Consumo de combustível aumenta quando o ar quente é ligado?
Você usa o ar quente de vez enquanto e pinta aquela dúvida: será que há alguma alteração no consumo como no caso do ar-condicionado?
Você usa o ar quente de vez enquanto e pinta aquela dúvida: será que há alguma alteração no consumo como no caso do ar-condicionado?
Leitor do nosso AutoPapo faz uma pergunta interessante: quando o ligo ar-condicionado para esfriar o carro nos dias mais quentes, eu sei que eu estou aumentando o consumo de combustível. E, quando eu ligo o ar quente, também aumenta o consumo?
Não, o ar frio exige que o motor do carro movimente um compressor igual ao da geladeira, do ar condicionado da casa da gente. Este compressor rouba potência do motor e aumenta o consumo. O ar quente já existe sempre no motor, quer você o direcione para dentro do carro, quer ele seja dissipado pelo radiador.
Aliás, este é um dos motivos pelos quais o nosso motor a combustão é considerado tão pouco eficiente, porque a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor. É por isso que dizem, brincando, que o motor do nosso carro é um ótimo aparelho de calefação, aproveitado, também, para movimentar o automóvel.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa tarde, O sistema de ar quente joga ar frio tb?
Esse cara é fera em conhecimento , e sempre ouço as dicas do auto papo , para que eu possa ter um aprendizado sobre mecânica, obrigado Boris .
Me tira uma dúvida qual e a melhor opção entre a TRACKER e a T.CROSS para PCD
Bom dia, muito obrigado por essas informações, descrições bem claras o objetivas sobre ar-condicionado.
O Ar quente, diferente do Ar-condicionado funciona com o veículo ligado nos pós-chave. (Motor sem funcionar).
Desconheço veículo que se utiliza de troca térmica vinda do motor para climatização da cabine. Isso é tecnologia restrita às aeronaves monitorada pela A.P.U.
Nos veículos o aquecimento é feito pela resistência, resistor do ventilador.
Que eu saiba,todos carros utilizam o ar quente proveniente da combustão do combustível. Se não ligar o motor,não vai aquecer nunca a cabine.
Bruno, nós automóveis contemporâneos, o aquecimento do ar da cabine é feito via trocador de calor ar/água, sendo o ar aquecido numa espécie de “radiador” que troca calor com o líquido de arrefecimento que refrigera o motor.
O ar quente funciona com a Água do motor. No interior da caixa evaporadora tem um pequeno radiador por onde a Água vinda do motor circula.. a resistência só serve para graduar a ventilação. Não consome combustível.
Na mesma linha do ar quente.
Como funciona o ar “temperado” no ar condicionado?
O compressor fica funcionando e o ajuste na temperatura vem com a água quente do motor ou o compressor fica ligando e desligando em função da temperatura? Reparo que se estou com o ar temperado e desligo o ar condicionado imediatamente sai ar quente.
O ar condicionado não tem a inteligência de ficar ligando e desligando , quando vc liga ele gera “ar gelado ” numa única potência. Quando coloca o seletor numa posição intermediária o ar quente e jogado junto.
Depende do veículo! Carros mais luxuosos tem dual zone e conseguem regular a temperatura desejada!
Teria como aproveitar esse calor gerado da combustão para reciclar energia? Ou seja, transformá-la em energia elétrica em um carro híbrido por exemplo?