Freio motor: você usa ou se arrisca por aí?

Por BORIS FELDMAN02/05/18 às 11h00

Seja por força do hábito (ruim) ou por desconhecimento, muitos motoristas não usam o freio motor durante as descidas.

[TRANSCRIÇÃO]

Se você é um bom motorista, você deve usar com frequência o freio motor, não? Ou você nem faz ideia do que eu estou falando? Freio motor é o recurso de reduzir a marcha em longas e íngremes descidas para não abusar do sistema de freio do automóvel. Ou seja, numa longa descida, seja na estrada seja uma íngreme ladeira nessa cidade de topografia acidentada, engrenar ao descer a mesma marcha que o motorista usaria para subir essa ladeira. Ao invés de descer de quinta, segurando o carro no pedal do freio, reduz para terceiro para a segunda pois o próprio motor vai ajudar a reduzir a velocidade.

Esse é o chamado freio motor e, quais as suas vantagens? Em primeiro lugar, maior segurança, porque no caso de uma pane no freio o próprio motor seguro carro em velocidade mais moderada. Em segundo lugar, usando freio motoro motorista vai poupar o sistema de freios, reduzir o desgaste de pastilhas,discos, lonas e tambores. E, finalmente, numa longa descida de estrada, abusar do freio provoca o temido fenômeno do fading: um superaquecimento dos componentes que deixa o carro praticamente sem freio e pode provocar um acidente, caso o motorista não perceba o problema em tempo hábil e pare o carro no acostamento, durante alguns minutos, para resfriar o sistema.

freio motor durante as descidas
câmbio manual 5 marchas

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Michel 30 de outubro de 2018

    Uso sempre, na moto,no carro e no caminhão, reduzo sempre as marchas também em curvas, e obstáculos sempre q necessário, não ando na Banguela.

Deixe um comentário