Desligar o controle de estabilidade é uma boa? Depende
Recentemente comentei aqui sobre a possibilidade de desligar o controle de tração do carro. Em relação ao de estabilidade, como proceder?
Recentemente comentei aqui sobre a possibilidade de desligar o controle de tração do carro. Em relação ao de estabilidade, como proceder?
Eu respondi há poucos dias a pergunta de um ouvinte querendo saber o por quê de se desligar o controle de tração do carro. O sistema eletrônico que impede as rodas motrizes de patinarem quando se arranca.
VEJA TAMBÉM:
E, logo depois, chegou a pergunta de um outro: “para quê (igualmente) que se desliga o controle eletrônico de estabilidade, o ESC, um equipamento tão importante para a segurança?”
É o seguinte: alguns carros esportivos costumam oferecer essa opção de desligar o ESC.
O que só deve ser feito se o motorista quiser testar suas habilidades ou “se divertir” com o carro, provocando sua escorregada nas curvas ou se for com ele para um evento na pista. Pois neste caso, ao invés de ajudar, o ESC atrapalha, pois freia uma roda na curva.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Bem colocado seu ponto de vista.
Mas também é utilizado a função de desativar quando o veículo esta em alguma pista escorregadia (ex: estrada de terra molhada, atoleiro). Nessas situações você utiliza a função de desabilitar para conseguir sair desse tipo de local. Pois com ele ativado o sistema não deixaria a roda patinar, dificultando ou até impossibilitando a saída desse local.