Fábrica da BYD na Bahia: nacional, só o ar do pneu?

Fábrica de carros chinesa está anunciando que começará a produção nacional, mas tudo indica que a realidade, inicialmente, será outra

BYD Dolphin Mini 2025 preto versão de cinco lugares frente parado em concessionária,A esquerda uma bandeira do Brasil.
Os modelos da chinesa chegam praticamente todos prontos, Só para montar (Fotomontagem: Auto Papo | Gabriel Fernandes)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/06/2025 às 18h00

A BYD anunciou para o próximo dia 26 de junho o início da produção do Dolphin Mini, na fábrica de Camaçari, Bahia. E eu pedi à BYD mais informações, fotos da linha de montagem, da equipe de funcionários treinados, mas me disseram ser impossível enviar qualquer informação por enquanto.

VEJA TAMBÉM:

Eu espero estar enganado, mas tudo leva a crer que essa inauguração será pro forma e ela vai apenas montar automóveis que chegaram aqui SKD – Semi Knocked-Down –  ou seja, parcialmente desmontados.

E lá em Camaçari eles colocam as portas, a tampa do porta-malas, o capô, as rodas, sem nenhuma operação industrial. Talvez o que tenha de nacional nesse carro produzido em Camaçari seja o ar dos pneus. Vamos lá para conferir!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Erick 20 de junho de 2025

No brasil não existem fabricas, são montadoras. Em 2025, o nem se abaixasse impostos isso ia resolver, pais só tem rodovia engarrafamento, roubo de carga. carga tributária que só privilegia quem tem alta renda e só alguns setores da economia ganha com isso, agro, sistema financeiro. nenhum retardado vai abrir uma fábrica nem de borracha para fazer o pneu com uma taxa de 15% de juros para te um lucro de 2,5 % de rentabilidade. aí acha mesmo que a BYD vai gastar o dinheiro dela para fabricar um carro, eu que não sou dono da BYD não faria uma loucura dessas imagina quem é.

Avatar
Marco 21 de junho de 2025

A ford aqui fabricava. Existia um complexo com várias sistemistas além da própria linha de montagem. Trabalhei no bodyshop e existia fabricação.
Agora a byd vai enganar todos, pq não vão fabricar nada aqui. Moro próximo e falta ainda muita coisa. Vão fazer um galpão de lona, tirar uma fotos e lá vai para imprensa. Enganaram o governo ou fomos enganado pelo desgoverno?

Avatar
Santiago 21 de junho de 2025

O País todo é tapeado pelas velhas brechas nas Leis, que permitem importar o carro todo junto com alguns componentes da carroceria soltos. Tais brechas legais garantem que o encaixe/montagem desses componentes aqui no Brasil seja considerado “fabricação nacional”, e o carro que foi 100% importado recebe um lindo adesivo “Fabricado no Brasil”, usufruindo então os mesmos benefícios fiscais que os veículos realmente fabricados aqui.
Isso não é novo, e há muito tempo já deveria ter sido corrigido lá no Congresso Nacional. Mas os nossos bravos parlamentares estão muito ocupados suando a camisa para defenderem os seus interesses próprios. O Brasil que fique esperando, e os vá reelegendo enquanto isso…

Avatar
Santiago 20 de junho de 2025

Eu não duvidaria que até o ar dos pneus viesse trazido da China em conteineres-tanque, e vendido aqui como “especial e exclusivo”.
Para garantir a geração de empregos no próprio país, a China não terceiriza sequer a fabricação de porcas e parafusos.
Dai a China haver criado a mais abrangente e eficiente rede logística do Mundo, não precisando transferir as linhas de produção que lhe interessem ser mantidas em casa.

Avatar
Deixe um comentário