Qual a diferença entre os câmbios Dualogic e I-Motion?

Você sabe no que diferem os câmbios automatizados Dualogic, da Fiat, do câmbio I-Motion, da Volkswagen? Ambos dão aquela soluçada na hora de cambiar?

Por BORIS FELDMAN20/06/18 às 21h30

Os câmbios automatizados Dualogic e I-motion tem alguma diferença ou são “farinha do mesmo saco”? E, o que vem a ser esse tipo de câmbio? Veja mais abaixo:

[TRANSCRIÇÃO]

Qual é a diferença entre o câmbio Dualogic, da Fiat e o I-Motion, da Volkswagen? Nenhuma, ambos são chamados de robotizados ou de automatizados. Que venha a ser um câmbio manual normal, porém sem o pedal da embreagem e sem a alavanca de mudanças,  porque tem um computador que se encarrega de passar as marchas para o motorista.

Ambos são fornecidos pela mesma empresa, Magneti Marelli. O da Fiat chamava-se Dualogic, mas agora virou GSR, com os botõezinhos para comando no console. Além desses dois, na linha Chevrolet tem também o Easytronic. Todos estes automatizados apresentam o mesmo problema: na hora de cambiar ele dá uma desconfortável soluçada. Tanto que a Volkswagen já decidiu brevemente eliminar com esse soluço substituindo o automatizado I-Motion pelo automático tradicional.

câmbios automatizados
câmbios automatizados

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

13 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • rone 15 de setembro de 2018

    tenho 1 linea dualogic comprei já sabendo dos defeitos desse câmbio (comprei de teimoso kk) usei 2 anos até quebrar levei na fiat ficava só 13 mil pra arrumar,então quer um conselho não compre carro com câmbio dualogic,corra quando ouvir dualogic e i-motion e a mesma porcaria disfarçada !!

  • Henrique 7 de agosto de 2018

    Tive um grand Siena 2013 duologic, foi a pior coisa que fiz na minha vida. Câmbio barulhento e dava uns trancos horrorosos.. nunca mais compro um automatizado.

  • CLAUDEMIR M ROCHA 30 de julho de 2018

    Ja tive 02 corolas automaticos…hoje tenho uma adventure automatizada….Não sei o porque de tanta reclamação…quase não percebo as trocas. Só não pode quebrar….ai a manutenção é carissima.

  • Laurentino oliveira da Silva neto 21 de junho de 2018

    Tenho um Fiat Strada adventure 2016 dualogic, é maravilhoso, não vejo diferença com Toro automático, é só aliviar pé na hora da mudança de marcha, até

  • CATALIN VASILE ILIES 21 de junho de 2018

    Os automáticos do corola de 4 marchas são uma merda prefiro os robotizados

    • Reinaldo 6 de agosto de 2018

      Haha que piada!

  • Wilson 21 de junho de 2018

    Tenho um Idea 2014 tb não sinto os tão falados “trancos” É só aliviar um pouco o acelerador nas trocas. Há verdadeira perseguição com os automatizados…sem motivo aparente, na minha opinião.

    • Jackson 21 de junho de 2018

      Também acho, mas pra engavetar é ruim, ele não tem lenta e o acelerador é bem sensivel, qualquer descuido pode bater.

    • Edvaldo Souza 21 de junho de 2018

      Eu tbm, tenho um Braço ESSENCE Dualogic, e não sinto esses tão falados e criticados trancos. As marchas mudam quase que imperceptíveis. Se o ponto crítico é o tranco, já dirigiu (e Andrei) em muitos carros automáticos que dão trancos.

    • Hider 6 de dezembro de 2018

      Perfeito!! Tenho um Bravo Blackmotion 2016 e é exatamente assim!!!
      A partir da 3ª marcha até pisando forte o tranco é imperceptível.
      Infelizmente os automatizados são muito discriminados pelo brasileiro.

  • Luiz Carlos 21 de junho de 2018

    meu Linea 2015 Absolut dualogic, a troca é suave nem sente trocar a marcha

    • Jackson 21 de junho de 2018

      É que talvez vc nunca dirigiu um automatico legítimo, esses automatizado trocam as marcas de maneira diferente, vista como tranco pelas pessoas.

  • Luiz Carlos 21 de junho de 2018

    meu carro Linea 2015 Absolut não dá tranco a troca é suave

Deixe um comentário