Disco de freio traseiro é indispensável?
Dúvida é comum entre consumidores e questão confunde até mesmo jornalistas que fazem críticas infundadas; entenda o assunto
Dúvida é comum entre consumidores e questão confunde até mesmo jornalistas que fazem críticas infundadas; entenda o assunto
A função do jornalista especializado em automóveis é esclarecer diversas questões para o consumidor e levantar os problemas de alguns modelos. Mas, infelizmente, tem muito jornalista baba ovo que elogia qualquer coisa e ainda tem pior, os que fazem a crítica infundada.
VEJA TAMBÉM:
Outro dia teve um desses dizendo que era um absurdo um carro não vir com freios a disco nas rodas traseiras. Mal sabe ele que para a maioria dos automóveis basta ter esse sistema nas rodas dianteiras.
Os freios a tambor nas rodas traseiras são mais que suficientes na maioria dos automóveis não esportivos. Ou seja, aqueles que não tem uma super suspensão e um super desempenho.
E vou além, sabe qual a prova de que freios a disco nas quatro rodas são importantes apenas em modelos esportivos? Nos carros mais simples, não muda o espaço de frenagem para freios a disco ou a tambor nas rodas traseiras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu não compro mais carro sem freios a disco nas 4 rodas ! Por experiência própria já passei sufoco com falta de freio por superaquecimento ! Eu tinha um Fiesta que era disco rígido na dianteira e tambor na traseira. Descendo uma serra com três pessoas mais bagagem os freios foram aquecendo e o pedal ficou duro, tive que reduzir muito a marcha para segurar o carro. Hoje meu carro tem disco nas 4 rodas e não passo mais por isso !
Já ouviu falar em freio motor, descer serra engatado em carros com câmbio manual e Low (L) em câmbio automático ou CVT?
O nome disso é imperícia, total desconhecimento de fundamentos basilares de mecânica, coisas que ensinaram na auto escola.
Faça o favor, e olha que sou mulher…🤣
Sério que vc quer saber se já ouvi falar em freio motor ? Meu Deus vc está falando com uma pessoa com mais de 40 anos de estrada habilitação CAT E ! Já tive mais de 20 carros na minha vida e posso afirmar com certeza que freios a tambor são inferiores ! Estamos falando de carros de passeio. Veículo pesado e outro mundo.
Vai lá na serra que liga a parte alta do parque nacional de Itatiaia e pega sentido Auriruoca. Se você sobreviver ali vc me fala !
Concordo totalmente com a sua opinião, alias venho batendo nessa tecla há anos, sempre que vejo alguém dizendo que freios a tambor são adequados. São adequados para Chevete, Corcel, Gol, etc..Hoje, não tem cabimento o seu uso em automóveis. Isso é economia porca.
Também não compro carro com freios a tambor há mais de 10 anos e desaconselho a quem me pede opinião, inclusive aos meus filhos. Quero o máximo de segurança possível para minha família.
Na minha opinião é o ítem de segurança mais importante, mais até do que esses penduricalhos que enchem os carros de hoje, tipo permanência em faixa e outras baboseiras.
Cat E 20 anos de estrada.
Para ver como qualquer consegue qualquer coisa, até porte de arma e se acha o John Wick, o Toretto.
Argumento infantil de quem quer ganhar no grito no famoso ” SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO” típico de brasileiro.
Volta para o Calypso Joelma ! Kkkkkk
Argumento infantil.
Típico de quem não tem o que dizer e parte para o ataque pessoal.
Ter 387 anos de habilitação não faz de ninguém bom motorista.
Cresça.
O que faz ser um bom motorista ?
Pode até ser fetiche . Tipo suapensão traseira independente , que até em velhos Vectras haviam ….acho que isso é só por economia porca
Realmente, tenho que concordar com a economia porca,.
Boris, sinceramente não concordo com os seus argumentos. Testes de frenagem são feitos em condições ideais e nesse caso o tambor é mesmo suficiente, mas considere a descida de uma serra na qual ao final caia uma pesada chuva, os freios a tambor manterão sua eficiência? Duvido!!!
Alem disso, você acha que o Peugeot 2008, Chery Tigo 5x, Hyundai Creta, VW Nivus e T-Cross são modelos esportivos????
Se freio a disco traseiro fosse tão importante para segurança caminhões que levam toneladas teriam em todas as rodas.
Freio a disco traseiro não passa de fetiche de alguns “entusiastas”.
Sim, e é por isso que volta e meia um desses caminhões perdem os freios e causam graves acidentes.
Não amigo o nome disso é falta de manutenção e imprudência.
Por favor, argumentos adultos se frases prontas ouvidas de terceiros será uma honra debater e quem sabe possa até mudar minha opinião.
Em nenhum país do mundo caminhão tem freio a disco nas rodas traseiras, se fossem mesmo necessário haveriam leis obrigando tal item em caminhões e até mesmo a engenharia os fariam.
Argumento frágil essa de acidentes.