Como evitar que a poeira das estradas de terra invada a cabine do carro

Durante aquele trajeto em estrada de terra a poeira dentro do carro é sempre um problema. Mas, dá para remediar isso.

Por Boris Feldman14/03/19 às 18h27

Seja no off-road ou em pequenos trechos de terra, saber como evitar que a poeira da estrada de terra entre no habitáculo do automóvel é salvar o dia.

[TRANSCRIÇÃO]

Você de repente no seu roteiro foi surpreendido com um trecho de terra na estrada, que é muito movimentada e não teve chuvas recentes, o que significa muita poeira pela frente. E, muitas vezes, poeira dentro do automóvel se ele não estiver com uma perfeita a vedação de borrachas e canaletas. Mas, tem um artifício, um recurso utilizado só mesmo por quem roda frequentemente em estradas de terra pra compensar essa deficiência na vedação do automóvel, que é ligar o ar-condicionado ou, na falta dele, o sistema de ventilação na intensidade máxima.

Porque se você soprar um ar, seja ele frio ou na temperatura ambiente, não importa, esse ar soprado pra dentro da cabine vai tentar sair exatamente pelas frestas onde estava entrando a poeira. Ora, se a poeira quer entrar mas tem o ar da ventilação querendo sair, um neutralizado o outro e assim você consegue eliminar, ou reduzir em grande parte, aquele poeirão que tanto incomoda os passageiros. Mas, atenção! Para que isso funcione a cabine tem que estar hermeticamente fechada, para que se forme uma pressão deste ar em seu interior. Pressão essa que será responsável por neutralizar o fluxo de poeira externa tentando entrar no automóvel.

poeira que invade o interior do carro
  • Matéria publicada originalmente em 3 de junho de 2018.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário