A metálica não dá uma dentada no dono do carro

Correia dentada ou corrente metálica: qual delas é a mais duradoura e confiável? Veja aqui os pontos positivos e negativos de cada uma

correia metalica corrente motor carro automovel veiculo
Corrente metálica no motor de um automóvel no lugar da correia dentada (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/11/2020 às 07h30

“A correia dentada do meu motor arrebentou”, reclama um leitor do AutoPapo, “e muito antes da quilometragem prevista para troca”. E quer saber o que fazer: nada!

Além de assumir o prejuízo e procurar, na próxima, um carro que tenha corrente metálica, pois ela jamais se rompe.

Essa correia dentada de borracha pode até durar a quilometragem prevista, mas pode ir pro ‘beleléu’ muito antes, se o carro roda muito em região de minério ou de muita poeira.

Algumas fábricas jamais desistiram da corrente metálica, outras foram para a dentada e migraram de volta para a metálica.

Os únicos motores com correia dentada de longa duração são os da Ford, pois duram 250 mil quilômetros. Se a do seu carro é a dentada, fique de olho!

Corrente metálica no motor de um automóvel no lugar da correia dentada
Vai comprar ou trocar de carro? Priorize o que tenha corrente metálica (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ozias Santos silva 28 de junho de 2021

Quero participar da promoção da Deline

Avatar
Rbt 19 de novembro de 2020

Os carros da. Ford não usam correia dentada e sim corrente metálica

Avatar
Lopes 20 de novembro de 2020

Os motores ecoboost utilizam Correia dentada

Avatar
Sergio 20 de novembro de 2020

O Ka usa correia dentada.

Avatar
Eu mesmo 20 de novembro de 2020

Meu KA 2013 Zetec Rocam, usa corrente metálica.

Avatar
Alves 23 de novembro de 2020

FMotor Ford-Zetec Rocam 1.6 só usa corrente metálica. Alias, motor muito durável. Pense num motor que roda mais de 120mil km e nem vaza oleo, claro mantendo a manutenção em dia.

Avatar
OpalaSemCaneco 15 de maio de 2021

120k é pouco, motor bom mesmo dura no mínimo 300k (isso é: motores a gasolina/flex)

Avatar
Rento 19 de novembro de 2020

Tem com resolver a questão da correia; é só comprar uma de qualidade e trocar as polias pq elas tbm desgastam;fica a pergunta_como um engenheiro diz que não tem como fazer nada?

Avatar
Héctor 19 de novembro de 2020

Absurdo! Pelo visto alguém não fez TCC, projetos de integração ou pelo menos um relatório descente na vida. Matéria sem fundamentação, vaga, e ainda. Fazendo que quem for leigo acredite nessa conversa fiada, correia dentada seca é usada nos motores sigma, a qual segundo o manual deve ser trocada ou substituída a cada 160000 km, motor 1.5, e não 250000 km.
A correia dentada que deve ser trocada com km superior a 200000 km é a correia dentada embebida em óleo, mesmo assim a quilometragem para troca é 260000 km, motor 1.0 três cilindros. Consequentemente, as informações apresentadas na presente página estão completamente erradas.
O que se espera de alguém que se diz ” engenheiro” é fundamentação e apresentação precisa sobre mecanismos de sincronismo ou outros.
Dica: ler, se atualizar e ficar por dentro das novidades tecnológicas aplicadas a mecânica automotiva é dever do responsável que divulga as informações.
Leiam!

Avatar
João 20 de novembro de 2020

Me admiro você querer vim dar lição de moral se não se deu nem o trabalho de ler o texto ou escutar o vídeo! Quem falou que Correia dentada seca dura mais de 200.000? Ele falou que a corrente dura 250.000 ou ora vida toda.

Avatar
Héctor 20 de novembro de 2020

A seguir coloco o texto da matéria que o seu mestre ou herói publicou:”Os únicos motores com correia dentada de longa duração são os da Ford, pois duram 250 mil quilômetros. Se a do seu carro é a dentada, fique de olho!”
Recomendo que você leia direito e verifique as informações antes de debater, pois em tempos de acesso fácil a informação é no mínimo vergonhoso você defender informações incorretas. Se você não acredita no que eu escrevi, Tenta baixar o manual técnico da Ford. Lá você terá informações precisas.

Avatar
OpalaSemCaneco 15 de maio de 2021

Por isso que eu não gosto de advogado kkkkkkkkkkkk

Avatar
Mendes 19 de novembro de 2020

Como assim a corrente nunca rompe? Já fiquei na estrada com um CR-V que a corrente quebrou!

Avatar
Marco 19 de novembro de 2020

Reportagem sem corpo, ainda fez uma propaganda mentirosa das correias dentadas de carros da Ford. Pra quem não entende nada de mecanica, não serviu pra nada, pra quem conhece um poquinho também não serviu pra nada.

Avatar
Pronca 19 de novembro de 2020

Matéria ultra completa e realmente esclarecedora para os leigos. Ou isso foi só a primeira temporada ?!… Eu sei do que estão falando. Mas e os outros ?!… Completem isso aí… É algo muito importante pra parar onde pararam.

Avatar
Deixe um comentário