Garantia do carro usado deve ser total e não apenas motor e caixa

Comprar carro usado em concessionárias pode ser mais caro, mas conta com garantia do código de defesa do consumidor, mesmo que lojistas fujam disso

Placa branca com os escritos " Garantia de 3 meses motor e caixa"
Apesar da compra particular ter suas vantagens, em momentos de problemas não há garantias (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/03/2025 às 18h00

Na hora de comprar o carro usado, surge a dúvida: é melhor na loja ou no particular? Na pessoa jurídica ou na pessoa física? Como sempre, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

VEJA TAMBÉM:

Comprar de uma pessoa no particular tem a vantagem de que você pode conhecer o histórico do veículo, como ele foi mantido, se as revisões foram feitas devidamente. Nessa lógica, você pode conhecer a origem, a procedência e o preço, porque o particular não tem despesas nem quer ter lucro, então, dá para pechinchar e comprar por um preço mais razoável.

No entanto, como nem tudo são flores, há algumas desvantagens, pois se você  compra de um particular, não existe o código do consumidor que determina uma garantia de três meses sobre todo o produto. Essa é a grande vantagem da loja, da concessionária.

Ainda assim, é preciso ter cuidado porque tem alguns estabelecimentos desonestos que limitam a garantia ao motor e à caixa do automóvel. Eles tentam te convencer, mas não é nada disso, de acordo com o código do consumidor, a garantia vale para o carro inteiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antônio Pereira 11 de março de 2025

Claro, volte lá na revenda até mesmo dentro dos 90 dias e pede “seus direitos” de garantia total para ver a gargalhada que irá ouvir, e logo após isso ouvirá “procure seus direitos” a delegacia é ali e o fórum na quarterão atrás.

🤣🤣🤣

Avatar
Deixe um comentário