Fim da trapalhada: GSR vira CVT
O câmbio automatizado foi um verdadeiro fracasso no setor automotivo. Agora, Fiat finalmente abandona a tecnologia e adota o câmbio CVT
O câmbio automatizado foi um verdadeiro fracasso no setor automotivo. Agora, Fiat finalmente abandona a tecnologia e adota o câmbio CVT
Várias fábricas brasileiras adotaram aquele problemático câmbio automatizado, chamado Dualogic pela Fiat, Easytronic na GM, de I-Motion pela Volkswagen e Easy´r na Renault.
A maneira mais simples, barata e desastrosa para que o motorista não precisasse de apertar o pedal da embreagem nem acionar a alavanca de marchas. Como se fosse um automático.
A Fiat resistiu mais tempo que as outras e chegou a mudar seu nome, de Dualogic para GSR, na última tentativa de emplacar a “caixa de problemas” no mercado.
Acabou desistindo, foi a última abandonar o sistema e acaba de apresentar, finalmente, uma caixa automática do tipo CVT, continuamente variável, que estreou no utilitário esportivo Fiat Pulse e chega agora na picape Strada.
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Um câmbio sem problemas pois largamente utilizado por diversas marcas em todo o mundo. Aliás, a própria Fiat já usou o CVT há algumas décadas, na Europa.
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Tive um Siena dualogic e fiquei 5 anos e chegou a 115.000 km sem nunca ter nenhum problema com o câmbio. Hoje tenho um carro automático, e digo, ainda sinto saudade do Siena.
Não entendo porque dessa preconceito, por que é bem isso, pré-conceito. Admiro um senhor que se diz engenheiro dizer tanta sandice sobre o cambio automatizado.
Tenho um Uno Sporting GSR 2018, comprei com 8 mil km e está com 92 mil km e não tive nenhum problema com o carro. Acredito que a forma de dirigir e a manutenção preventiva no tempo adequado e com peças de procedencia são garantia de satisfação em qualquer tipo de veículo. Também acho importante ressaltar que cada veículo tem um perfil de usuário e de nada adianta vc comprar um e querer sair com uma direção agressiva e achar que ele vai responder bem. Câmbio automatizado pode ser bom se vc souber das suas limitações e aceitar bem elas. Ando tipo tiozão e vai de boas
Apesar dos pessimistas e de jornalistas como esse Boris, rodo em Uno Way 1.3 GSR a 5 anos sem nenhum problema, o único é que opiniões “sinceras” motivadas por tendencias do mercado, desvalorizaram os modelos equipados com GSR dando prejuízo para os proprietários.
Tenho um Fiat Way 1.4 Dualogic há 3 Anos, comprei ja usado com 40000 km e ja rodei mais 32000 e nunca tive problema.
Nao entendi o comentario desse artigo.
Se ainda estivesse sendo fabricado, compraria outro zero km sem medo.
Há 4 anos tenho um Fiat MOBi GSR 17/18. Levo para revisões preventivas regularmente. Ate presente data não apresentou problemas, aliás, só alegrias.
Tive outros veículos ao longo dos anos (46): fusquinha, passat, opala(chevrolet(gm), gol (quadradinho), gol bolinha, palio, Fiat Uno, Jac J2, chery QQ…
Desculpem-me, com todo respeito ao conhecimento, experiência e opinião de vocês …muita conversa e pouca objetividade. Parecem maiscomentarista esportivo.
Não ajudam muito e, às vezes, aumentam as dúvidas.
Tenho um Volkswagen voyage 1.6 i-Motion está com 220mil km rodados…. fui ter uma manutenção na parte automatizada agora, que me custou somente 1040 reais com mão de obra inclusa… naonsei onde está o problemático que vocês pintam… por causa de Men de 1% que não tem sorte vocês generalizar e acabam com o mercado dos carros usados…
Problema do Dualogic é o proprietário, se o cara cuida bem do veículo, a caixa dura bem, conheço colegas de app que tem carros com GSR e Dualogic e nunca tiveram problemas, tem manutenção de troca de disco de embreagem e tudo, mas dentro do esperado, não vejo tanto problema assim no Dualogic
Eu tive um gran Siena essence 1.6 duologic por 3 anos nunca deu problema vendi ele com 85000km e não tenho nada a reclamar só elogios muito bom mesmo tem pessoas que não sabem usar aí danificam qualquer câmbio…
Tenho um Cronos 2018 GSR. Ele está com 146 mil km, isso mesmo, 146 mil, não digitei errado kkk. Uso para trabalhar, sou motorista de aplicativo. Também funciona perfeitamente bem. Fizeram muitas melhoras nessa segunda geração. Também acho que não sabem usar e ficam colocando a culpa no equipamento.
Tenho um Idea 1.6 Etorq Duallogic
Troquei agora em outubro a embreagem, por prevencao, pois rodei 205.000 km comigo e no GNV.
Sem nenhum defeito e p robô do câmbio 100% intacto.
