Como arrancar na subida sem auxiliar de partida em rampa

Vai arrancar naquela subida íngreme e não quer que o carro desça nem um pouquinho? Tem um jeitinho que salva muito nessas horas

Por BORIS FELDMAN20/06/18 às 23h30

Seu carro não tem o auxiliar de partida em rampa e nem freio eletrônico, e você tem que arrancar em uma subida íngreme. E, agora? Não se preocupe, tem um macete que ajuda muito nessas situações de aperto.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo  diz que nos ouviu comentando sobre esses automóveis mais modernos que oferece um dispositivo eletrônico que segura o carro na subida e evita que ele volte alguns metros na hora de arrancar, que é o auxiliar de partida em rampa. Ele diz que o carro dele não tem esse dispositivo e qual é a nossa sugestão para evitar essa inoportuna marcha ré.

Se o motorista não tem aquela coordenação motora para controlar os pedais de embreagem, freio, acelerador e arrancar sem deixar o carro voltar, existe um outro método muito simples e eficiente: depois que o carro parou na subida, puxe a alavanca do freio de estacionamento, mantenha um pé na embreagem e outro no acelerador. Quando for a hora de arrancar, basta você soltar a alavanca do freio de mão, ou de estacionamento, enquanto solta o pedal da embreagem e pisa no acelerador.

arrancar em uma subida íngreme

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário