Motores 16 válvulas são problemáticos ou é só mito?

"Alguns desses motores foram problemáticos, mas não por causa das válvulas. Porém, na hora da manutenção, de retificá-los, o custo era maior"

motor 16v
Por Boris Feldman
Publicado em 27/02/2020 às 06h15
Atualizado em 27/02/2020 às 14h09

Eu ainda recebo questionamentos de nossos leitores a respeito dos motores com 16 válvulas, ou quatro válvulas por cilindro. É um mito criado no Brasil há quase 30 anos quando chegaram os motores um litro e que,  para aumentar a eficiência, foi adotado esse sistema das quatro válvulas.

Alguns desses motores com 16 válvulas foram problemáticos, mas não por causa das válvulas. Porém, na hora da manutenção, de retificá-los, o custo era maior. Os carros que adotaram essa solução eram chamados de 16 válvulas, porque eram quatro válvulas em cada um dos quatro cilindros.

Mas, hoje existem também os motores de três cilindros com quatro válvulas, num total de doze válvulas. Esta solução é encontrada em quase todos os motores mais modernos do mundo sem nenhum problema técnico.

16v

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Demikelis 19 de março de 2022

Bom! Eu ja oivir muitos boatos sobre reclamações sobre os motores 16v, alguns falam que sao bons outros ruins, na manutenção ou pra conservacao, tenho um gol g2 16v e ele nunca me deu problema, o unico que tive agora ja é pelo tempo de idade dele que ele ja esta pedindo pra ser feito o motor, pois o ano dele é 95. estamos agora em 2022 é mais que justo uma materia se desgastar e ter que gastar pra tem uma máquina pronta né? Vou ter essa experiência quando refazer o motor, deixar em observação a quilometragem e desempenho do motor e ver esse é verdade ou mito essa historia. E vou fazer com as minhas proprias mãos.

Avatar
MARCELO CASTROVIEJO RIBEIRO 23 de junho de 2020

É bem relativo o caso sobre maior potência em carros de 16 válvulas. E no caso de ser mais complicado o 16 válvulas com certeza é..e sobre chances do quebra também é maior, quanto mais peças moveis tem um motor mais chance de dano, até é por isso que motores aeronáuticos nao possuem mais e um par de válvulas por cilindro, e nem os marítimos por apresentar mais segurança, sem contar que para motores q necessitem de um torque melhor a baixa rotaçoes, leva vantagem o de 2 valvulas por cilindro. Hoje em dia motores nao sao feitos pra durarem, até pq se levarmos em conta q um motor simples e básico dos anos 70 podiam virar 700 mil km o que nada hj chegaria perto. Um dos motivos da extinçao do motor AP era sua simplicidade e baixo custo de manutençao, e era um maquina de tirar potência a custo baixo.

Avatar
Cristiano 28 de fevereiro de 2020

Sou mecânico e vivo o dia dia com esses veículo, a diferença deles são manutenção na parte do motor que encarasse na hora do orçamento, se fosse motores ruim não fabricavam mais.

Avatar
Neto 28 de fevereiro de 2020

Motores 16 v n é problemático só exige manutenção correta e esse mito foi criado por conta do gol 16 v quem comorava não dava a manutenção correta e ela era caro pelos mecanicos da época não estarem bem preparados pra mecher então os que sabiam colocavam preço no serviço aí pegou esse mito já tive várias vezes tanto o 16 quanto o 8

Avatar
Paulo 27 de fevereiro de 2020

Motores 16 v são problemáticos sim.quem tem experiência com carros sabe muito bem disso
O único 16 valvulas que não da problemas é o da chevrolet.
Os piores saí da vw e fiat. Motores com erros na engenharia.
Falta de lubrificação e facilidade pra queimar junta no cabeçote.
8 válvulas vai ser sempre o melhor, principalmente pela facilidade e baixo custo de manutenção.

Avatar
Felipe Santos 28 de fevereiro de 2020

Eu tenho um Ford Focus Hatch G2 2011/2011 há três anos. O veículo tem motor 1.6 de 16 válvulas e que está funcionando corretamente desde o primeiro dono (eu sou o segundo). Só foram feitas as manutenções obrigatórias e algumas trocas de peças, o que é normal para um carro de 9 anos de vida. E o custo não foi tão alto assim.

Avatar
Ricardo Ferreira Antonio 29 de fevereiro de 2020

Esse tipo de pensamento e que é um problema, quando chegou o carro quatro portas no Brasil foi um problema, disseram que não tinha estrutura e blá blá blá, câmbio automático só dá problema e blá blá blá, São pessoas que gostam de reclamar, escravos do dinheiro com medo de gastar, todo motor com manutenção em dia não tem problema, erro de projeto tem sim, no 16V e no 8V, aí ele se torna complicado, pelo erro, não pelas quantidade de válvulas.

Avatar
Josafa 27 de fevereiro de 2020

Guando fala de motor 16 válvulas. Se lembra de gol. 16 v. Que se disse que não tem plobema tá zuando tive um gol zero 16 v um Parati 16 e um gol 16 turbo vendi tudo com 20 mil km com motor batido menos o gol turbo que Batel ainda na garantia. Depois comprei um Vectra 2.4 16 v. Tá rodando até hoje sem plobema. O defeito e a construção do motor lubrificação deficiente. E o que acontece hoje com os motores 111 da linha gol e Fox. Plobema de cabeçote. Com baixicima km agora. Os motores de hoje. São praticamente todos 4 v por cilindro e são ótimos motores até melhores que os de 8 v

Avatar
Rodrigo 27 de fevereiro de 2020

O mito negativo foi causado devido a Fiat ter lançado o motor para o Tempra onde era utilizado correia dentada direcionada a 8 válvulas. Vários carros tiveram problemas devido a esse erro de engenharia.

Avatar
Renato cruz 27 de fevereiro de 2020

O maior problema dos motores 16v são os seus donos,e os mecânicos que não se atualizam,mecânicos de fusca pra vida toda,aí quando vai fazer algo em um motor desses fala que é o motor que não presta…

Avatar
Serrano 27 de fevereiro de 2020

E mito eu tenho um o que muda tudo mais peças e conserto e carro igual a todos

Avatar
Paulo Cesar Rodrigues de Lima 27 de fevereiro de 2020

não tem problema se o dono fazer como está no manual colocar o óleo correto usar aditivo certo e respeitar as trocas ,pois tem um amigo que tem um gol faz tudo correto não tem problema ,o carro não tem problema o dono que não cumpre o certo.se descuidar nem tanque de guerra aguenta……

Avatar
Emerson 27 de fevereiro de 2020

O problema dos motores, qualquer motor é a falta de conhecimento de muitos mecânicos, falta interesse de muitos em aprender e ainda o governo não ajuda.

Avatar
Fred 27 de fevereiro de 2020

Hehe o governo é foda

Avatar
Jorge 27 de fevereiro de 2020

Eu vou dar uma Idea para a tesla fabricar um elétrico 16valvula…ki ki ki..

Avatar
Jair Pereira 29 de fevereiro de 2020

Tenho um Vectra cd 16 válvula já está com 18o ooo km e faço viagem de 600 km tranquilo

Avatar
Deixe um comentário