8 dicas para dirigir com segurança

Oito dicas simples que podem ajudá-lo a fugir de problemas

Por AutoPapo 27/09/17 às 17h00

Dirigir com segurança, manter o veículo em boas condições de operação e conduzi-lo de forma a nunca perder o controle. Por isso, é importante fazer revisões periódicas, se habituar à maneira correta de guiar o carro e também e ficar atento ao funcionamento dos equipamentos de segurança. Veja oito dicas simples que podem ajudá-lo a fugir de problemas.

Nada de banguela!

dicas
lever switching of transmissions an auto

Uma situação comum é a de motoristas que colocam o veículo em ponto morto quando dirigem sobre declives suaves, controlando a velocidade apenas com o freio. A prática, no entanto, não é segura e deve ser evitada. A famigerada “banguela” diminui a estabilidade do carro e prejudica o controle se uma freada brusca for necessária. O recomendado é que se mantenha o automóvel engatado lenta, fazendo uso do freio motor.

Pneus no esquema

dicas
mechanic changing a wheel of a modern car in a workshop

Também deve-se garantir que os pneus estejam em boas condições de utilização. Para tanto, evite que o desgaste ultrapasse a medida de 3 milímetros de profundidade nos sulcos. A legislação indica que 1,6 milímetro é a profundidade mínima, mas esse é o ideal apenas para terrenos secos. Em caso de chuva, sulcos bem definidos oferecem mais estabilidade.

Puxe o freio de mão!

dicas
Woman hand pull hand brake of a car

Ao estacionar puxe a alavanca do freio de mão com vigor. Quando o automóvel está em uso, seus componentes se aquecem e dilatam, o que leva ao falso ajustamento do freio. Passados alguns minutos, as pastilhas e outros elementos esfriam e voltam às dimensões normais, podendo levar à perda do freio.

Usar o cinto é a mais antiga das dicas!

dicas
Driver sits in the car and fastens his seat belt

O cinto de segurança deve ser usado por todos, tanto na dianteira quanto na traseira. Enquanto a maioria das pessoas já se acostumou a usá-lo na frente, muitos ainda deixam de fazê-lo nos bancos de trás. Porém, se houver uma colisão frontal, os ocupantes no assento traseiro são lançados para frente. Além de se machucarem, colocam também motorista e carona em risco.

Olho nos airbags

dicas

É importante estar atento ao funcionamento dos airbags. Atualmente, as bolsas de ar podem ser instaladas em diversos locais do automóvel, como nas laterais, sobre os vidros e nas portas. Contudo, a maioria dos veículos brasileiros conta apenas com dois airbags na dianteira, exigidos por lei. Nesse caso, se houver uma batida lateral, o equipamento não será ativado. O mesmo ocorre com capotamentos laterais e colisões em baixa velocidade, porque não apresentam o tipo de desaceleração detectável pelo sistema de airbags dianteiros. Então, se possível, prefira um veículo equipado com airbags laterais.

Cadeirinha para os pequenos

dicas
Boy Watching DVD in Minivan

Crianças de até sete anos de idade devem ser transportadas em cadeirinhas especiais, presas aos bancos traseiros. O sistema de fixação Isofix é o que oferece a maior segurança, pois está conectado ao chassi do veículo. O dispositivo, no entanto, ainda não é exigido por lei e não está presente em todos os modelos. Por isso, se for adquirir um veículo novo, escolha um que ofereça o Isofix.

Tudo limpo

dicas
Car air conditioner in the front interior passenger for adjust airflow, selective focus, Automotive part concept.

O filtro de cabine é outro componente de segurança importante, embora muitas vezes seja esquecido. Sua função é purificar o ar no interior do veículo, livrando-o de partículas nocivas à saúde. O componente se encontra no sistema de ventilação, mesmo em modelos que não contam com ar-condicionado, e deve ser substituído periodicamente, de acordo com o manual. Para quem circula por estradas de terra e regiões de mineração, a troca deve ser feita com frequência maior. Alguns modelos populares saem da fábrica sem o filtro de cabine e, nesse caso, é recomendável que o proprietário faça a instalação.

Atenção ao recall das montadoras

dicas
Recall road sign

Por último, não deixe consultar se há chamados de recall para o seu automóvel. A informação pode ser encontrada com facilidade, no site da montadora. As campanhas de recall não têm data de validade e corrigem defeitos que afetam a segurança. Confira nossa lista completa de convocações em 2017, aqui.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Franco Vieira 29 de setembro de 2017

    Ajustar e USAR os retrovisores, para alguns, parece enfeite!

Avatar
Deixe um comentário