Anfavea pede e Governo adia obrigatoriedade de itens de segurança

A pandemia do Coronavírus foi um fator que prorrogasse o prazo da obrigatoriedade de novos equipamentos de segurança em nossos carros

montadora carro chassi fabrica automotiva especialista mecanico analisando
Engenheiro de fábrica automotiva durante a montagem de um carro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2020 às 07h30

A Anfavea, associação das fábricas de automóveis, pediu e o Governo concedeu um prazo maior para que nossos automóveis se enquadrem em novas exigências de equipamentos de segurança.

Principalmente em relação ao crash-test lateral; seria obrigatório em 2023 mas passou para 2024. Já o controle eletrônico de estabilidade ESC) foi adiado por dois anos, de 2022, também para 2024.

A Anfavea alegou que os meses parados em função da pandemia paralisaram todos os projetos e complicaram sua vida financeira.

E mesmo assim, o governo ainda reduziu algumas das prorrogações solicitadas pela Anfavea, de três para apenas dois anos. Estas exigências de equipamentos de segurança já estão sendo cumpridas apenas pelos novos modelos do mercado, enquanto a prorrogação vale para todos os automóveis vendidos no Brasil.

Engenheiro de fábrica automotiva durante a montagem de um carro
Pandemia do Coronavírus foi o motivador do adiamento dos itens de segurança nos carros (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Severino Moraes 11 de novembro de 2020

A vida é o mais importante fator decisivo, de continuar vivo e manter as compras! Vejam que até o Ford KA tem controle de estabilidade, enquanto Honda City insiste em não ter o ítem. Verdadeiro descaso!!! Simples! É só o “Brasileiro” não comprar o carro que não tenha o ítem (eu não compro).

Avatar
Klaus Prodgraf 11 de novembro de 2020

A defesa da vida é algo q não interessa a esse governo. A Anfavea não participou da marcha da morte?

Avatar
Deixe um comentário