Disco de freio traseiro é indispensável?

Dúvida é comum entre consumidores e questão confunde até mesmo jornalistas que fazem críticas infundadas; entenda o assunto

DISCO FREIO TRASEIRO
Para a maioria dos automóveis, basta ter esse sistema nas rodas dianteiras (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/10/2024 às 18h00

A função do jornalista especializado em automóveis é esclarecer diversas questões para o consumidor e levantar os problemas de alguns modelos. Mas, infelizmente, tem muito jornalista baba ovo que elogia qualquer coisa e ainda tem pior, os que fazem a crítica infundada.

VEJA TAMBÉM:

Outro dia teve um desses dizendo que era um absurdo um carro não vir com freios a disco nas rodas traseiras. Mal sabe ele que para a maioria dos automóveis basta ter esse sistema nas rodas dianteiras.

Os freios a tambor nas rodas traseiras são mais que suficientes na maioria dos automóveis não esportivos. Ou seja, aqueles que não tem uma super suspensão e um super desempenho.

E vou além, sabe qual a prova de que freios a disco nas quatro rodas são importantes apenas em modelos esportivos? Nos carros mais simples, não muda o espaço de frenagem para freios a disco ou a tambor nas rodas traseiras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo Lima 1 de novembro de 2024

Eu não compro mais carro sem freios a disco nas 4 rodas ! Por experiência própria já passei sufoco com falta de freio por superaquecimento ! Eu tinha um Fiesta que era disco rígido na dianteira e tambor na traseira. Descendo uma serra com três pessoas mais bagagem os freios foram aquecendo e o pedal ficou duro, tive que reduzir muito a marcha para segurar o carro. Hoje meu carro tem disco nas 4 rodas e não passo mais por isso !

Avatar
Elen 1 de novembro de 2024

Já ouviu falar em freio motor, descer serra engatado em carros com câmbio manual e Low (L) em câmbio automático ou CVT?
O nome disso é imperícia, total desconhecimento de fundamentos basilares de mecânica, coisas que ensinaram na auto escola.
Faça o favor, e olha que sou mulher…🤣

Avatar
Gustavo Lima 1 de novembro de 2024

Sério que vc quer saber se já ouvi falar em freio motor ? Meu Deus vc está falando com uma pessoa com mais de 40 anos de estrada habilitação CAT E ! Já tive mais de 20 carros na minha vida e posso afirmar com certeza que freios a tambor são inferiores ! Estamos falando de carros de passeio. Veículo pesado e outro mundo.
Vai lá na serra que liga a parte alta do parque nacional de Itatiaia e pega sentido Auriruoca. Se você sobreviver ali vc me fala !

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 2 de novembro de 2024

Concordo totalmente com a sua opinião, alias venho batendo nessa tecla há anos, sempre que vejo alguém dizendo que freios a tambor são adequados. São adequados para Chevete, Corcel, Gol, etc..Hoje, não tem cabimento o seu uso em automóveis. Isso é economia porca.
Também não compro carro com freios a tambor há mais de 10 anos e desaconselho a quem me pede opinião, inclusive aos meus filhos. Quero o máximo de segurança possível para minha família.
Na minha opinião é o ítem de segurança mais importante, mais até do que esses penduricalhos que enchem os carros de hoje, tipo permanência em faixa e outras baboseiras.

Avatar
Joelma Silva 2 de novembro de 2024

Cat E 20 anos de estrada.
Para ver como qualquer consegue qualquer coisa, até porte de arma e se acha o John Wick, o Toretto.
Argumento infantil de quem quer ganhar no grito no famoso ” SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO” típico de brasileiro.

Avatar
Gustavo Lima 4 de novembro de 2024

Volta para o Calypso Joelma ! Kkkkkk

Avatar
Antonio Pereira 3 de novembro de 2024

Argumento infantil.
Típico de quem não tem o que dizer e parte para o ataque pessoal.
Ter 387 anos de habilitação não faz de ninguém bom motorista.
Cresça.

Avatar
Gustavo Lima 4 de novembro de 2024

O que faz ser um bom motorista ?

Avatar
Leandro Boeno 31 de outubro de 2024

Pode até ser fetiche . Tipo suapensão traseira independente , que até em velhos Vectras haviam ….acho que isso é só por economia porca

Avatar
Antonio Pereira 1 de novembro de 2024

Realmente, tenho que concordar com a economia porca,.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 29 de outubro de 2024

Boris, sinceramente não concordo com os seus argumentos. Testes de frenagem são feitos em condições ideais e nesse caso o tambor é mesmo suficiente, mas considere a descida de uma serra na qual ao final caia uma pesada chuva, os freios a tambor manterão sua eficiência? Duvido!!!
Alem disso, você acha que o Peugeot 2008, Chery Tigo 5x, Hyundai Creta, VW Nivus e T-Cross são modelos esportivos????

Avatar
Antonio Pereira 28 de outubro de 2024

Se freio a disco traseiro fosse tão importante para segurança caminhões que levam toneladas teriam em todas as rodas.
Freio a disco traseiro não passa de fetiche de alguns “entusiastas”.

Avatar
IVAN VASCONCELLOS 29 de outubro de 2024

Sim, e é por isso que volta e meia um desses caminhões perdem os freios e causam graves acidentes.

Avatar
Antonio Pereira 30 de outubro de 2024

Não amigo o nome disso é falta de manutenção e imprudência.
Por favor, argumentos adultos se frases prontas ouvidas de terceiros será uma honra debater e quem sabe possa até mudar minha opinião.

Avatar
Henrique 30 de outubro de 2024

Em nenhum país do mundo caminhão tem freio a disco nas rodas traseiras, se fossem mesmo necessário haveriam leis obrigando tal item em caminhões e até mesmo a engenharia os fariam.
Argumento frágil essa de acidentes.

Avatar
Deixe um comentário