Diferentes parâmetros, condições climáticas, topografia e forma de uso geram muitas dúvidas do real alcance em distância do carro elétrico ou híbrido
Com a popularização do carro eletrificado, um fator passou a ter muita relevância: a autonomia. Essa informação fornecida pela fábrica corresponde ao alcance do veículo, ou seja, quantos quilômetros ele roda com uma carga de bateria.
VEJA TAMBÉM:
Mas, um ponto importante é que esse alcance, essa quilometragem, na verdade não representa a realidade. Em primeiro lugar, porque existem vários padrões para determinar esses quilômetros.
Em segundo lugar, porque o ar-condicionado, a topografia ou a temperatura ambiente também influenciam demais essa autonomia. Porém, o alcance de carros eletrificados apresenta um outro probleminha, especificamente no caso do carro híbrido plug-in.
Acontece um equívoco, pois as fábricas declaram autonomia de 1.100 km ou 1.200km. Só que, na realidade, esse é o total combinado do alcance da bateria, que é cerca de 100 km e mais 900 ou 1.000 do tanque de combustível. Complicado, não é?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
É um pouco o que acontecia quando só haviam veiculos a combustão: Na propaganda era anunciado aos quatro ventos que o veiculo podia fazer médias superiores a 20 km por litro. Sim, podia mesmo, desde que em 4° marcha à 65-70 km/h, em pista sem aclives e curvas, e também sem outros veículos para dividir o tráfego.
A diferença é que, em caso de “surpresas” com a autonomia, é só reabastecer no posto mais próximo. Já no caso do elétrico, esse tipo de situação ainda continua sendo complicada.