Dirigir com neblina: o que o motorista não deve fazer!

Passar a mão nos vidros, usar o farol alto e ligar o pisca-alerta não são boas opções para manter a segurança nessa situação

farois neblina noite
Por Boris Feldman
Publicado em 18/04/2018 às 14h22
Atualizado em 20/01/2020 às 20h30

Tem motorista que entra em pânico se estiver na estrada e de repente surgir um trecho com neblina da pesada. Principalmente à noite, quando a visibilidade piora sensivelmente. Mas existem dicas que ajudam a suavizar (ou piorar) o sofrimento do condutor ao dirigir com neblina. Selecionamos o que você deve – ou não – fazer para melhorar as condições de direção:

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google
Boris explica quais são os comportamentos que um motorista não deve adotar quando está em uma estrada dirigindo com neblina.

O que não se deve fazer:

Jamais acionar o pisca-alerta rodando com o carro. Ele só deve ser ligado ao estacionar no acostamento. Ou quando se estiver reduzindo a velocidade devido a um congestionamento mais à frente.

Outra dica é de não usar as mãos para limpar o embaçamento do para-brisa, pois elas deixam gordura no vidro e, mais tarde, quando ele se embaçar de novo, a visibilidade vai ficar ainda mais prejudicada pela sujeirinha que se gruda na gordura . Tenha sempre um paninho ou uma flanela para limpar o para-brisa nestas ocasiões.

Existe à venda em postos e lojas de peças uma flanela química própria para esta situação que contém uma substância especial para evitar o embaçamento. Quando ele começa a perturbar a visibilidade, basta umedecê-la e esfregar na parte interna dos vidros para que eles não se embacem durante horas.

Ligar os faróis altos, nem pensar! O ideal é utilizar o farol baixo, pois o facho de luz dele chega mais rapidamente no asfalto e sofre, portanto, menos interferência da própria neblina, iluminando melhor o trecho à frente. Se o carro tiver faróis de neblina, tanto melhor, é hora de acioná-los, e também o traseiro. Que vem a ser aquela luz vermelha mais forte, para sinalizar seu carro para os motoristas que vêm atrás, no caso de neblina ou chuva forte.

Finalmente, dirigir a noite com neblina é quase impossível se o automóvel tiver estas películas tipo insulfilme nos vidros, aquelas exageradas e que excedem (maioria dos casos) o percentual de escurecimento previsto pela legislação. São muito perigosas pois prejudicam a visibilidade. A noite, com neblina e chuva, não dá para enxergar nada à frente…

O que se deve fazer ao dirigir com neblina:

Como os vidros do carro estão fechados, a possibilidade de embaçar o para-brisa é elevada e vale a pena acionar o ventilador, posicionando as saídas de ar voltadas contra o vidro. Se o carro tiver o equipamento de ar-condicionado, melhor ainda: ele deve ser acionado ajustando o fluxo de ar contra o para-brisa, para desembaçá-lo rapidamente.

Boris explica quais são os comportamentos que um motorista não deve adotar quando está em uma estrada dirigindo com neblina.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário