Este é o MACETE para estacionar carro automático
Muito ainda mantém os mesmo hábitos de direção de quando conduziam um manual, mas no automático existem coisas diferentes
Publicado em 31/07/2023 às 07h02
Por que quase todos os motoristas erram ao estacionar um carro automático em uma ladeira? Porque este câmbio é relativamente novo no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
- Multa por estepe vencido: fato ou fake?
- Motorista faz ‘zerinho’ na frente da PM e toma enquadro
- [Usado] Fiat Mobi Drive Firefly 2017 é a melhor versão do urbano
Câmbio automático
- No ano passado é que suas vendas superaram as dos carros com câmbio manual. E o motorista conserva, no automático, o mesmo costume que tinha ao encostar o carro com câmbio manual em uma ladeira, quando ele primeiro engatava o carro em primeira ou ré e aí puxava a alavanca do freio de estacionamento.
- E no carro automático é exatamente o contrário. Ao estacionar, primeiro aciona o freio de estacionamento, depois coloca a alavanca em “P” de parking.
- E o contrário ao sair. Primeiro tira a alavanca do P, depois solta o freio de estacionamento. Então no automático, nunca deixar o peso do carro sustentado apenas pela alavanca no parking.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Muita gente ao estacionar, muda a alavanca para o “P” ainda com o pé no freio.
Geralmente, o freio de estacionamento só é acionado depois que a alavanca já está em “P”, ainda com o pé do pedal de freio ou não.
Tenho um Creta, meu primeiro carro com câmbio automático. Uma coisa que logo percebi e me deu um susto foi que ao desligar o carro o freio de estacionamento é acionado e o carro se move ligeiramente. Desde então sempre desligo o carro com o pé no freio.
Considerando que os carros novos tem freio de estacionamento eletrônico, esta dica fica um tanto ultrapassada. Caso o motorista não coloque o carro em P antes de desligar, o carro reclama. O freio de estacionamento só é puxado depois que o botão para desligar é pressionado.
Dica incompleta!!!
E o pedal do freio ???
O correto seria:
– Depois de estacionar, puxar o freio de mão (como o texto sugere)
– Soltar o pedal do freio (afinal estamos numa ladeira) e,
– Somente depois de soltar o pedal do freio já com o freio de mão puxado, passar a alavanca para para o P.
Dependendo da ladeira, somente o peso do carro pode travar o câmbio se a alavanca estiver em P e depois soltarmos o pedal do freio!
