Este é o MACETE para estacionar carro automático
Muito ainda mantém os mesmo hábitos de direção de quando conduziam um manual, mas no automático existem coisas diferentes
Muito ainda mantém os mesmo hábitos de direção de quando conduziam um manual, mas no automático existem coisas diferentes
Por que quase todos os motoristas erram ao estacionar um carro automático em uma ladeira? Porque este câmbio é relativamente novo no Brasil.
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Muita gente ao estacionar, muda a alavanca para o “P” ainda com o pé no freio.
Geralmente, o freio de estacionamento só é acionado depois que a alavanca já está em “P”, ainda com o pé do pedal de freio ou não.
Tenho um Creta, meu primeiro carro com câmbio automático. Uma coisa que logo percebi e me deu um susto foi que ao desligar o carro o freio de estacionamento é acionado e o carro se move ligeiramente. Desde então sempre desligo o carro com o pé no freio.
Considerando que os carros novos tem freio de estacionamento eletrônico, esta dica fica um tanto ultrapassada. Caso o motorista não coloque o carro em P antes de desligar, o carro reclama. O freio de estacionamento só é puxado depois que o botão para desligar é pressionado.
Dica incompleta!!!
E o pedal do freio ???
O correto seria:
– Depois de estacionar, puxar o freio de mão (como o texto sugere)
– Soltar o pedal do freio (afinal estamos numa ladeira) e,
– Somente depois de soltar o pedal do freio já com o freio de mão puxado, passar a alavanca para para o P.
Dependendo da ladeira, somente o peso do carro pode travar o câmbio se a alavanca estiver em P e depois soltarmos o pedal do freio!