Cuidado com as ‘fake news’ sobre o ar-condicionado

Hoje em dia, o ar-condicionado é controlado pela central eletrônica do carro. Isso faz com que ele trabalhe de forma mais autônoma e inteligente

Por Boris Feldman23/10/19 às 06h15

O ar-condicionado está virando equipamento padrão na maioria dos nossos automóveis. E quanto maior sua presença, maior também a quantidade de conselhos e dicas, principalmente pela internet.

E entre as dicas, algumas corretas, mas muitas furadas, sem nenhum fundamento técnico. ‘Não ligue o ar se você estiver em alta velocidade‘, ‘não importa a temperatura que o motorista estabelece, o consumo de combustível sempre será o mesmo’.

Pois então saiba que o ar-condicionado hoje é completamente controlado pela central eletrônica. E o motorista pode acioná-lo com o carro parado ou em movimento, tanto faz. Se o pedal do acelerador é acionado até o fundo, a central sabe que precisa de mais potência e desliga o ar-condicionado durante alguns segundos.

E também o desliga se perceber um superaquecimento do motor. Porém, quanto mais frio o motorista quiser no interior do carro, maior sim o consumo de combustível.

ar-condicionado
Foto Jeep | Divulgação
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 2,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário