Economizador de combustível: algum desses produtos é eficaz?

Alguns leitores do AutoPapo dizem que eu só critico os economizadores de combustível, mas a questão é que eles não passam de picaretagem

Por Boris Feldman11/10/19 às 08h30

Os leitores costumam me perguntar: afinal, qual é o economizador de combustível que eu recomendo? E dizem que no AutoPapo só ouvem críticas mais ferozes e contundentes contra os economizadores anunciados por aí. “Será que nós perdemos o programa em que você recomenda algum deles?”

E eu respondo que esse programa nunca existiu. Porque eu jamais recomendei nenhuma dessas picaretagens que existem no mercado. E ainda fui processado por duas dessas empresas, o que ainda me deu trabalho de provar na justiça que nenhum deles funciona.

Se existisse algum que funcionasse de farto, as fábricas de automóveis iam fazer fila na porta do seu inventor para comprar a patente e aplicá-los em seus modelos. Quer saber mesmo qual é o único economizador de combustível que funciona de fato? Diminuir o peso do pé direito no acelerador.

combustivel
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Avalie o conteúdo:
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Agenor Gondar Saraiva Saraiva 13 de outubro de 2019

    Bom o artigo porém, penso que o mais eficaz em longas viagens e até na cidade é ó piloto automático, deveria estar a disposição e obrigatório em todo veículo… Este sim reduz de 40% à 60%… Tenho um New
    Fiesta automatizado na cidade faz 9,5 km/l na estrada sem utilização do ar condicionado 19,5 km/l…😃

  • Avatar
    Paulo Haramina 11 de outubro de 2019

    Será que o gerador de hidrogênio ajuda à economizar combustível?
    Ou é mais uma falcatrua?
    Atenciosamente Paulo Haramina

    • Avatar
      Silvio 11 de outubro de 2019

      E ainda no teste mostra que o carro perde um pouco de potencia

Avatar
Deixe um comentário