O engate-bola deveria ser proibido!

Esse tipo de engate não aumenta a proteção e ainda resulta em um efeito contrário a isso.

Por BORIS FELDMAN18/04/18 às 14h41

Muitos proprietários de automóveis pensam em instalar o engate-bola para proteger a traseira do carro. Mas, não é bem isso que acontece.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do Auto Papo disse que teve dificuldade para encontrar no mercado aquele engate bola que se instala atrás do para-choque traseiro. E ainda bem que teve dificuldade, porque esse engate – bola deveria ser proibido por pelo menos dois motivos: o primeiro é que o engate-bola elimina a função do para-choque de amortecer os impactos traseiros, pois ele está ligado na plataforma, nas longarinas do carro, e, no caso do impacto, ele acaba deformando a carroceria do automóvel. O segundo problema é o risco que corre o pedestre ao passar rente ao para-choque traseiro do carro, pois esse engate-bola acaba rasgando a sua canela. No caso da real necessidade do engate, o correto é instalar um daqueles articuláveis, que não deixa nada sobrando para trás do para-choque.

engate-bola para proteger a traseira do carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

9 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Guilherme 23 de abril de 2018

    Bom dia Sr Boris Feldman, Após escutar e ler esse texto, penso que você não deveria dar uma opinião tão ridícula quanto essa, visto que o engate automotivo é devidamente regulamentado pelos órgãos competentes como Contran e Denatran. O Sr. Boris, deve informar o leitor, ou ouvinte, à forma de comprar uma peça homologada pelo Inmetro, e que segue o manual do veículo para fazer o projeto do engate. Procure se informar mais, ser imparcial, pois como jornalista ninguém está preocupado com o que você você acha, pensa, ou supõe. Portanto, use sites, redes sociais, ou programas de rádio e ou televisão para informar as pessoas coisas úteis.
    Antes de comprar um engate automotivo, entre no site do Inmetro a seguir e veja se a indústria fabricante da peça realmente possui o registro e se a peça para o seu modelo de veículo automotor de PBT de até 3500 Kg está homologada. Visite o site oficial do Inmetro: *

    EDITADO

  • Marcelo 20 de abril de 2018

    Note que a foto é antiga da matéria…hoje tem a obrigatoriedade de usar a proteção justamente para não ” rasgar” a canela do pedestre ..

  • Jose 19 de abril de 2018

    É muita idiotice em um só texto! Kkkkk

  • Ananias 19 de abril de 2018

    Como é legal estacionar atrás de um imbecil que usa essa porcaria. Só quem teve placa e para-choque danificado por essa mer… pode avaliar. Tá mais que na hora de proibir mesmo.

  • Carlos Roberto 19 de abril de 2018

    Boa noite, escutei e depois efetuei a leitura da sua publicação, e fiquei a me perguntar: Qual será a formação acadêmica do Sr. que coloca em xeque mate uma resolução do CONTRAN e DENATRAN sobre supervisão do INMETRO. O sr. deve ter informações que o próprio INMETRO desconhece. Utilizo o engate Bola, há mais de 20 anos, já envolvi em várias colisões e nunca tive um problema conforme mencionado por vossa excelência. O importante nesse caso e utilizar engates com Certificação e Homologação do INMETRO. Acredito que sua opinião seja baseada e experiencias próprias, onde talvez tenha adquirido um produto sem a certificação do INMETRO que muitas das vezes e mais barato, e é um barato que sai caro. Sugiro aprofundar mais no tema e quem sabe, esclarecer a população com informações baseada em leis e em produtos que sejam certificados pelo INMETRO, assim você vai saber que em caso de colisões o engate e desenvolvido para deformar antes de danificar a estrutura do veículo. Segue minha sugestão. Abraços

  • Rafael 19 de abril de 2018

    Engate bola. Coisinha típica de brasileiro.

  • Carlinhos 19 de abril de 2018

    Quem fez essa matéria só pode ser um funileiro kkkkkk…. Sabe de nada sobre engate

  • Marcelo Albuquerque 19 de abril de 2018

    Nunca li tanto idiotices sobre os engate-bola.. além de não ter acontecido nada no meu para-choque amorteceu abatida e o carro que colidiu na minha traseira ficou com para-choque dianteiro destruído e no meu nada aconteceu… Aí na moral não sabe sobre o assunto então melhor ficar calado… Abraço

  • Carlinhos 19 de abril de 2018

    O terceiro motivo é por q o carro não recebe a pancada porém as oficinas de funilaria ficam sem fazer o serviço né???

Deixe um comentário