Etanol de posto serve para combater o coronavírus?

Em tempos de desinformação, eu explico aqui se o etanol vendido em posto de combustível serve para combater o coronavírus. Fique atento!

Por Boris Feldman23/03/20 às 06h15

É claro que a internet já veio com besteiras à respeito do álcool para combater o coronavírus. Pois já teve o ‘esperto’ sugerindo comprar o etanol no posto, que custa um pouco mais de R$ 3,00 o litro, e ainda tem concentração de álcool 92 °GL. Maior, portanto, que o álcool de farmácia, que tem 70% (70 ºGL).

Pois então saiba que a concentração ideal para combater o coronavírus é exatamente os 70%, mais que isso não funciona. E o que ainda é pior: o álcool combustível contém substâncias nocivas, como por exemplo o metanol – que faz mal para o organismo e pode até provocar cegueira.

E não adianta também comprar o álcool de supermercado, pois esse tem uma concentração muito baixa, de apenas 54%. Veja o que dizem os especialistas sobre isso acessando a matéria completa aqui.

O etanol, vendido em posto de combustível, serve ou não para combater o coronavírus?
Etanol de posto não serve para combater o coronavírus (Foto André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Cleber 24 de março de 2020

    Não é isso pessoal.
    Creio q por falta de informação a equipe que fez a reportagem deixou de levar em consideração muitos fatores.
    1. Álcool combustível tem por legislação a concentração de 95%.
    2. Desses 5% que estão inclusos no etanol tem 4% de água e 1% de outras substâncias que são nocivas para a saúde.
    3. Como o álcool combustível tem a finalidade apenas uso em automóveis, não precisa de um grau de pureza para consumo humano.
    4. Nesses 5% tem um teor de hidrocarbonetos que é incluso para dificultar ou inibir que as pessoas utilizem para beber. Para quem não é da área hidrocarbonetos são da mesma classe de substâncias da gasolina.
    Para finalizar,
    É uma loucura usar álcool de posto pata uso tópico(Na pele).
    Use alccol de posto para acender churrasqueira, aí sim vc vai ter economia, mas para esse fim é uma loucura.

    Só uma obs.
    Tenho certeza absoluta do que comentei pq sou Químico.

    • Avatar
      Vinicius 30 de março de 2020

      E no caso debutar para desinfetar coisas vindo da rua, com pano?

  • Avatar
    André Luiz Duarte de Oliveira 24 de março de 2020

    É a velha história da manga com leite que faz mal , se o alcool tem teor superior ao ideal para ser usado na desinfecção é só diluir com água até ficar ideal. Agora claro que tem muita gente que vai ficar rica vendendo a preço de ouro o litro do alcool.

    • Avatar
      Marlon Sergio 24 de março de 2020

      Concordo André, é uma vergonha essa matéria tendo em vista q em países mais pobres a OMS(Organização Mundial de Saúde) tem fórmula para utilização em países mais pobres que usam em suas fórmulas para fabricação do álcool em gel álcool mais em conta, como o ETANOL e Álcool isopropílico, é a Safadeza de uns tentando se aproveitar dos outros, Vergonha! Imprensa que deveria informar acaba desinformando a população..

  • Avatar
    Antonio 23 de março de 2020

    Metanol no Alcool etilico hidratado? Isso foi só na crise do carro a álcool. Não sei porque insistem nisso até hoje. Espertinho é quem engarrafa um álcool que custa R$ 3,00 e te vende por 30,00.

  • Avatar
    Wilson Azambuja 23 de março de 2020

    Há muito tempo não é mais adicionado metanol no etanol de posto…

  • Avatar
    Elviro Abreu 23 de março de 2020

    Sujeito sem noção o álcool do posto é o único que é quase 100%
    (Quase) ainda não é puro é claro q se dissermos q pode seu usado muita gente vai usar sem diluição más se diluir pode ser usado para cada 700 ml de álcool colocar 300ml de água colocar em um burrifador e pronto

  • Avatar
    Fernando 23 de março de 2020

    Olha que eu saiba, metanol é extraído da madeira, etanol da cana e o que é vendido nos postos de gasolina é etanol, e é simples preparar uma solução de álcool 70% é só adicionar 280 ml a cada 1 litro de etanol, está aí uma solução pronta e eficiente..

  • Avatar
    Aladim bueno 23 de março de 2020

    Qual matéria absurda, a diferença do etanol do posto para o de supermercado 70 é somente a quantidade de água presente. Se vc diluir água no etanol do posto ele ficará com as mesmas propriedade do comprado no supermercado.
    O etanol combustível não tem mistura alguma de outros produtos.

Avatar
Deixe um comentário