Fluido de freio: 3 regras que NINGUÉM segue

O fluido é fundamental para que as pastilhas sejam acionadas corretamente e o carro pare da devida forma e sem assustar ninguém

fluido de freio portal
O fluido do freio deve ser substituído a cada dois anos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2022 às 20h02

O fluido de freio do carro exige certos cuidados de manutenção. Entretanto, são raros os motoristas que seguem as recomendações do fabricante.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A primeira delas é que esse fluido do freio deve ser substituído a cada dois anos, independentemente da quilometragem rodada. Em segundo lugar, existe um reservatório transparente para permitir que o motorista verifique se o fluido está no nível correto sem abrir a tampa. Ele serve para evitar a entrada de umidade pois o fluido é higroscópico – absorve essa umidade e perde eficiência.

E finalmente, quando o nível desse fluido está um pouco baixo, não se deve completá-lo. Pois a menos que haja um vazamento, ele volta pro normal assim que as peças com desgaste forem substituídas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valerio rodrigues 29 de outubro de 2022

Além de trocar ; eu troco uma vz por ano ; desmonto o carrinho limpo e descontamino o pistão e lubrifico os pinos com graxa de silicone que não atacam o guarda pó de borracha .

Avatar
Rogerio 29 de outubro de 2022

Manutenção preventiva sempre é bom. Não tendo recurso para manter um carro então o melhor é substituir o veículo por transporte público, assim evita prejuízo a malha viária e não coloca em risco a vida das pessoas.

Avatar
Oliver Kroos 28 de outubro de 2022

Se tem gente que não segue à risca a famosa regra da troca de óleo do motor “10 mil km ou 6 meses, o que vier 1° “, que dirá uma troca de fluido de freio.

E pra quem reclama do preço do serviço, lembre-se: substituir uma peça de carro é fácil, mas escapar ileso de um acidente de carro – principalmente em rodovias – é quase IMPOSSÍVEL.

Avatar
Haniel moureira 27 de outubro de 2022

Deus abençoe e proteja todos àqueles que não se preocupem com revisão preventiva e não sabendo que carro bom é aquele que vai na oficina. Ter um carro é fácil difícil é manter em dia.

Avatar
jose 25 de outubro de 2022

pobre de quem comprar teu carro guerreiro – eu so tenho o q eu posso sustentar – mas cada um q sabe

Avatar
Zaniny 25 de outubro de 2022

Recomendar é fácil quero ver é ter dinheiro suficiente para manter como vocês recomendam, porque as oficinas tão caras, qualquer pecinha é 200 pau então é melhor e ignorar todas essas recomendações e arrumar mesmo só quando a gente vê que é realmente preciso, mas o fluido nunca precisa ser trocado, pode ficar 10 anos com o mesmo fluido que o freio ainda funciona perfeitamente.

Avatar
Vitor 28 de outubro de 2022

Cara, tenho pena de você e do dia que teu carro acabar matando alguém ou a você mesmo. Carro é ótimo mas também é uma bomba relógio na mão de quem não cuida, e pode atingir qualquer um. Coitado de quem anda contigo, não sabe o perigo que tá correndo. Uma dica meu caro, se não tem ** pra manter, não compre, e oficina não é bem assim não, só é assim quando tu já deixou arrebentar tudo, ou dar problema, como você disse.

Avatar
Faustino 2 de novembro de 2022

Mano eu faço as revisões no meu carro de acordo com o manual, se vc não tem condições de manter o carro tem que andar a pé.

Avatar
O Souzinha 25 de outubro de 2022

Se for seguir todas essas recomendações o carro só vai ficar só na oficina e a gente precisa para sair no dia a dia, e o pior é o gasto que sai porque tudo nas oficinas são caro, qualquer pecinha que eles trocam sai 100 real, qualquer coisinha que vão fazer ja cobram não de obra. E são recomendações sem fundamento, muita coisa pode deixar como essa do fluido de freio pode ficar até 10 anos com o mesmo fluido, tem carro antigo que nunca foi troca e roda normalmente. Se baixar é só completar, mas não precisa trocar a casa dois anos. A lei não exige arrumar nem a metade das coisas que vocês recomendam. O pior não é isso, ninguém vai te ajudar. Como a lei não exige cada motorista matem seu carro do jeito quiser. E é só Deus para proteger as pessoas de um carro mal conservado!!!

Avatar
DANILO M R ALMEIDA 2 de novembro de 2025

Como Boris Feldman sempre reafirma deve se checar o prazo do MANUAL. Da chevrolet diz a cada 2 anos ou em urgências.

Avatar
Deixe um comentário