Qual a diferença entre os câmbios Dualogic e I-Motion?

Você sabe no que diferem os câmbios automatizados Dualogic, da Fiat, do câmbio I-Motion, da Volkswagen? Ambos dão aquela soluçada na hora de cambiar?

Por Boris Feldman20/06/18 às 21h30

Os câmbios automatizados Dualogic e I-motion tem alguma diferença ou são “farinha do mesmo saco”? E, o que vem a ser esse tipo de câmbio? Veja mais abaixo:

[TRANSCRIÇÃO]

Qual é a diferença entre o câmbio Dualogic, da Fiat e o I-Motion, da Volkswagen? Nenhuma, ambos são chamados de robotizados ou de automatizados. Que venha a ser um câmbio manual normal, porém sem o pedal da embreagem e sem a alavanca de mudanças,  porque tem um computador que se encarrega de passar as marchas para o motorista.

Ambos são fornecidos pela mesma empresa, Magneti Marelli. O da Fiat chamava-se Dualogic, mas agora virou GSR, com os botõezinhos para comando no console. Além desses dois, na linha Chevrolet tem também o Easytronic. Todos estes automatizados apresentam o mesmo problema: na hora de cambiar ele dá uma desconfortável soluçada. Tanto que a Volkswagen já decidiu brevemente eliminar com esse soluço substituindo o automatizado I-Motion pelo automático tradicional.

câmbios automatizados
câmbios automatizados
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Luiz Carlos 21 de junho de 2018

    meu carro Linea 2015 Absolut não dá tranco a troca é suave

    • Andrea Santos Dias 11 de janeiro de 2019

      Ja tive esse carro e foi um trauma na minha vida, quando vejo um na rua quase infarto so de lembrar a merda que era!

  • Luiz Carlos 21 de junho de 2018

    meu Linea 2015 Absolut dualogic, a troca é suave nem sente trocar a marcha

    • Jackson 21 de junho de 2018

      É que talvez vc nunca dirigiu um automatico legítimo, esses automatizado trocam as marcas de maneira diferente, vista como tranco pelas pessoas.

  • Wilson 21 de junho de 2018

    Tenho um Idea 2014 tb não sinto os tão falados “trancos” É só aliviar um pouco o acelerador nas trocas. Há verdadeira perseguição com os automatizados…sem motivo aparente, na minha opinião.

    • Jackson 21 de junho de 2018

      Também acho, mas pra engavetar é ruim, ele não tem lenta e o acelerador é bem sensivel, qualquer descuido pode bater.

    • Edvaldo Souza 21 de junho de 2018

      Eu tbm, tenho um Braço ESSENCE Dualogic, e não sinto esses tão falados e criticados trancos. As marchas mudam quase que imperceptíveis. Se o ponto crítico é o tranco, já dirigiu (e Andrei) em muitos carros automáticos que dão trancos.

      • Luciana 9 de fevereiro de 2019

        Seu é 1.8? Nunca te deu problemas? Pegamos um 2012 mas fiquei meio insegura com medo por ser dualogic, faz tempo que vc tem o Seu?

    • Hider 6 de dezembro de 2018

      Perfeito!! Tenho um Bravo Blackmotion 2016 e é exatamente assim!!!
      A partir da 3ª marcha até pisando forte o tranco é imperceptível.
      Infelizmente os automatizados são muito discriminados pelo brasileiro.

  • CATALIN VASILE ILIES 21 de junho de 2018

    Os automáticos do corola de 4 marchas são uma merda prefiro os robotizados

    • Reinaldo 6 de agosto de 2018

      Haha que piada!

  • Laurentino oliveira da Silva neto 21 de junho de 2018

    Tenho um Fiat Strada adventure 2016 dualogic, é maravilhoso, não vejo diferença com Toro automático, é só aliviar pé na hora da mudança de marcha, até

  • CLAUDEMIR M ROCHA 30 de julho de 2018

    Ja tive 02 corolas automaticos…hoje tenho uma adventure automatizada….Não sei o porque de tanta reclamação…quase não percebo as trocas. Só não pode quebrar….ai a manutenção é carissima.

  • Henrique 7 de agosto de 2018

    Tive um grand Siena 2013 duologic, foi a pior coisa que fiz na minha vida. Câmbio barulhento e dava uns trancos horrorosos.. nunca mais compro um automatizado.

  • rone 15 de setembro de 2018

    tenho 1 linea dualogic comprei já sabendo dos defeitos desse câmbio (comprei de teimoso kk) usei 2 anos até quebrar levei na fiat ficava só 13 mil pra arrumar,então quer um conselho não compre carro com câmbio dualogic,corra quando ouvir dualogic e i-motion e a mesma porcaria disfarçada !!

  • Joseph 2 de janeiro de 2019

    Tenho um Fox I-motion, e realmente dá para perceber muito bem a soluçada na troca de marcha, principalmente da 1ª para a 2ª marcha, outro ponto é que ao ligar o carro e sair com ele em uma ladeira, ele não reconhece a rotação do motor automaticamente para realizar a troca da marcha, ou seja, quando for acelerar é como se estivesse de 1ª e da aquele mega tranco para depois reconhecer a rotação e fazer a troca. Então está de carro automático parecendo um cabaço sem saber trocar a marcha kkkkk

    • Andrea Santos Dias 11 de janeiro de 2019

      Quem já teve carro automático sempre vai acabar os automatizados uma bosta!! Quem sai de um manual pra um automatizado acha até legal! Os carros automatizados são uma merdaaa, nunca mais quero , simplesmente uma porcaria! Quem não quiser utilizar embreagem compre um automático, se não puder comprar um continue no manual!

Deixe um comentário