Disco de embreagem no câmbio automático? Algo está errado

O carro com câmbio automático não tem embreagem. Já os automatizados, que muita gente confunde com o tradicional, têm essa peça

Por BORIS FELDMAN13/11/18 às 23h30

Alguns motoristas confundem o câmbio automatizado com o automático. E quando surge um orçamento com a trocar o disco de embreagem, eles se sentem lesados.

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo pergunta: o carro automático tem embreagem? Ele diz que levou o carro para uma revisão na concessionária, e no orçamento veio a troca do disco de embreagem. E ele se sentiu lesado, mas como não entrou em detalhes, não tem de jeito saber se a concessionária está ou não querendo passar a perna nele. Porque se o câmbio, como ele diz, é automático é claro que não tem embreagem. Esse câmbio tem conversor de torque.

Entretanto, como hoje existe também o câmbio automatizado, e que muitos chamam de automático, é possível que o seu carro tenha mesmo embreagem. É o caso desses Dualogic, I-Motion e Easytronic, que são câmbios manuais com embreagem, mas que não têm nem a alavanca para passar marchas nem o pedal de embreagem. Pois um computador se encarrega de trocar as marchas no lugar do motorista. Neste sistema, existe sim a troca da embreagem.

Disco de embreagem

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Luiz Fernando Machado 14 de novembro de 2018

    Concordo com o comentado acima. Ja dismontei varios cambios antigos, com muitos disquinhos. Na epoca so compravamos em Sao Paulo. Hoje evoluiu, mas a embreagem ou qq nome q se queira dar esta la dentro. o incrivel e uma embreagem mergulhada em oleo. Para a turma antiga os Hudson tinha embreagem banhada em oleo.

  • Werington Thomaz Fernandes 14 de novembro de 2018

    Sim…caixa de câmbio mesmo automáticas tem pequenos discos de embreagem…conversor de torque acoplado entre o motor e o câmbio e dentro do câmbio as embreagens..podendo e dependendo do modelo, ter 2,3,4 discos.

Deixe um comentário