Etanol aditivado: entenda se é necessário

Combustível vegetal não gera resíduos como a gasolina, mas tem menor lubricidade em relação ao derivado do petróleo

bomba etanol tanque combustivel portal
Abastecendo o veículo com etanol aditivado (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/10/2023 às 18h02

Eu comentei recentemente que é preferível abastecer com a gasolina comum e o próprio motorista jogar o frasquinho de aditivo no tanque para ter certeza da aditivação e por isso eu recebi vários questionamentos a respeito do etanol.

VEJA TAMBÉM:

  • E aí, o etanol aditivado também vale a pena ou o próprio motorista joga o aditivo no tanque? Mas aí vale a pena lembrar que a conversa com o etanol é outra, pois seu teor de carbono é muito baixo e dispensa o uso dos aditivos dispersantes e detergentes como na gasolina.
  • O aditivo do etanol é mais pela lubricidade que lhe falta e para combater os 8% de água no etanol hidratado. Mas a sua aditivação não é tão importante como a da gasolina e por isso só duas marcas oferecem esse produto no posto, a Shell e a Petrol.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário