Emissões derrubam motor 1.6 da VW

Graças à nova fase da lei de emissões do PROCONVE, a VW precisou aposentar o agora obsoleto moto 1.6 que equipava alguns de seus modelos

O VW Gol era equipado com o motor 1.6
O VW Gol era equipado com o motor 1.6 (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/02/2022 às 07h32

As novas exigências do PROCONVE, Programa de Controle Ambiental, que passaram a vigorar agora em janeiro obrigaram as fábricas a uma série de modificações nos motores e  sistema de evaporação  de combustíveis dos tanques.

E entre os prejudicados, a Volkswagen tira de linha seus motores 1.6 de oito válvulas. Ou seja, Gol, Voyage, Polo e Virtus terão apenas o motor 1.0 turbo. O único motor 1.6 que fica da linha VW é o 16 válvulas de 120 cv que equipa a picape Saveiro.

VEJA TAMBÉM:

O 1.6 (MPI) retirado de linha, oferece apenas 104 cv. Os estoques antigos podem ser vendidos até 31 de junho.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Julinho 22 de fevereiro de 2022

Mas tem muito motor 1.6 08 válvulas Rodando na ativa.Será que a mídia acaba com o lendário gol 1.6 é outros que fabricaram. Tem muito motor novinho em pé ainda e irá dar rendimento por muito tempo. 1.6o lendário

Avatar
Sir.Alves 22 de fevereiro de 2022

Tava na hora desses dinossauros se aposentarem VW EA111 1.6 8v sair de linha… assim como os GM monzatec 1.4 vhc e 1.8 8v…

Avatar
Thiago Garcia 22 de fevereiro de 2022

Quero ver quem vai ter condição de dar manutenção à esses novos motores que estão sendo utilizados.
Tudo custa muito caro.

Avatar
Ney Verdandi 21 de fevereiro de 2022

Acredito que se o Proconve for mais a fundo, nem mesmo os motores turbo 1.0 TSI e 1.4 TSI passam nos testes de emissões. Na Europa mesmo com a utilização de catalisadores especiais, não conseguiram atender às normas Euro7 e foram substituídos pelas versões EVO.

Avatar
Alberto de Almeida Paes Leme e Silva 21 de fevereiro de 2022

Curioso, que este motor ficará somente na Saveiro, uma pena que na gama Polo e Virtus ele não fará mais parte!

Um motor robusto de fácil manutenção e muito econômico.

Particularmente, prefiro esse motor aspirado aos “novos” turbo downsizing.

Avatar
Deixe um comentário