Economizadores de combustível: quais realmente funcionam?

No meio de tantas ofertas de possíveis economizadores de combustível, muitos deles apenas lendas da internet, existem dois que são eficazes de verdade

Por Boris Feldman18/11/19 às 21h00

Leitor do programa AutoPapo protesta, afinal, a gente só pincha todos os economizadores que existe no mercado. Não têm nenhum que presta? Têm. Os que prestam já foram adotados pelas próprias fábricas, que são, obviamente, as maiores interessadas em reduzir o consumo de seus automóveis. Por exemplo,o sistema start-stop, que desliga e liga o motor sozinho quando o carro para, ele chega a economizar até 15% no trânsito urbano.

Outro sistema infalível é aquele que interfere no comportamento do motorista. Como naquele sistema que tem um pequeno computador que percebe a hora de se trocar as marchas. O seu  principal objetivo é manter o motor sempre na rotação mais próxima da ideal. Ele funciona fazendo aparecer uma setinhas no painel, para cima ou para baixo, indicando para o motorista que marcha ele deve passar. Testes efetuados com esse sistema indicaram uma economia de até 20% do consumo.

Economizadores de combustível
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jose 18 de novembro de 2019

    em um veiculo injetado, como fica o consumo qdo eu ando em marcha alta mas em baixa velocidade? o indicador manda reduzir a marcha! pq?

    • André Almeida
      André Almeida 22 de novembro de 2019

      José, segundo o Boris Feldman, rodar em baixa velocidade com marcha longa engatada vai deixar o motor em rotações muito baixas, aquém da faixa ideal de torque para se ter baixo consumo e emissões.

Avatar
Deixe um comentário