Gasolina premium, de maior octanagem, aumenta a potência do motor?

As gasolinas de maior octanagem, como Premium, Shell R, OctaPro e Podium, acabam gerando dúvidas na hora de abastecer

Por Boris Feldman25/03/20 às 06h15

As várias gasolinas nas bombas costumam confundir o motorista, pois falta uma boa explicação para o dono do carro. Basicamente, tem as gasolinas de octanagem normal, a comum e a aditivada, e as de elevada octanagem, a gasolina Premium, a Podium, a OctaPro e a Shel R.

E a dúvida é: estas gasolinas de maior octanagem aumentam a potência do motor? E a resposta é: não. Elas não aumentam, elas deixam de diminuir a potência. Como assim?

Se um motor especial, de um carro esportivo, projetado para uma gasolina de maior octanagem, receber uma com menos octanas, ele vai se ajustar para funcionar com ela sem problemas. Mas, aí, cai a potência declarada do motor.

Porém, abastecido com a gasolina premium, de maior octanagem, ele volta a desenvolver a potência declarada pela fábrica.

Gasolina entrando no tanque (ilustração)
Gasolina premium tem maior octanagem do que a comum (Foto Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo Henrique 26 de março de 2020

    A pergunta é: se um carro popular receber um gasolina Premium, podium, octapro e a shelR aumenta a potência do motor do carro popular?

    • Avatar
      Flavio 26 de março de 2020

      Pois é, faltou responder essa que é a pergunta mais comum. Das minhas leituras e prática, imagino que não aumenta. Mas gostaria de ouvir o Bóris sobre isso.

    • AutoPapo
      AutoPapo 26 de março de 2020

      Olá, Paulo Henrique.

      Gasolina premium não aumenta a potência dos carros populares.

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    Rodrigo 26 de março de 2020

    Colocar essa gasolina na partida a frio, pois a durabilidade é maior e não cria borras no tanque.

Avatar
Deixe um comentário