Consumo do carro zero não bate com o anunciado. Por quê?

Ouvinte do AutoPapo questiona o porquê do consumo do carro zero dele estar diferente do anunciado pelo fabricante

shutterstock 608852045
Por Boris Feldman
Publicado em 29/09/2018 às 14h00

O consumo do carro zero, em relação ao gasto com combustível, nem sempre é o mesmo que é anunciado pelo fabricante.Há alguma explicação razoável para isso?

[TRANSCRIÇÃO]

Um dos motivos que levou um ouvinte nosso a comprar um carro zero quilômetro foi o baixo consumo de combustível, anunciado pelo fabricante. Ele começou a rodar com o carro e fazer as contas, o consumo era maior que o anunciado.

Ele reduziu, então, o peso do pé direito e deixou de esticar tanto as marchas antes de cambiar. Porém, o consumo continuava acima do anunciado. Levou o carro a concessionária, pra ouvir na oficina que o seu carro ainda era praticamente zero quilômetro. E que aquele consumo anunciado só seria possível depois do motor amaciado, de uns quatro a cinco mil quilômetros rodados.

Ele quer saber se há uma explicação razoável. Sim, pode haver uma redução do consumo, mas nada muito significativo. O carro, ao invés de oito quilômetros por litro, pode passar a rodar oito e meio, no máximo nove por litro. Mas, não de oito para dez ou onze quilômetros por litro. Mágica, ninguém faz.

consumo do carro zero
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luis Carlos russi 10 de fevereiro de 2022

Teria como entre com processo, comprei um fiat pulce 2022 1.0 turbo, na informação o carro é para fazer 14km na BR e 12 km na cidade ,não está fazendo 8km na cidade e BR. Na gasolina

Oque fazer já falei com mecanico e ele me falou que não tem oque fazer.

Avatar
Miller Aparecido De Ramos Almeida 2 de julho de 2021

Isso teria como entrar na justiça? Pois acabo de comprar um Fox zero e a média dele está em 6,2 mas em sua etiqueta marca que faz 7,8 uma diferença bem grande.

Avatar
Antonio Caser 20 de fevereiro de 2019

Os carros continuam bebendo assustadoramente, e não é por conta da nossa gasolina que é um LIXO, ADULTERADA, mas pela GANÂNCIA. Existe tanta tecnologia mas não conseguem construir um carro que consuma menos, a média fica em 10 km/l. Será que existe algum “acordo” entre os fabricantes e os “tu-barões” do petróleo?

Avatar
Arnaldo Lisbôa 29 de setembro de 2018

Sr. Boris, a gasolina na qual eles fazem testes é diferente? Por que não a explicação por essa diferença, eles sempre poe a culpa na maneira de dirigir ou na gasolina adulterada. Precisamos partir de um principio para assim fazermos uma nova regra. Não concorda?

Avatar
Deixe um comentário