Mais uma vez: gasolina aditivada não aumenta desempenho

Excesso de desinformação faz com que consumidor acredite que gasolina aditivada ofereça ganho de desempenho do automóvel

Pistola de abastecimento de gasolina aditivada
O que pode melhorar o desempenho de alguns automóveis é uma maior octanagem e não a presença de aditivos (Foto: Adobe Stock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/01/2025 às 18h00

É preciso ficar atento, pois existe muita desinformação e dica furada por aí sobre a gasolina, até mesmo na imprensa. Isso pode ser bem grave, já que a maioria dos motoristas não sabe a diferença entre os diversos tipos disponíveis (gasolina aditivada, premium, comum, etc.) e qual o mais adequado para o seu automóvel.

VEJA TAMBÉM:

A confusão já começa entre as duas mais simples e baratas: a gasolina comum e a gasolina aditivada. Uma parte dessa imprecisão no assunto é provocada pela propaganda que se faz, em geral, exaltando as virtudes da aditivada.

Com isso, muitos condutores acreditam que esse tipo é capaz de melhorar o desempenho do carro, mas não é nada disso. O que pode melhorar o desempenho de alguns automóveis é a que tem uma maior octanagem, a chamada gasolina premium.

Na verdade, a gasolina aditivada é exatamente como a comum, ela apenas recebeu aditivos. Isso quando ela de fato recebe, já que é muito difícil confiar e verificar isso. A segurança do combustível estar realmente aditivado só é garantida se o próprio motorista compra o frasquinho de aditivo e joga no tanque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário