Fuja destes acessórios para carro

Muitas lojas e até mesmo concessionárias oferecem equipamentos que podem ser prejudiciais ao bom funcionamento do automóvel

MECÂNICO APLICA A PELÍCULA DE VIDRO NA JANELA DO CARRO ACESSÓRIOS PARA CARRO
Alguns desses acessórios para carro ferem o Código de Trânsito e geram infrações e multas (Foto: Shutterstock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/03/2025 às 18h00

Lojas de acessórios para carro e até concessionárias costumam oferecer equipamentos ilegais para venda. O problema é que esses itens podem gerar uma notificação ou até mesmo uma infração e multa.

VEJA TAMBÉM:

O Insufilm ou aquela película escura no vidro é um ótimo exemplo. Esse acessório para carro é permitido, mas existem algumas restrições, pois o percentual do escurecimento está limitado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Tem também aquele famigerado engate que fica lá no para-choque traseiro, conhecido como quebra canela, que deveria ser proibido em todos os automóveis. Mas, ele ainda é permitido, embora alguns modelos afirmem lá no manual do proprietário que é proibido utilizá-lo.

Outro item problemático é o protetor de cárter, aquela chapa de aço ou peito de aço que fica sob o motor. Acontece que apenas os protetores homologados pelo fabricante devem ser instalados. Já a lâmpada com maior intensidade de iluminação que a original do carro, também é proibida pelo Contran.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 13 de março de 2025

Seria simples. Não pode ser usado. Não pode ser vendido e nem fabricado. Se for pego vendendo. Multa e fecha o estabelecimento. Se for pego usando, apreensão do veículo até o reparo da ilegalidade.

Avatar
VALTER ALVES SILVERIO 13 de março de 2025

Explicar? Tem dúvidas sobre modinha?

Avatar
Eduardo 13 de março de 2025

Legislação atrasada como sempre ,foi comprovado que a lâmpada halógena é muito menos eficiente do que a luz fria do Led

Avatar
Marcos da Silva 12 de março de 2025

Nesse meu País de corrupto até o Presidente é Ladrão, agora vc acha que uma simples lâmpada o cara será autuado. Vc está de sacanagem. Pais da bagunça.

Avatar
VALTER ALVES SILVERIO 13 de março de 2025

Me diz o que ele roubou! Joias? Pix no total de 17.000.000? Propinas na venda da refinaria Landufo Alves? Me fale qualquer coisa, um processo ou indiciamento por roubo… só um, e me calo.

Avatar
Igor 7 de março de 2025

Insulfilm virou item de segurança, infelizmente.

Avatar
Roberto 9 de março de 2025

Sim, isso mesmo.
Em São Paulo a película anti-vandalismo é um item de primeira necessidade..

Avatar
Paulo Gomes 7 de março de 2025

É verdade, as lâmpadas proibidas estão se alastrando feito praga. Até os motoqueiros jogam luz alta, sem a menor cerimônia

Avatar
Célio 6 de março de 2025

“Todo mundo” usa e nunca vi ninguém ser autuado por isso.
Dos citados,, as lâmpadas são as piores.

Avatar
Marcos Neri 7 de março de 2025

O cidadão acima disse não ter visto ninguém ser autuado, porque não deve trabalhar na área!
O seu veículo só permite engate se a Capacidade Máxima de Tração do Veículo, assim permitir. Insulfilm no para-brisa é proibido pelo CTB e lâmpada ls de Led L, só são liberadas para veículos que saem de fábrica com tais lâmpadas.

Avatar
Célio 7 de março de 2025

Então explique a profusão dessas lâmpadas.

Avatar
Deixe um comentário