Não usou o óleo certo e correia dentada arrebentou: entenda!

As correias dentadas de alta durabilidade exigem que o plano de manutenção da montadora seja seguido fielmente para evitar problemas

correia dentada oleo espirrando continental portal
Tem que usar o óleo certo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/06/2023 às 07h02

O motor do seu carro tem aquela correia dentada que dura acima de 200 mil km, ao contrário de várias outras que exigem troca entre 60 mil km a 120 mil km. Mas essas costumam arrebentar antes e levar junto o próprio motor.

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Correia ‘a óleo’

  • Entretanto, essas correias de alta durabilidade usadas no Brasil pela GM e pela Ford exigem um cuidado especial que é a especificação do óleo.
  • Elas são banhadas no mesmo óleo do motor. E já teve muito caso de automóvel que chegou na oficina com o motor quebrado, porque a correia de alta durabilidade arrebentou antes dos 100 mil km, porque o dono do carro substituiu o óleo por outro qualquer que não seguia as rígidas especificações do fabricante do automóvel.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
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Carlos Mello 24 de junho de 2023

Sou da geração em que as coisas duravam muito. Tento me convencer ou me acostumar com o presente. Não bastasse a era do descartável ainda tem o fator muito pior disso tudo. O crime da falsificação inescrupulosa.

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Evandro 20 de junho de 2023

Está claro que correia banhada a óleo é furada. Entra nessa quem quer. Meu carro tem 4 cil e correia dentada. Estou super satisfeito. Carros com motores e cil são ilusão.

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Polvo 20 de junho de 2023

Essas correias banhadas a óleo mais parecem “gambiarra” para aumentar durabilidade da correia tradicional. Não entendo o por quê de muitas montadoras não utilizarem corrente nos motores como fazem a Toyota e Honda. A própria Ford utilizou corrente no motor Zetec Rocam e era um diferencial desses modelos em relação a concorrência.

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Alex 19 de junho de 2023

Discordo de vc, pois eu tenho um Renault Sandero 1.0 16v ano 2016 uso óleo recomendado pela montadora e hoje está com 238. Mil km rodado e motor enxuto macio só troco correia dentada antes do prazo e o óleo também junto do filtro a cada troca. Troquei o kit embreagem com 210mil km era original ainda. Sigo a risca as recomendações das montadoras.

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Marcio 20 de junho de 2023

Caro Alex seu comentário está fora de contexto, o assunto é sobre GM e Ford 3 cilindros com correia dentada interna banhada a óleo. Renault, VW utilizam ou corrente interna no óleo ou correia dentada tradicional do lado externo do motor. A reportagem está correta… o dono anterior do meu ecosport usava 5w30 sintético, porém sem o componente original que preserva a correia… arrebentou com 55.000 na minha mão levando o cabeçote junto…
Hoje só compro carro com corrente ou correia tradicional fácil de inspecionar!

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marcelo 19 de junho de 2023

Carros de papel, carros para um dono só. Vamos achar quem conseguiu rodar o que o manual especifica, seguindo a risca todas as recomendações. Difícil !!. Quem trocou seu carro confiável com mecânica tradicional pela nova “experiência” , já sabe que, se não ficou, pode ficar na mão, bem naquela viagem de férias. Fácil acusar o óleo, quando o problema é de concepção e materiais. Afinal são muitos relatos parecidos.

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Alex 19 de junho de 2023

Discordo de vc, pois eu tenho um Renault Sandero 1.0 16v ano 2016 uso óleo recomendado pela montadora e hoje está com 238. Mil km rodado e motor enxuto macio só troco correia dentada antes do prazo e o óleo também junto do filtro a cada troca. Troquei o kit embreagem com 210mil km era original ainda. Sigo a risca as recomendações das montadoras.

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marcelo 20 de junho de 2023

ACREDITO QUE VOCÊ TALVES NÃO TENHA ATENTADO AO TEMA EM QUESTÃO ! ESTAMOS FALANDO DOS MOTORES NOVOS, PROJETOS NOVOS, COM CORREIAS DENTADAS INTERNAS BANHADAS EM ÓLEO ! NÃO É O CASO DO SANDERO 2016 !

