Correia do motor arrebentou: prejuízo é alto?!

Motor tem, basicamente, duas correias que podem arrebentar, mas em um dos casos, se prepare para gastar dinheiro com o conserto

correia motor mecanico portal
Confira qual correia é! (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/09/2023 às 07h02
Atualizado em 22/09/2023 às 10h33

Como saber se arrebentou a correia do seu motor? Depende. Se foi a correia do alternador, vai acender uma luzinha de alerta do sistema elétrico no painel.

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Correia dentada

  • Porém, se o seu motor não tem a corrente de aço para acionar o eixo comando de válvulas, então ele tem uma correia dentada que exige troca por prazo ou quilometragem, mas que pode arrebentar antes do prazo previsto para a substituição.
  • E neste caso é fácil saber o que aconteceu, pois o motor para imediatamente de funcionar. E em muitos motores, quando isso acontece, ocorre uma trombada interna de componentes, o que exige que o motor seja aberto em uma retífica para o reparo. E aí o que arrebenta também é o seu saldo bancário.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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Polvo 25 de setembro de 2023

Atenção redobrada se o motor tiver bomba d’água acionada pela correia dentada.

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Polvo 25 de setembro de 2023

Meu cunhado tem um Polo 1.6 com motor EA-111 e a bomba d’água travou, a correia dentada pulou dentes e as válvulas empenaram. Prejuízo de 3800,00. Na linha GM, pra que tem modelos com motores família I e II também precisa ficar esperto, pois a correia dentada aciona a bomba d’água. Quando for trocar a correia dentada, troque também o tensor e a bomba d’água.

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PAULO 24 de setembro de 2023

aconteceu isso comigo, tenho um fox , estava a 80 km/h e a correia arrebentou, não sei se foi milagre mas não aconteceu nada com o motor, só troquei a correia e ta normal denovo.

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Rogério Faria 23 de setembro de 2023

Que saudades dos velhos motores que só tinham a correia do alternador. Partiu? era soa arriar o alternador, trocar e seguir viagem.

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Polvo 26 de setembro de 2023

Toyota e Honda ainda são assim, só tem uma correia de acessórios. Alguns modelos da Ford também eram, como o Zetec Rocam e Duratec. Se não me engano alguns modelos da Nissan também usam corrente ao invés de correia dentada. Isso poupa muitas dores de cabeça e gastos de manutenção.

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João Paulo 22 de setembro de 2023

Passei por esse prejuízo antes dos 90 k. Por precaução havia trocado com 50 k na Concessionária. Carro com correia dentada, nunca mais!

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