Carro muito bom vdd motor e câmbio.
Vou fechar mais 200.000km tranquilo.
Obs. Já vi muito carro HB20 Onix, prisma com 60/70mil km tendo q trocar embreagem.
Já o duallogic te avisa até se vc ficar em um aclive segurando no motor, ele te avisa q vc está aquecendo embreagem.
Só fala mal do cambio quem não tem.
Rodei com um stilo dualogic 2008/09
desde zero até 125.000 km em 5 anos. Nunca deu qualquer problema de câmbio. Nada a reclamar desse câmbio.
Também tive um Dualogic e vendi com 70 mil Km e só alegria.
Não tive nenhum problema.
Dirigi por muitos anos um Uno Sporting 1.3 GSR. Nada a reclamar, nunca tive problemas. É preciso sentir o carro, entender seu comportamento e se adaptar, além, claro, de fazer as manutenções regulares. Talvez o maior problema do câmbio automatizado tenha sido provocado pelos próprios fabricantes, que não prepararam e nem educaram devidamente os motoristas. O outro problema do câmbio automatizado foram os jornalistas saberetas, que detonam um sistema sem esclarecer o por quê. Mas uma coisa o câmbio automatizado provocou: uma mudança de cultura, pois fez com que o motorista brasileiro entendesse que para dirigir um carro não é necessário três pedais e nem ficar puxando uma alavanca pra cima, pra baixo, pra um lado, ora outro lado.
Essa é a opinião do Bóris….o especialista em falar &$%#@$%&*@#, nunca deve ter dirigido um automatizado
Boris e especialista em falar porcaria.
A Fiat poderia dar uma revisão extra, pelo menos com mão de obra grátis e peças a preço justo, para ressarcir o prejuízo de quem tem veículos com esse cambio.
Quando foi lançado, comemorei vislumbrando que poderia popularizar e se tornar mais barato, doce ilusão, nunca conseguiram acertar. Engraçado que nos caminhões, que creio ser bem mais complexo, os automatizados pelo jeito vieram para ficar.
Problemático na mão de quem não dá manutenção, o que ocorre na maioria dos brasileiros.
Temos 1 linea dual, 1 mobi gsr e um uno 1.3 gsr, nunca deram dor de cabeça, todos com mais de 130 mil km rodados.
O câmbio é problemático porquê a mania dos brasileiros é de não dar manutenção preventiva. Façam o que o manual recomenda de previsão como trocar óleo do robô e etc., É a felicidade do custo benefício e da não perda de potência.
Poder andar de um carro 1.0 com o conforto da função automática no câmbio, vejo um excelente custo benefício para possuir.
Concordo plenamente! Temos um STILO DUALOGIC 2008/2009 com 77 mil km (sem nenhum problema) com as primeiras revisões feitas em concessionária e, atualmente,faço numa franquia da High Torque,que sou amigo dos proprietários. Eu escolho e compro as peças de qualidade. A manutenção está sempre “em dia”. Como diz o ditado: “Carro não tem ano, tem dono.”
Em fim, alguém com a lucidez que se necessita.
Depois de ouvir tanta gente falar algo sem a devida informação.
Alguém que é verdadeiramente usuário e cumpre com as recomendações do manual do fabricante.
Exatamente! E esse tipo de matéria não ajuda na devida informação sobre o produto.
E de outro lado vejo um monte de gente com os automáticos (principalmente os cvts) falando horrores pois também não dão a devida manutenção (troca de óleo) e vivem na oficina gastando pequenas fortunas para a manutenção corretiva ao invés de preventiva.
Os dual além de custarem mais barato, tem manutenção mais barata, o motor não perde potência, consome menos combustível e etc.
Enfim, a manipulação de mercado causando prejuízos nos consumidores como sempre.
Gente para de ilusão o automatizado é uma bosta mesmo, questão de manutenção nem é o problema pois isso é obrigação do dono do carro, o problema maior é as trocas de marchas nem um pouco confortáveis, cada alavancada que ocorre, trocas na hora errada, um lixo de cambio, falo isso pois tive um Cronos GSR e vendi com 10.000 km Rodados, um lixo de câmbio conforto zero. Vejo esse povo falando que tá de boa com seu câmbio automatizado, tenho pena de quem tem um carro desses na garagem.
Pois eu tenho um Cromos GSR e está com quase 150 mil km. Ele dá solavancos pq você não deve saber dirigir direito. Comigo ele troca suave e passageiros como você ficam surpresos ao ver que é um automatizado.
Só com esse nome pra acreditar que uma porcaria pode ficar boa,esse tipo de câmbio é lixo uma porcaria,mal elaborado com problemas crônicos.vc só deu sorte,e pode acreditar vai acabar aí vc vai vender um carro pra concertar o outro.esse câmbio de todas as montadoras é uma falta de respeito ao consumidor que por sua vez é burro, se é lançamento com boas propagandas no horário nobre o povo compra. A propósito não sou engenheiro que fala pra agradar gregos e troianos .