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zebac 19 de junho de 2023

O pequeno blow by existente em qualquer motor pode levar contaminantes de gasolina adulterada ao óleo levando a está falha catastrófica. Melhor a boa e velha silent chain ou correia seca.

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Ivan 19 de junho de 2023

Particularmente não compro e nem recomendo estas bombas, sem contar a mão de obra especializada e muito cara pois para troca se desmonta o motor todo. Vou ficando com meu Fox Msi 1,6, não é nenhuma maravilha más estou satisfeito.

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Cleto 19 de junho de 2023

Maior burrada correia dentada banhada a óleo, a GM não tinha mas o que inventa e inventou uma caixa de problemas pra quem não conhece de motor. Eu não compro um carro desse é jamais compraria.

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Luciano Romão Leite 19 de junho de 2023

Deveriam abolir essa famigerada correia dentada, passar a ser correia de comando.

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Paulo henrique Guedes 19 de junho de 2023

Eu acho que os carros já devia ter adotado corrente comando acabar de vez com correias dentadas nos motores. É uma economia se o.proprietario não trocar sai caro. E muitas vezes vc troca e ela arrebenta.

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Dalmo 19 de junho de 2023

O autor do texto e mal informado sobre o assunto..nenhum carro que usa correia dentada lubrifica a correia, agora a corrente sim, e interna e lubrificada pelo óleo do motor, acho TB uma sacanagem montadoras usarem correias, enquanto deveria usar corrente, porque a correia não dá sintoma de estar Prestes a quebrar, já a corrente não arrebenta sem antes dar barulho, e dificilmente da defeito antes de 200a300mil kms

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Bob Xap 19 de junho de 2023

Meu amigo, mau informado está você. Existem vários carros com Correia dentada banhada a óleo. O Google não permite mais ignorância de conhecimento.

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Fernando 19 de junho de 2023

Os carros mais novos que eu saiba tem uns que são banhados a óleo sim… é como se fosse a corrente no óleo mas é correia. Triste não?! A correia estourar é bem mais fácil que a corrente… economia (se é que pode falar) ao meu ver que não deveria ter.

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Leandro 19 de junho de 2023

Estás muito mal informado, esses motores modernos 3 cilindros, são correia de comando lubrificada com o mesmo óleo do motor, no manual do carro, a indicação de troca , é de 240.000km

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Paulo Kalsing 19 de junho de 2023

Ka 1.5 3cilindros 2019 sempre usei óleo original da Ford mas a correia que era para aguentar 160 .000 não dura 80.000 km ela se despeça e entope até o pescador já tive de tocar 3x e sempre no limite… Muita atenção para quem tem este KA da Ford

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Fernando 19 de junho de 2023

Isso é bem verdade. Tem uma oficina que eu vejo e todo dia um dos mecânicos está retificando desses motores porque estouram correia… eles trabalham com frotas, tá certo que a manutenção é negligenciada pela empresa da frota. Mas a verdade é que dá problema mesmo já perguntei pro mecânico, por mais que olhe e dê manutenção, ele fala que o melhor é trocar tudo com 60mil km e boa.

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Antônio César 19 de junho de 2023

Concordo em parte na questão onde foi dito que o “dono ” é responsável por não colocar o óleo especificado. A verdade é que são tantas as falsificações e alterações em óleo motor, que não se pode mais confiar em ninguém. Já ouvi relatos que numa revisão agendada, numa concessionária no ABC paulista, os mecânicos desta, usaram óleo de especificações totalmente contrária ao indicado na ordem de serviço. Isso acontece tb em postos de gasolina, onde o responsável pela troca de óleo, usou um outro produto de qualidade inferior e cobrou o mais caro. E não devemos esquecer, que tudo se falsifica hoje em dia e não é diferente com óleo. No começo do ano foi descoberto um galpão que fazia essa pilantragem . Então dizer que o dono fez errado? Nem sempre é assim. Só comentei pq já vi trocadores de óleo agindo de má fé e também já tive um amigo que comprou óleo aditivo famoso, falsificado.

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