 v. Tá rodando até hoje sem plobema. O defeito e a construção do motor lubrificação deficiente. E o que acontece hoje com os motores 111 da linha gol e Fox. Plobema de cabeçote. Com baixicima km agora. Os motores de hoje. São praticamente todos 4 v por cilindro e são ótimos motores até melhores que os de 8 v

  • Avatar
    Rodrigo 27 de fevereiro de 2020

    O mito negativo foi causado devido a Fiat ter lançado o motor para o Tempra onde era utilizado correia dentada direcionada a 8 válvulas. Vários carros tiveram problemas devido a esse erro de engenharia.

  • Avatar
    Renato cruz 27 de fevereiro de 2020

    O maior problema dos motores 16v são os seus donos,e os mecânicos que não se atualizam,mecânicos de fusca pra vida toda,aí quando vai fazer algo em um motor desses fala que é o motor que não presta…

  • Avatar
    Serrano 27 de fevereiro de 2020

    E mito eu tenho um o que muda tudo mais peças e conserto e carro igual a todos

  • Avatar
    Paulo Cesar Rodrigues de Lima 27 de fevereiro de 2020

    não tem problema se o dono fazer como está no manual colocar o óleo correto usar aditivo certo e respeitar as trocas ,pois tem um amigo que tem um gol faz tudo correto não tem problema ,o carro não tem problema o dono que não cumpre o certo.se descuidar nem tanque de guerra aguenta……

  • Avatar
    Emerson 27 de fevereiro de 2020

    O problema dos motores, qualquer motor é a falta de conhecimento de muitos mecânicos, falta interesse de muitos em aprender e ainda o governo não ajuda.

    • Avatar
      Fred 27 de fevereiro de 2020

      Hehe o governo é foda

      • Avatar
        Jorge 27 de fevereiro de 2020

        Eu vou dar uma Idea para a tesla fabricar um elétrico 16valvula…ki ki ki..

      • Avatar
        Jair Pereira 29 de fevereiro de 2020

        Tenho um Vectra cd 16 válvula já está com 18o ooo km e faço viagem de 600 km tranquilo

Avatar
Deixe um comentário