Freio motor: saiba o que é e por que garante mais segurança

Prática é um recurso para reduzir a sobrecarga no sistema de freio do automóvel durante descidas íngremes; confira suas demais vantagens

iStock 679356154
Por Boris Feldman
Publicado em 02/05/2018 às 11h00
Atualizado em 03/02/2020 às 15h35

Seja por força do hábito ou por desconhecimento, muitos motoristas não usam o freio motor durante as descidas. Entenda porque a prática é importante para a segurança.

[TRANSCRIÇÃO]

Se você é um bom motorista, você deve usar com frequência o freio motor. Não?! Ou você nem faz ideia do que eu estou falando?

O que é o freio motor

Freio motor é o recurso de reduzir a marcha em longas e íngremes descidas para não abusar do sistema de freio do automóvel. Ou seja, numa longa descida, seja na estrada seja uma íngreme ladeira nessa cidade de topografia acidentada, engrenar ao descer a mesma marcha que o motorista usaria para subir essa ladeira.

Isso ao invés de descer de quinta, segurando o carro no pedal do freio, reduz para terceiro para a segunda pois o próprio motor vai ajudar a reduzir a velocidade.

Vantagens

Em primeiro lugar, maior segurança, porque no caso de uma pane no freio o próprio motor seguro carro em velocidade mais moderada.

Em segundo lugar, usando freio motoro motorista vai poupar o sistema de freios, reduzir o desgaste de pastilhas,discos, lonas e tambores.

E, finalmente, numa longa descida de estrada, abusar do freio provoca o temido fenômeno do fading: um superaquecimento dos componentes que deixa o carro praticamente sem freio e pode provocar um acidente, caso o motorista não perceba o problema em tempo hábil e pare o carro no acostamento, durante alguns minutos, para resfriar o sistema.

freio motor durante as descidas
câmbio manual 5 marchas

Foto iStock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Haroldo Nardely Castelhano 24 de janeiro de 2020

Por exemplo eu estou descendo uma serra(ex. Ubatuba) coloco no L e deixo descer sem precisar colocar o pé no freio? Se for assim; o carro não vai urrar muito? E se o carro tiver muito pesado? No aguardo! ABS.

Avatar
GERSON CANDIDO DOS SANTOS 31 de março de 2020

Desço a tamoios em L,o motor urra mesmo,mas garanto a segurança é muito maior, mesmo com o carro carregado!!

Avatar
Michel 30 de outubro de 2018

Uso sempre, na moto,no carro e no caminhão, reduzo sempre as marchas também em curvas, e obstáculos sempre q necessário, não ando na Banguela.

Avatar
Deixe um comentário