Cuidados na hora de estacionar em ladeiras

Ao estacionar em aclives ou declives, é importante tomar alguns cuidados para que o carro continue lá quando você voltar

Por Boris Feldman17/08/18 às 23h30

Estacionar em ladeiras exige certos cuidados para não estragar o pneu e para prevenir que o automóvel não desça a rua, no caso de uma falha no freio de mão.

[TRANSCRIÇÃO]

Eu comentei aqui no nosso AutoPapo recentemente sobre o perigo de estacionar o carro numa ladeira e virar o pneu contra o meio fio, a guia, e apoiá-lo ali, o que pode provocar a ruptura da carcaça da parte interna do pneu. Alguns ouvintes não entenderam a minha explicação, a minha recomendação e questionam: mas quando eu estaciono numa ladeira, acima ou abaixo, eu viro a roda contra o passeio, a calçada, mas sem encostá-lo na guia, no meio-fio, isso aí é condenado?

Não, o que não pode é encostar o carro, virar a roda e apoiar o pneu completamente no meio fio, na guia. Porque isso pode provocar uma ruptura da sua parte interna. Mas, estacionar o carro em uma ladeira, além de engrenar a primeira ou ré, e além de puxar o freio de mão com força, virar a roda sem pressionar o pneu é uma boa medida de segurança. Porque na hipótese remota de um carro se soltar, ele ainda será contido pelo meio fio, guia, evitando que o carro de desça ladeira abaixo.

estacionar em ladeiras
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Hdaal 19 de agosto de 2018

    Nesse caso, desengrenando o carro para dar a partida, há problema em ligar o carro pisando no freio? Não confio no freio de mão de jeito nenhum

Avatar
Deixe um comentário