Dirigir com neblina: o que o motorista não deve fazer!
Passar a mão nos vidros, usar o farol alto e ligar o pisca-alerta não são boas opções para manter a segurança nessa situação
Passar a mão nos vidros, usar o farol alto e ligar o pisca-alerta não são boas opções para manter a segurança nessa situação
Tem motorista que entra em pânico se estiver na estrada e de repente surgir um trecho com neblina da pesada. Principalmente à noite, quando a visibilidade piora sensivelmente. Mas existem dicas que ajudam a suavizar (ou piorar) o sofrimento do condutor ao dirigir com neblina. Selecionamos o que você deve – ou não – fazer para melhorar as condições de direção:
Jamais acionar o pisca-alerta rodando com o carro. Ele só deve ser ligado ao estacionar no acostamento. Ou quando se estiver reduzindo a velocidade devido a um congestionamento mais à frente.
Outra dica é de não usar as mãos para limpar o embaçamento do para-brisa, pois elas deixam gordura no vidro e, mais tarde, quando ele se embaçar de novo, a visibilidade vai ficar ainda mais prejudicada pela sujeirinha que se gruda na gordura . Tenha sempre um paninho ou uma flanela para limpar o para-brisa nestas ocasiões.
Existe à venda em postos e lojas de peças uma flanela química própria para esta situação que contém uma substância especial para evitar o embaçamento. Quando ele começa a perturbar a visibilidade, basta umedecê-la e esfregar na parte interna dos vidros para que eles não se embacem durante horas.
Ligar os faróis altos, nem pensar! O ideal é utilizar o farol baixo, pois o facho de luz dele chega mais rapidamente no asfalto e sofre, portanto, menos interferência da própria neblina, iluminando melhor o trecho à frente. Se o carro tiver faróis de neblina, tanto melhor, é hora de acioná-los, e também o traseiro. Que vem a ser aquela luz vermelha mais forte, para sinalizar seu carro para os motoristas que vêm atrás, no caso de neblina ou chuva forte.
Finalmente, dirigir a noite com neblina é quase impossível se o automóvel tiver estas películas tipo insulfilme nos vidros, aquelas exageradas e que excedem (maioria dos casos) o percentual de escurecimento previsto pela legislação. São muito perigosas pois prejudicam a visibilidade. A noite, com neblina e chuva, não dá para enxergar nada à frente…
Como os vidros do carro estão fechados, a possibilidade de embaçar o para-brisa é elevada e vale a pena acionar o ventilador, posicionando as saídas de ar voltadas contra o vidro. Se o carro tiver o equipamento de ar-condicionado, melhor ainda: ele deve ser acionado ajustando o fluxo de ar contra o para-brisa, para desembaçá-lo rapidamente.
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