Você ainda liga faróis durante o dia?
Você sabia que o Código de Trânsito Brasileiro flexibiliza o uso do farol aceso durante o dia em determinadas ocasiões?
Você sabia que o Código de Trânsito Brasileiro flexibiliza o uso do farol aceso durante o dia em determinadas ocasiões?
Pelo jeito os motoristas aqui no Brasil não prestam muita atenção nas alterações introduzidas no Código de Trânsito. E como eu ando com relativa frequência em rodovias de duas pistas, eu reparei que quase todos os automóveis passam por mim com os faróis ligados durante o dia.
E essa foi uma das alterações do código.
Foi eliminada essa obrigatoriedade dos carros circularem com faróis ou luzes diurnas em estradas de duas pistas. A obrigatoriedade permanece apenas nas estradas de uma única pista ou em dias de chuva, cerração ou neblina, ou nos túneis.
VEJA TAMBÉM:
Essa alteração faz parte de uma lista delas que foi aprovada pelo Congresso no ano passado, depois sancionada pelo presidente Bolsonaro e que entrou em vigor no último dia 12 de abril.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A preocupação nunca foi ou serra para ajudar e sim para gerar multa e arrecadação ,vcs se lembram do extintor que agora não precisa mais do kit primeiro- socorros ,dos faróis ligados e agora a cadeirinha,toda vez que o povo consegue se antenar numa lei e não gera mais multa ela deixa de valer e fazem outra .
O problema e saber se o agentes rodoviários estão atualizados, pois são tão maliciosos e sem bom senso, que é preferível deixar ligado !
E na minha opinião gera maís segurança e nas rodovias , principalmente nas que cortam os grandes centros como aqui em BH, que tem um fluxo muito grande de veículos e péssimos motoristas!!!
Os faróis acesos durante o dia, garantem que você vai ser visto e por isso é mais seguro manter a prática. Eu faço esse uso dos faróis muito antes da implantação no Codigo de Transito Brasileiro e acredito que deveria ser obrigatório para veículos destinados a cargas e transporte de pessoas.
Sou motorista proficional a 49 anos. Graças a Deus, com um prontuário sem registro de acidente como emvolvido ou provocado. Quanto a obrigatoriedade dos farois acêsos eu continuo obedecendo, por achar ser inportante. A primeira empreza a fazer uso desta pratica “com bom resultado” foi a VIAÇAO ITAPEMIRIM. Com esta pratica, as extatisticas mostraram grande redução de colisões frontal. Fui funcionario desta empreza por 10 anos. E tive oportunidade de participar de muitas reuniões que tratava de segurança no trânsito. E dava-se muita inportacia a esta pratica dos faróis acesos ! Meu nome é Frncisco Carlos Feitosa .
Sou habilitado a 40 anos, trabalho com transporte e acho prudente manter ligado. Embora nossa legislacao mude constantemente ha itens importantes. Por exemplo, eu manteno o kit primeiros socorros (dentro da validade) ja foi lobby, ja foi obrigatorio, mas e importante. Num acidente, chame o resgate. Mas pequenas lesoes acontecem…
Por questões de segurança, ando com faróis acessos até na cidade. O veículo fica mais visível.
Faróis acesos só serve para os radares se tornarem mais eficazes e vc trocar de bateria frequentemente.
Não é obrigatório, mas também não é proibido ??
Eu acho que não é questão de ler ou não,eu deixo os faróis acesso por conta da segurança.Esse negócio de em uma pista pode em outra não pode acaba confundindo a mente da pessoa e acaba pegando multa.Quem sabe não é esse o objetivo deles.Então pra não correr o risco eu deixo acesso em todas as pistas inclusive na cidade, Assim pela força do abito também não corro o risco de esquecer,
Não é que o cidadão deixa de prestar atenção aos códigos é que eles mudam muitas vezes e desnecessário que, fazem a confusão na cabeça de qualquer um.
Se não é obrigatório em pista dupla ou região urbana o porque na simples o é?
Infelizmente no Brasil são criadas leis e normativas no trânsito de veículo para arrecadação, quase nunca para benefício dos usuários.
Já virou costume, e se não afeta e pode ser pela segurança eu vou continuar.
Sempre fui contra essa medida,pois que não consegue enxergar um veículo no sentido contrário em plena luz do dia não poderia ter carta de motorista. Minha opinião.
Cypriani,seu raciocínio está corretíssimo. Quem não enxerga nao
guia
Com toda razão se durante o dia não consegue ver um veiculo não vai ver uma pessoa um animal então não pode ter habilitação
Concordo, se não enxerga um veículo durante o dia, não poderia estar dirigindo e se enxerga e mesmo assim mão evita o acidente, não foi por causa do farol, foi sim, inabilidade ou outro motivo qualquer.
Eu ligo os faróis pensando na minha segurança e na segurança de terceiros. Eu vejo que os faróis aceso chama a atenção tanto de pedestres quanto de motoristas.
Eu continuo usando os faróis acesosos mesmo durante o dia e em qualquer lugar, nas rodovias, na cidade já é automático prefiro assim.
Eu ligo mesmo já está no automático é igual colocar o cinto e outra no Brasil a desinformação é total, é um tal de proíbe não proíbe já virou foi bagunça.
O engraçado é o tom crítico dessa reportagem para com os motoristas que PREFEREM deixar aceso os faróis durante o dia. Um jornalista com “50 anos de rodagem” escrever um texto desse? Chega a ser bizarro!
Já eu, acho engraçado alguém necessitar de um farol nos olhos para enxergar um veículo vindo em direção contrária a luz do dia… Não poderiam ter direito a habilitação por absoluta falta de capacidade/habilidade para dirigir… Bizarro isso…
Sempre achei essa obrigatoriedade um absurdo pelo simples fato de ter mais visibilidade do veiculo, oras, se uma pessoa não enxergar outro veículo a pelo menos 100 metros, acho melhor não dirigir mais e procurar um oftalmo.
Eu ligo os faróis indep ndentendenleis pois sei que um carro com os faróis acesos é mais fácil de ser visto tanto por pedestres quanto por outros motoristas, não me importo se as lâmpadas tiverem menor vida útil, queimoubtroco, e penso sempre no benefício da segurança.
Eu ja ligo o carro com o farpl mesmo na cidade, nao vou lembrar de acender ele. Melhor garantor o bolso. Quando estamos dirigindo o nivel de concentração nao permite que vc tenha o cuidado de ficar ligando e desligando farol.
O alternador trabalha pra isso.
Ano passado fui multado mesmo c faróis acesos , e a cerca de uns 50 metros tinha uma patrulha e seus policiais dentro da mesma, e após meses recebi a multa , tentei contestar mais na multa estava escrito ” Não fui parado devido o auto fluxo de veículos” sendo que o fluxo estava tranquilo..Mais enfim eles sempre tem razão..E após pagamento ainda recebi a mesma notificação ..
Mesmo em rodovias duplas, seu farol pode chamar a atenção do motorista da frente que será ultrapassado e que, distraído, talvez mudasse de faixa bem na hora. Só há ganhos com o farol aceso durante o dia.
Kkkkkkkk morrendo de rir aqui com esse povo que criticou farol alto quando foi decretado e rindo ainda mais com gente reclamando do título do post, gente é só um bate papo/pesquisa. Quem acha que isso aqui está errado… criem um e sejam felizes… o post e a discução aqui foi muito boa..
Há pós e contras… usem se quiser.. mas não é mais obrigatório… não vai chegar multa na sua casa por causa de um guarda tapado que anotou sua placa pq esqueceu de ligar o farol.. agora é cada um por si e todos pelos cegos durante o dia rsrs
E parabéns ao criador dessa zona toda.. tem muita gente que ainda não sabia e agora estão sabendo.
Infelizmente vai sim…. recebi uma multa por trafegar numa via urbana com o farol desligado num dia de garoa. Ao contestar, recebi a resposta que o código na alínea B fala: durante o dia, em tuneis “e” sob chuva, neblina. Ou seja esse “e”, da direito a multar em qualquer lugar não só em estradas ou tuneis e como não especificou a qtde de chuva, caiu um pingo já é passível de multa. Essa foi a resposta
Reportagem de terraplanista
Ainda bem
Não é que os brasileiros não presta atenção mas sim medo da máfia das multas pais cheio de ladrões corruptos
Com o Sol na cara, o farol aceso do carro em sentido contrário faz falta sim!
Eu uso sempre, uso na cidade, uso em pista simples, pista dupla. Quem preferir não usar que não use, a lei não te proíbe de usar. Te proíbe de não usar em certos tipos de rodovias e em determinadas circunstâncias.
Concordo em gênero, número e grau, penso e faço o mesmo. Muito antes da obrigatoriedade (e agora desobrigatoriedade), sempre andei de faróis acesos. Foi uma educação de trânsito de ser mais visível que aprendi com meu pai e meus avôs.
Parabéns meu amigo, eu também sempre usei isso é questão de segurança. Não importa se é obrigado ou não.
Certo, essa reportagem é terraplanista
Parabéns… Eu também já usava por questão de visibilidade do meu veículo no trânsito… Aprendi onde aprendemos boas posturas e comportamentos: Nas Forças Armadas.
Continuo a favor dos faróis acesos durante o dia….tem muito ceguinho mo trânsito.
Se é cego, também não vai enxergar o farol. Acho isso o cúmulo.bem plena luz do dia muita gente acaba esquecendo de ligar e uma única vez que vc esqueça pode lhe custar dinheiro e ponto na carteira. Indústria da multa.
Já que estão falando de farol .por favor avisem os motoristas que fatal de neblina é só quando houver neblina.tem muita gente que liga todos os faróis……
Pior são uns idiotas que trafegam aqui no RJ que ligam todos os faróis, mas o principal deixa no alto.
Se uma pessoa não consegue enxergar outro carro ao meio dia com o sol a pino só pq o farol está desligado (como se fizesse a mínima diferença), esse motorista é um perigo aos demais pq ele é cego
Concordo Fernando… e tenho certeza que no meio destes que comentaram abaixo, tem vários que meteram a boca na lei de faróis acesos quando foi criada… agora são “pela segurança”… Quem quer manter ligados, faça, mas não encha o saco dos outros com isso… coitada da democracia… só apanha neste Brasil…
Melhor comentário da matéria… Não mudaria uma vírgula”””
Abraços
Vocês tiram os antolhos de vocês para dormir ?
É o que eu sempre digo. Envés de endurecerem as punições para quem dirigir embreagado e que realmente causa acidentes,o governo acha melhor criar outra lei que é a do farol ligado durante o dia ,. Se tem algo que eu nunca vi é alguém dizer que se acidentou por que o outro estava com o farol desligado durante o dia .
So fazer exame de vista asim se nao enchergar outro veiculo imagina um pedestre
Por acaso você já percebeu que as aeronaves, mesmo durante o dia, usam os faróis durante o pouso, taxiamento e decolagem? O motivo é justamente torná-la mais visível, sendo que elas são muito maiores do que os carros. À grande distância, se o farol estiver ligado, já chama a atenção. Se estiver apagado, será apenas mais um objeto na paisagem no meio de tantos outros.
Que matéria sem sentido, perguntar se ainda usamos farol durante o dia?? Dá a entender que é errado, vamos fazer uma matéria decente né autopapo, tanta coisa melhor pra trazer de informação,essa foi bola fora!!!
É proibido andar com farol aceso? Senão qual o problema de andar de uma forma comprovadamente mais segura
Gente, não e obrigado a andar com faróis desligados, quem achar importante só ligar.
Segurança em primeiro lugar, por favor autopapo vamos melhorar as matérias!
Olá, Barreto. Nós apenas trouxemos um fato, a mudança do CTB. Segurança em primeiro lugar!
Obrigado e abraço
Um fato? Perguntando se a gente “ainda usa farol durante o dia nas rodovias”, então não deveríamos usar??
Se a segurança é em primeiro lugar, melhor nem falar sobre essa possibilidade de andar “apagado”, melhor manter as pessoas desinformadas sobre isso.
A questão não é ser ou não obrigatório.
Você não deve nem ter CNH…. matéria ridícula.
Talvez em pista Dupla o Farol é até mais importante do que em pista simples, pois os caminhões te enxergam melhor pelo retrovisor. E na cidade é extremamente importante para o pedestre te ver. A nova Lei é Burra.
Concordo
Melhor usar quando não precisa do que esquecer no dia que precisar rs
A questão não é prestar ou não atenção nas leis de trânsito. Farol aceso sempre é mais seguro, até em vias de duas ou mais pistas. Além do que, se você está numa via com obrigatoriedade do uso de luz acesa e vai para outra onde não é, terá que ficar se lembrando de ligar e apagar as luzes. Melhor deixar acesas direto, não sei como fazem uma meia lei dessa.
Exato
Aqui no Brasil só fazem leis polêmicas. Precisam ser mais práticos e eficazes complicam os motoristas que desejam estar de bem com a vida. Meu nome é Amaro abraço a todos.
Que ótimo q ninguém sabe, porque não é uma mera questão legal, é de segurança. Andei a vida inteira com faróis acesos nas estradas e há um bom tempo tb na cidade.
O autor parece discordar…
Apesar de não ser obrigatório, usar o farol acesso durante o dia aumenta a segurança, principalmente quando se trata de veículos escuros.
Deveria ser opcional quem quiser ascender os faróis, acho uma bobagem andar com farol aceso com um sol brilhando e o cara que não consegue enxergar um veículo com o sol quente pode fazer exame de vista
Até acho mais seguro travegar com faróis baixos acessos em todos os casos, mas acho que a principal questão aqui é o direito ou não de ser multado já que no Brasil convivemos com uma indústria de multas.
Boa noite a todos isso é só para gerar multas ligado de dia e queimado a noite farol é para o escuro ou neblina estamos no Brasil não na Europa
Estou de acordo Fagner
Existem lugares específicos para a prática de faroes acesos durante o dia tais como:
Chuva muito forte,neblina e túneis
As fábricas de lâmpadas e baterias agradecem
Grato