Cuidados ao deixar o carro parado por longos períodos

Em viagens longas sem o carro é preciso tomar certas precauções, para que na volta, o seu automóvel parado não lhe dê um baita prejuízo

Por BORIS FELDMAN30/05/18 às 19h30

Você irá viajar sem o automóvel ou, por algum outro motivo, o seu carro vai ficar muito tempo parado na garagem? Veja essa dica para que ele não te dê um trabalhão quando você for tirá-lo da garagem.

[TRANSCRIÇÕES]

Ouvinte do AutoPapo disse que vai viajar para o exterior e que vai ficar alguns meses fora. Ele quer saber quais são os cuidados a serem tomados com o automóvel que irá ficar parado. Ele já ouviu aqui a nossa recomendação de não ligar o motor duas, três vezes por mês e que é melhor arranja alguém para sair com o carro para rodar uns 15 ou 20 minutos, e que, caso contrário, o ideal é nem mexer com o motor.

Mas além disso, quais seriam as outras recomendações? A primeira: aumente a calibragem dos pneus de uns 20 a 30%. Ou seja, se a pressão normal é de 30 libras, passe para 35 a 40, para evitar uma deformação do pneu na região que fica em contato com o piso. Se o automóvel vai ficar parado mais do que seis meses, é conveniente ao voltar trocar o óleo do motor e o filtro.

Além disso, é bom desligar a bateria também. E a água, tira ou deixa no radiador? Deixe o líquido do sistema de refrigeração em paz, não mexe com ele. E no tanque de gasolina? Há quem diga que ele deva ser mantido cheio, outro sugere esvaziá-lo. Mantê-lo abastecido reduz a possibilidade de oxidação de ferrugem interna, porém como a gasolina se deteriora, ela não dura mais do que dois, ou três meses, e perde as suas propriedades, é melhor deixar o tanque vazio.

carro vai ficar muito tempo parado

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Jeff 31 de maio de 2018

    Olá,
    Ao invés de ligar toda semana o carro por 20 minutos por exemplo e deixar parado. Seria melhor andar 20 minutos uma vez por mês?

Deixe um comentário